Novos detalhes de Baby Steps



O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.


Baby Steps foi revelado ao mundo pela primeira vez em junho de 2023 e, ao assisti-lo pela primeira vez , não sabia o que pensar. Surpresas são poucas e distantes quando você joga há mais de 30 anos, mas o trailer de revelação me deixou com emoções desconcertantes. Eu estava em um cabo de guerra mental entre “nunca vi algo assim” e “esse conceito realmente tem base?” Bem, depois de cerca de uma hora jogando o jogo, eu estava dez dedos abaixo.

O jogo começa com um trecho de exposição. Você é um homem adulto chamado Nate que mora em casa e, sem aviso, é jogado no mundo do jogo. Você aprende a andar e tem a tarefa de sair de uma caverna que serve como área de tutorial, e então você dá os primeiros passos no mundo aberto, com um objetivo em mente: chegar à montanha na distância distante.

Até os confins da terra 

Não era uma montanha separada por cut-scenes e diferentes áreas de hub, mas um objetivo geográfico específico para o qual eu teria que avançar em tempo real, me aproximando a cada passo. Essa percepção me tirou do chão. 

“Começou em um percurso muito menor”, ​​disse Bennett Foddy, um dos criadores de Baby Steps. “Mas, apenas como um teste, fiz um nível com 100 metros de largura, e ficou imediatamente claro para nós que isso tornaria a jogabilidade muito mais interessante, envolvendo descoberta de rotas estratégicas, bem como posicionamento tático dos pés. E certamente não seria tão difícil fazer um jogo de mundo aberto!”

Passo a passo

Assim que o choque do escopo do mundo passou, eu imediatamente ignorei a rota direta para algo mais interessante que chamou minha atenção e segui para o que parecia ser um carrossel à distância. Como não há mapa ou pontos de passagem aqui, para onde você vai depende de você como jogador. Com fogueiras à distância servindo como marcadores para a direção “verdadeira” para onde você deve ir. Enquanto eu caminhava pela lama, poças, gravetos e pedras, os recursos do controle DualSense começaram a brilhar, pois cada textura era recebida com a sensação apropriada e o estalo estranhamente satisfatório da terra e outros materiais sob meus pés. 

“Há um sistema de música experimental de ponta que funciona em sincronia com o simulador de caminhada”, disse Foddy. “Acho que também criamos uma história bem instigante a partir da situação de Nate. E o jogo está cheio de outras surpresas.” 

Depois de passar rapidamente pelo tutorial anterior e começar a fazer trilhas por um parque de diversões bizarro e aparentemente desolado, avistei um objeto misterioso no topo do carrossel, o que me levou ao meu primeiro desafio: conquistar saliências médias a médias-altas e superfícies escorregadias. 

O objeto me chamou como uma mariposa para uma chama, e passei algum tempo descobrindo como levantar meus joelhos alto o suficiente para um passo grande o suficiente para passar pela saliência e quão largo seria o passo para completar o movimento sem cair. Embora tenha sido apenas um ou dois minutos, senti como se tivesse conquistado uma batalha de chefe difícil. O que me esperava no topo da rampa em espiral? Um chapéu. 

Um chapéu simples, sim, mas que guardava surpresas, que eu vou deixar você descobrir por si mesmo. Baby Steps tem dezenas e dezenas de itens colecionáveis ​​para encontrar, e o propósito que eles servem é parte da jornada. Embora nenhum deles vá ajudá-lo a andar melhor – isso está sempre em suas mãos (ou melhor, pés). 

Mas não se preocupe — os desenvolvedores me garantiram que o jogo é algo para jogadores de todos os níveis de habilidade aproveitarem. Essa é a beleza do mundo aberto. Se você falhar ou cair, você sempre pode ir em direção a outro ponto de interesse ou tropeçar no inesperado. 

“Eu me diverti muito no passado, lançando jogos difíceis e não afastando muitos jogadores”, disse Foddy. “Mas tentamos bastante fazer um jogo que parecesse difícil, mas que fosse bem tranquilo. Provavelmente o tornamos fácil demais.”

Quebre uma perna 

Não há pontos de verificação, você não pode morrer e nenhuma viagem rápida. A única mudança é sua capacidade de andar em linha reta e no terreno. Embora haja uma história e um final definitivo para a narrativa, você pode explorar e ver o que pode encontrar depois que os créditos rolarem.  

Como muitos jogos de mundo aberto, o quanto você está disposto a aprender sobre o mundo e Nate vai depender do jogador. Eu via Nate como nada mais do que um veículo para experimentar o mundo, mas depois de algumas descobertas e uma ou duas notas enigmáticas, meu desejo de descobrir quem, o quê, onde, quando e por que de sua estranha situação se tornou minha primeira prioridade. 

Embora meu tempo tenha sido breve, ainda foi o suficiente para conhecer um punhado de personagens secundários, alguns dos quais podem ser completamente perdidos. Sempre havia um novo fio condutor a seguir e a montanha proverbial/literal a escalar. Perguntei à equipe se a jornada de Nate tinha algum subtexto maior, ou se ele era apenas um cara com um objetivo a cumprir.

“Todo mundo tem dias em que se sente um pouco estranho”, disse Foddy. “Um pouco desajeitado, talvez um pouco perdido e confuso. Acho que todos podemos nos identificar um pouco. Mas quanto aos seus glúteos, esse é um poder que eu só poderia sonhar em ter.”

Eu não esperava ficar tão apaixonado por um jogo onde cada passo que você dá pode ser desafiador, mas fiquei. Eu estava disposto a gastar dez minutos ou uma hora para tirar aquele item um pouco fora do alcance ou para descobrir o que era aquela estrutura deslocada à distância. Embora eu não tenha ideia do que há lá fora em Baby Steps, estou ansioso para ver aonde meus pés me levarão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.