Quanto tempo demora para cair o Empréstimo consignado CLT? Entenda

Se você é trabalhador com carteira assinada e está pensando em contratar crédito, provavelmente já se perguntou quanto tempo demora para cair o Empréstimo consignado CLT?

Essa é uma dúvida comum, especialmente com o lançamento de novos formatos de crédito atreladas à Carteira de Trabalho Digital, como o novo Crédito do Trabalhador.

Com o avanço da tecnologia e a digitalização dos serviços bancários, muita gente espera que o valor seja liberado na conta rapidamente. Mas será que o Empréstimo consignado CLT cai na hora?

Confira quanto tempo demora para cair o Empréstimo consignado CLT, quem pode contratar e como escolher o melhor banco para aproveitar essa nova modalidade.

Quem pode se beneficiar do Empréstimo consignado CLT?

O Empréstimo consignado CLT é voltado para trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada. 

Além disso, empregados rurais, domésticos com carteira assinada, trabalhadores assalariados de MEI (Microempreendedor Individual) que atuem como contratados CLT, também podem contratar esse tipo de crédito. 

Esses profissionais podem acessar o crédito diretamente pela Carteira de Trabalho Digital, que se conecta com mais de 80 instituições financeiras autorizadas pelo Ministério do Trabalho. 

A proposta é facilitar o acesso ao crédito, usando o saldo do FGTS como garantia e reduzindo a burocracia tradicional dos bancos.

Também é possível usar até 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória em demissões sem justa causa como garantia. 

No entanto, essas medidas precisam de regulamentação, o que deve acontecer em junho.

Quanto tempo demora para cair o Empréstimo CLT?

O prazo Empréstimo consignado CLT pode variar de banco para banco, conforme o processo interno de análise, liberação de dados e aprovação do crédito.

Nos primeiros dias de operação, instabilidades no aplicativo da CTPS Digital, alto volume de simulações e falhas no repasse de dados estenderam os prazos. 

Ao todo, mais de 4,5 milhões de propostas foram registradas em apenas três dias. Cerca de 11 mil contratos foram fechados nesse mesmo período.

Em média, o prazo para o valor cair na conta é de 1 a 5 dias úteis após a assinatura do contrato, dependendo do banco e da qualidade da informação repassada pelo empregador ao sistema.

Caso todos os dados estejam corretos e validados, alguns bancos conseguem liberar o crédito em até 24 horas.

Quais são as próximas etapas do Crédito do Trabalhador?

O Crédito do Trabalhador começou a ser disponibilizado pelas instituições financeiras no dia 21 de março de 2025. No entanto, a implantação desse modelo será feita por etapas, de forma gradual.

A partir do dia 25 de abril de 2025, a previsão é que os trabalhadores que já possuem um Empréstimo consignado ativo poderão fazer a migração para esse novo formato de crédito.

A migração pode representar uma oportunidade para reduzir taxas de juros e melhorar as condições de pagamento. 

Já a portabilidade do crédito Consignado CLT entre bancos, um recurso que permite ao trabalhador transferir o contrato para outra instituição que ofereça melhores condições, está previsto a partir do dia 6 de junho de 2025. 

Essa funcionalidade garante mais liberdade de escolha, favorece a concorrência e, consequentemente, pode resultar em contratos mais vantajosos para o trabalhador.

Como aderir o Empréstimo CLT 2025?

O início da contratação do novo Empréstimo CLT acontece através da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). Esse é o canal principal para consulta e solicitação das propostas de crédito.

O limite de crédito do Empréstimo CLT tem base na margem consignável de até 35% da sua renda líquida que pode ser comprometida com o pagamento das parcelas do empréstimo.

No entanto, o valor final do crédito aprovado depende da análise de crédito feita por cada instituição financeira. Os bancos e fintechs vão considerar fatores como histórico financeiro, tempo de empresa, renda mensal e margem disponível.

Além disso, o novo Consignado privado pode ser parcelado em até 96* vezes.

*Consulte as condições com a instituição financeira

Atenção: as condições de parcelamento podem apresentar erros no CTPS Digital na hora da contratação. A Dataprev está trabalhando na correção, porém ainda sem prazo definido.

Como escolher o melhor banco para consignado CLT na carteira de trabalho?

Com mais de 80 instituições participantes, a escolha do banco ideal é um dos pontos-chave para garantir economia, segurança e agilidade na hora de contratar seu crédito.

Confira algumas dicas para escolher o melhor banco:

  • Compare taxas de juros: elas podem variar bastante de uma instituição para outra
  • Verifique o prazo de liberação: alguns bancos oferecem crédito quase instantâneo
  • Confira a reputação da instituição: use sites como Reclame Aqui e avaliações na Play Store/App Store

Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando sobre o Empréstimo consignado CLT e outros assuntos,  cadastre-se gratuitamente no formulário  para receber as atualizações diretamente em seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.