As empresas investigam histórico escolar​? O que diz a lei?

O histórico escolar é um documento importante durante a jornada acadêmica, mas que também pode impactar a vida profissional.

Algumas empresas podem analisar o histórico escolar para conhecer melhor o perfil do candidato antes de tomar a decisão de contratação.

Acompanhe esta leitura para entender até que ponto as empresas investigam o histórico escolar e quais são os direitos dos candidatos. 

As empresas investigam histórico escolar durante o processo seletivo?

Sim, algumas empresas solicitam o histórico escolar para avaliar o desempenho acadêmico do candidato. Analisando a sua disciplina, comprometimento e habilidades.

Essa exigência acontece, principalmente, em programas de trainees e estágios. Apesar disso, a apresentação do histórico escolar pode ser exigida conforme a área de atuação do candidato.

As empresas podem ainda utilizar esse documento para comparar o empenho acadêmico de candidatos com experiências semelhantes.

Aquele que tiver melhor desempenho em cursos e matérias relevantes para a vaga, se destaca nas chances de ser escolhido pelo empregador.

Como funciona a verificação de histórico acadêmico pelas empresas?

Os métodos de verificação do histórico acadêmico dependem de cada empresa. Confira abaixo os principais formatos para validação do documento.

Oportunidade: Empréstimo online na hora

Conferência de diplomas e certificados

O desempenho acadêmico do candidato pode ser validado por meio da apresentação de diploma e certificados de conclusão de curso. 

Os documentos podem ser solicitados pela empresa durante o processo seletivo para garantir que o candidato realmente estudou na instituição indicada no currículo.

Além disso, a empresa pode conferir a autenticidade do diploma ou certificado diretamente com a instituição de ensino, principalmente para vagas que exigem qualificação específica.

Contato com instituições de ensino

Algumas empresas podem entrar em contato com universidades, centros educacionais e escolas para confirmar a validade do certificado e confirmar o desempenho acadêmico do candidato. 

Presentemente, grande parte das instituições oferece serviços de validação eletrônica totalmente online, facilitando o processo dos empregadores.

Quer continuar aprendendo sobre o mundo financeiro com nossos conteúdos? Cadastre-se gratuitamente aqui para recebê-los diretamente em seu e-mail.

Uso de bancos de dados e plataformas de verificação

Atualmente, as instituições de ensino disponibilizam acesso ao banco de dados para facilitar a consulta dos registros acadêmicos de seus alunos. 

As empresas podem consultar o histórico escolar dos candidatos nos sistemas e validar os certificados e diplomas digitalmente

Esse processo garante que o candidato possui a qualificação necessária para atuar na vaga e evita fraudes no processo seletivo.

Em quais situações as empresas verificam o histórico escolar?

As empresas podem solicitar o histórico escolar em algumas situações específicas, facilitando a análise do desempenho geral do candidato:

  • Admissão em programas de trainees e estágio: a análise do histórico escolar ajuda identificar os candidatos com melhor desempenho.
  • Vagas com conhecimento técnico: algumas áreas exigem a formação específica para atuação no cargo.
  • Carreiras acadêmicas e científicas: áreas profissionais que trabalham com pesquisa e ensino levam em consideração o histórico escolar.

Leia: O que falar em uma entrevista de emprego e o que evitar

Além disso, algumas empresas podem solicitar o documento para analisar as habilidades de comprometimento e dedicação do candidato.

Vale lembrar que o histórico escolar é só uma parte dos requisitos, e por si só, não elimina nenhum candidato. A empresa pode utilizar outros critérios classificatórios durante a seleção.

Como um histórico escolar pode impactar na contratação?

O histórico escolar é fundamental para comprovar o desempenho acadêmico do candidato e determinante para o contratante realizar a sua escolha.

Um bom histórico escolar pode se destacar durante o processo seletivo e levar o candidato à contratação. Mas, reforçamos que esse não é o único critério avaliado.

Leia também: Quais os melhores sites para encontrar vagas de emprego? 

Além do desempenho acadêmico, o candidato deverá comprovar experiência profissional, habilidades relacionadas com a área e bons resultados nos testes práticos para obter sucesso. 

Por exemplo, um candidato com bom histórico de notas indica que ele possui conhecimento e disciplina, mas isso não substitui as qualificações específicas e outras habilidades exigidas para o cargo.

Da mesma forma, o histórico escolar mediano talvez não impeça o candidato de conseguir a vaga, desde que ele apresente outras competências importantes para o cargo.  

É obrigatório apresentar meu diploma no processo seletivo?

Não, a apresentação do diploma no processo seletivo não é obrigatória, mas isso depende da empresa e cargo pretendido. A exigência do histórico escolar durante a contratação é um requisito como outro qualquer. 

Algumas empresas podem solicitar o documento para comprovar a formação acadêmica do candidato e escolher o mais qualificado.

Saiba: Consignado privado para estagiário é possível?

Esse requisito é comum em cargos de nível superior e técnico, concursos públicos e posições estratégicas que necessitam da comprovação legal do diploma. 

Continue sua jornada de aprendizado financeiro! Cadastre-se gratuitamente aqui e tenha acesso a conteúdos selecionados da meutudo diretamente em seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.