Prefeitura proíbe música discriminatória na Micareta de Feira


Serão proibidas músicas, danças ou coreografias que exponham as mulheres ou as relacionem a situações vexatória e canções relacionadas ao uso de drogas ou à violência. Arrastão do Micareta de Feira 2024
Bruna Evangelho/TV Subaé
A Prefeitura de Feira de Santana, anunciou, nesta quarta-feira (26), que não serão permitidas músicas com trechos que fazem apologia à discriminação ou à desvalorização contra as mulheres e outras minorias na Micareta 2025.
Segundo a nota, também serão proibidas danças ou coreografias que exponham as mulheres ou as relacionem a situações vexatórias e canções relacionadas ao uso de drogas ou à violência. O evento acontece de 1º a 4 de maio.
“No período da festa, ou em qualquer época do ano, não será aceita a ridicularização das pessoas por gênero ou opção de vida, por meio de músicas, por mais sutil que seja a construção da frase”, diz o comunicado da gestão municipal.
O cumprimento da lei municipal que trata do assunto ficará a cargo da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
As músicas com teor homofóbico, com discriminação explícita ou implícita das opções de vida de qualquer pessoa, também não serão permitidas ou toleradas durante a Micareta. A determinação vale para os trios elétricos, camarotes e outros espaços que serão montados no Circuito Maneca Ferreira.
Esquenta Micareta
Esquenta Micareta de Feira de Santana já tem data prevista
Estão abertas as inscrições para os bloquinhos de rua micaretescos e grupos culturais alternativos interessados em participar do Esquenta Micareta 2025.
O evento, que será realizado no dia 27 de abril, na Avenida Fraga Maia, das 12h às 18h, tem o objetivo de agitar o pré-Micareta da cidade e oferece uma oportunidade para grupos culturais e blocos desfilarem de forma gratuita.
O período para inscrição começa nesta quarta-feira (26) e segue até o dia 2 de abril. Os interessados devem comparecer à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), localizada na Rua Estados Unidos, nº 37, Kalilândia, em Feira de Santana, durante o horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para formalizar a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos:
Ofício solicitando a inscrição;
Nome da banda ou grupo e o estilo musical a ser apresentado;
Quantidade de participantes prevista;
Horário proposto para o desfile;
Identificação do responsável, com RG, CPF e contato telefônico;
Comprovante de residência.
O desfile dos blocos e grupos culturais será realizado no circuito da Avenida Fraga Maia e terá um tempo máximo de 40 minutos. Caso algum bloco ou grupo ultrapasse o tempo limite ou se atrase, será deslocado para o final da fila e desfilará apenas se houver disponibilidade de horário. Não será permitido o uso de trios elétricos, mini trios ou carros de som.
LEIA TAMBÉM:
Montagem de estruturas para Micareta de Feira é iniciada e deixa trânsito lento na avenida Presidente Dutra
Thiago Aquino, Léo Santana, Bell e mais: veja as atrações confirmadas na Micareta de Feira 2025
Micareta de Feira: realização do arrastão ainda está em estudo
A Prefeitura também informou que está com inscrições abertas para os blocos de rua, entidades micaretescas e para os interessados na montagem e instalação de camarotes e arquibancadas.
A inscrição termina no dia 2 de abril e deve ser feita na Secretaria de Cultura de Feira de Santana. Quem quiser participar do Point Universitário também deve se inscrever no mesmo período.
Sobre a Micareta
Inspirada na antiga festa francesa da “Micareme”, a Micareta de Feira foi pioneira na criação e realização da festa, que celebra o carnaval fora de época e que, posteriormente, foi replicado em várias outras cidades do país.
Neste ano em que se comemora os 40 anos do axé music, a exposição ressalta a importância e a contribuição da micareta para o sucesso desse ritmo musical, com destaque para as programações de blocos, cordões, batucadas e afoxés que se expandiram e conquistaram o país, contribuindo para a consolidação do evento no calendário festivo da Bahia.
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé
Adicionar aos favoritos o Link permanente.