Trabalhadores CLT de Salvador já podem solicitar Crédito do Trabalhador

Desde 21 de março, trabalhadores com carteira assinada em Salvador já podem acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital para simular o Crédito do Trabalhador, nova versão do empréstimo consignado privado criada pelo Governo Federal. 

A medida tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito com juros mais baixos, contratação 100% digital e sem a necessidade de convênio entre empresa e banco.

Entenda como os trabalhadores da capital baiana podem comparar ofertas online e como a nova versão da modalidade de crédito oferece a oportunidade de equilibrar a saúde financeira.

Como funciona o Crédito do Trabalhador?

O Crédito do Trabalhador foi reformulado pelo governo federal para permitir que qualquer profissional do setor privado com carteira assinada consiga acessar o empréstimo Consignado privado sem burocracia.

Antes, a solução de crédito era restrita para trabalhadores de empresas privadas com convênio com bancos.

Com as novas regras, o crédito teve seu acesso ampliado e dispensa a necessidade do convênio entre empresas e as instituições financeiras.

Nesse tipo de crédito, o desconto das parcelas acontece automaticamente na folha de pagamento, com integração com o sistema do eSocial.

Na plataforma da Carteira de Trabalho Digital, é solicitada uma autorização para o compartilhamento de informações, com elas, instituições financeiras acessam dados como nome, CPF, tempo de empresa e margem de salário disponível.

Essas informações são utilizadas para que os bancos possam gerar e enviar propostas de crédito personalizadas em até 24 horas.

Antes de contratar, é possível comparar as condições das ofertas recebidas e selecionar a mais vantajosa à necessidade do trabalhador.

Saiba mais: A empresa é obrigada a aceitar o Consignado privado do CLT?

Para concluir a contratação da proposta, é necessário acessar o link que direciona o trabalhador à plataforma da instituição escolhida.

Quer receber nossas notícias gratuitamente em seu e-mail? Preencha este formulário e receba uma seleção de conteúdos meutudo semanalmente!

Quem pode solicitar o Crédito do Trabalhador em Salvador?

A nova versão da linha de crédito está disponível para todos os trabalhadores formais do setor privado registrados no eSocial, como:

  • Empregados CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)
  • Trabalhadores domésticos
  • Rurais formalizados
  • Funcionários de MEIs (Microempreendedores Individuais)

Para solicitar, é necessário ter vínculo de trabalho ativo, salário recebido no mês de análise e margem consignável disponível, limitada a 35% do salário líquido

Vale ressaltar que só é permitido ter até 1 contrato por vínculo empregatício nessa modalidade.

Leia mais: Consignado privado vale a pena?

Onde buscar suporte sobre o Crédito do Trabalhador em Salvador?

Embora o Crédito do Trabalhador tenha sido estruturado para ser contratado de forma totalmente digital, muitos trabalhadores ainda precisam de ajuda para navegar no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou entender o passo a passo da simulação. 

Em Salvador, quem busca atendimento presencial pode contar com as unidades do SINEBahia.

Esses postos, ligados à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre-BA), são referências em atendimento ao trabalhador formal e já prestam suporte sobre serviços digitais como a CTPS Digital.

Mesmo que o site da Setre-BA ainda não mencione diretamente o Crédito do Trabalhador, os SINEs de Salvador, a exemplo de outras capitais, vêm oferecendo ajuda prática sobre como acessar o aplicativo, autorizar dados, simular o crédito e tirar dúvidas sobre a nova modalidade.

Confira as principais unidades em Salvador:

  • SINEBahia Central: Av. Octávio Mangabeira, s/n – Boca do Rio
  • SINEBahia Comércio: Rua Miguel Calmon, 382 – Comércio
  • Unidades regionais: nos bairros Cabula, Cajazeiras, Itapuã e Paripe

Esses locais oferecem atendimento gratuito e podem exigir agendamento, dependendo da unidade. 

Leve um documento com foto, CPF e, se possível, já baixe o aplicativo da CTPS Digital no celular para facilitar o processo.

Além disso, a Setre-BA pode promover ações itinerantes para levar informações e suporte a diferentes regiões da capital, facilitando o acesso a esse novo crédito que já está disponível para os trabalhadores com carteira assinada.

Oportunidade: Empréstimo em Salvador

Oportunidade para renegociar dívidas

O Crédito do Trabalhador é uma alternativa vantajosa para quem deseja trocar dívidas mais caras por condições mais acessíveis. 

Com o desconto direto na folha, o risco de inadimplência é menor, o que permite aos bancos oferecerem juros mais baixos do que nos empréstimos convencionais.

A partir de 25 de abril, será possível migrar empréstimos consignados antigos para essa nova versão, aproveitando as melhores condições do mercado, além da possibilidade de negociação direta com os bancos.

a portabilidade entre bancos será liberada em 6 de junho, dando ainda mais liberdade para o trabalhador buscar melhores ofertas.

Em caso de demissão sem justa causa, o Governo Federal prevê que o saldo do empréstimo possa ser quitado com até 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória, embora essa regra ainda esteja em fase de regulamentação.

Com a possibilidade de simular e contratar diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, os trabalhadores com carteira assinada ganham mais autonomia, praticidade e acesso a taxas de juros mais justas.

Além de facilitar o planejamento financeiro, essa nova modalidade permite renegociar dívidas e buscar condições melhores sem depender da empresa empregadora. 

Para os trabalhadores soteropolitanos, essa é uma excelente oportunidade de reorganizar o orçamento com mais segurança e transparência.

Se você é trabalhador CLT em Salvador e quer ficar por dentro das principais novidades do novo Consignado privado, clique aqui e cadastre-se.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.