A Eneva informou nesta 6ª feira (28.mar.2025) que indicou o sócio-fundador e presidente do conselho de administração do BTG Pactual, André Esteves, para compor o conselho de administração da empresa de energia. O executivo Rodrigo Alves, da área de capital privado do banco de investimentos, também foi indicado para integrar o colegiado.
Os executivos vão substituir Marcelo Medeiros, da Cambuhy, e Felipe Gottlieb, sócio da área de private equity do BTG Pactual. Gottlieb passará a integrar o conselho fiscal. Permanecem no conselho o atual presidente, Philippe Reichstul, além de Guilherme Bottura, Renato Mazzola, Barne Laureano e Jose Afonso Castanheira.
Caso as indicações sejam aprovadas na AGO (Assembleia Geral Ordinária) marcada para 30 de abril, o BTG passará a ter 4 das 7 cadeiras no colegiado. A eleição para definir o presidente da nova composição do conselho será em 14 de maio. Com a maioria do conselho, existe a possibilidade de que um executivo do banco seja eleito o novo chairman da companhia.
“A rotação dos conselheiros faz parte de um processo acordado pelos acionistas em 2024, que incluiu a incorporação, pela Eneva, de ativos de geração antes pertencentes ao BTG Pactual e um aumento de capital”, informou a Eneva.
A Eneva é a maior operadora privada de gás natural e de usinas térmicas do Brasil. A companhia é fruto da fusão das empresas MPX Energia e OGX Maranhão, ambas pertencentes ao Grupo EBX, do ex-bilionário Eike Batista. Foi vendida em 2014 e atualmente tem como principais acionistas o BTG Pactual, além do fundo de investimentos Cambuhy (20%) e a Dynamo (10,8%).