Bajaj no Brasil: Indiana atinge marca de 20 mil motos emplacadas desde sua chegada

A chegada da Bajaj ao Brasil marcou uma nova fase para o mercado nacional de motocicletas. A fabricante indiana iniciou suas operações em solo brasileiro em dezembro de 2022 e, pouco mais de dois anos depois, já atingiu a marca de 20 mil motocicletas emplacadas. O resultado expressa o avanço da marca no setor e a consolidação de uma estrutura produtiva e comercial própria no país.

Pontos Principais:

  • Bajaj alcançou 20 mil motos emplacadas no Brasil em março de 2025.
  • A Dominar 400 lidera as vendas com 11.768 unidades emplacadas.
  • Fábrica da Bajaj em Manaus iniciou produção local de todos os modelos.
  • Expansão da rede de concessionárias com 38 lojas em diversas cidades.

Desde o início das atividades, a Bajaj optou por uma estratégia diferente da adotada em outros países da América do Sul. Ao invés de operar por meio de importadores e distribuidores, como faz em regiões vizinhas, a empresa estabeleceu uma subsidiária no Brasil. Essa estrutura permitiu maior controle sobre as operações, incluindo a implantação de uma fábrica própria em Manaus (AM), inaugurada em junho de 2024.

A Bajaj comemora 20 mil motos emplacadas no Brasil, um marco importante para a marca indiana, que chegou ao país em 2022 e apostou na produção local para fortalecer sua presença no mercado.
A Bajaj comemora 20 mil motos emplacadas no Brasil, um marco importante para a marca indiana, que chegou ao país em 2022 e apostou na produção local para fortalecer sua presença no mercado.

Com um investimento direcionado à produção local e ao fortalecimento da rede de concessionárias, a marca vem mantendo um ritmo constante de crescimento. A planta instalada na Zona Franca de Manaus foi um passo importante para ampliar a capacidade de resposta da empresa às demandas do mercado interno e reduzir os custos operacionais ligados à importação.

Produção e estrutura local

A fábrica da Bajaj no Brasil é a primeira unidade de produção da marca fora da Índia. Com capacidade instalada para montar até 20 mil motocicletas por ano, a planta de Manaus opera no sistema CKD (Completely Knock Down), realizando a montagem de motores, testes de qualidade, embalagem e expedição. Atualmente, todos os modelos vendidos no país são montados localmente.

Mais de 200 colaboradores atuam na unidade amazonense. A operação tem papel central na estratégia da empresa para consolidar sua presença no Brasil, combinando produção nacional com suporte técnico e logístico. A escolha pelo modelo CKD tem permitido à marca manter o ritmo de produção e abastecimento mesmo em contextos desafiadores para a indústria.

Com a fábrica em funcionamento, a Bajaj passou a produzir os quatro modelos atualmente disponíveis no mercado brasileiro: Dominar 160, Dominar 200, Dominar 250 e Dominar 400. A Dominar 250 foi a última a chegar, sendo lançada em agosto de 2024, completando a linha de produtos oferecidos pela marca no país.

Desempenho e vendas

Em março de 2025, a Bajaj alcançou o volume acumulado de 20 mil motocicletas emplacadas no Brasil. Entre os modelos, a Dominar 400 lidera com 11.768 unidades vendidas desde o início das operações. A Dominar 200 aparece em segundo lugar com 3.443 unidades, seguida pela Dominar 160 com 2.989 e pela Dominar 250, que já soma 1.846 emplacamentos desde seu lançamento.

Somente nos dois primeiros meses de 2025, a Bajaj emplacou 3.591 motos no mercado nacional. A Dominar 400 manteve a liderança, com 1.609 unidades. Na sequência, apareceram a Dominar 160 com 778, a Dominar 200 com 659 e a Dominar 250 com 545 unidades.

A média mensal de vendas também mostra o avanço da marca. Em 2024, foram emplacadas, em média, 924 unidades por mês. Já em 2025, a média subiu para 1.795, representando quase o dobro do volume anterior. No total acumulado, incluindo todas as vendas desde dezembro de 2022, a empresa já comercializou 20.737 motocicletas no varejo nacional.

Rede de concessionárias e expansão

A estrutura comercial da Bajaj no Brasil acompanhou o crescimento em volume de vendas. A rede de concessionárias foi ampliada ao longo de 2024, com crescimento de mais de três vezes no número de lojas. Atualmente, a empresa conta com 38 pontos de venda em funcionamento em diversas cidades do país.

Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador já contam com lojas da marca. Em São Paulo, por exemplo, já existem cinco endereços operando. A empresa também expandiu sua presença para o litoral, com unidades como a Bajaj Marello, em Santos (SP), e para o interior, como a Rota B Bajaj, em Piracicaba (SP).

Novas unidades estão previstas para as cidades de Macapá (AP), Natal (RN), Niterói (RJ), Teresina (PI) e Aracaju (SE). A expansão visa não apenas aumentar o alcance da marca, mas também garantir suporte técnico e atendimento pós-venda em mais regiões, fator considerado estratégico para o fortalecimento da marca entre os motociclistas.

Visão estratégica da empresa

A Bajaj Auto Limited optou por uma estratégia de operação direta no Brasil para obter maior controle sobre sua atuação no país. A decisão de fundar uma subsidiária, ao invés de depender de intermediários, permitiu à empresa estabelecer um padrão próprio de atendimento, marketing, suporte técnico e gestão de vendas.

De acordo com Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil, o marco de 20 mil motos emplacadas é reflexo do trabalho contínuo realizado em várias frentes. Segundo ele, o foco tem sido desenvolver uma base sólida de concessionárias, oferecer pós-venda estruturado e manter um portfólio de produtos com custo-benefício competitivo.

O executivo também destaca a importância dos funcionários, fornecedores, parceiros comerciais e dos consumidores que contribuíram com a trajetória da marca no país. O plano da Bajaj segue orientado para ampliar sua presença, consolidar operações e manter a produção local como pilar central da estratégia.

Fonte: Bajaj, Motociclismoonline, Noticiasautomotivas e Motoo.

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