Governo mantém indicação de diplomata de carta com “pênis com asas”

O governo brasileiro encaminhou na 4ª feira (26.mar.2025) a indicação de sabatina ao Senado de Pablo Cardoso, diplomata que enviou uma correspondência ao chefe da Divisão de Saúde e Segurança do Servidor do Itamaraty, Cristiano Ebner.

Cardoso precisa da aprovação da Casa Alta para assumir o comando da Embaixada do Brasil em Guiné-Bissau. O despacho da aprovação da sabatina foi assinado pelo presidente interino, Geraldo Alckmin (PSB). Leia a íntegra (PDF – 97 kB).

O documento enviado a Ebner continha um desenho representando um pênis com asas. Tinha como remetente um nome fictício inspirado na mitologia grega, identificado como “Fundação Kresus”. A correspondência foi entregue em 21 de junho de 2024.

Ele disse não haver nenhum procedimento contra o funcionário público em tramitação na Corregedoria do Ministério das Relações Exteriores. O caso foi arquivado em outubro de 2024, depois da assinatura de um termo de ajustamento de conduta, que tem sido cumprido integralmente.

Cardoso também destacou que a investigação não apontou a ocorrência de assédio moral ou conduta inadequada, nem resultou em qualquer penalidade disciplinar. Além disso, ressaltou que a apuração conduzida pela Polícia Federal foi arquivada no mesmo período, por falta de provas que configurassem um crime.

Atualmente, Cardoso ocupa o cargo de ministro-conselheiro na Missão do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa. Essa será sua 1ª experiência à frente de um posto diplomático no exterior, caso a indicação ao novo cargo seja aprovada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.