Vamos melhorar os jogos em nuvem nas TVs do Brasil, promete Microsoft

Resumo
  • O Gaming Hub da Samsung permite jogar jogos de Xbox direto da nuvem, mas enfrenta filas de até 10 minutos ou mais no Brasil.
  • A Microsoft prevê expandir a infraestrutura do Xbox Cloud Gaming para melhorar o serviço de jogos na nuvem.

Os donos de TVs da Samsung contam com o Gaming Hub desde 2022. Com ele, é possível acessar diversos jogos de Xbox e jogar a partir da nuvem, sem de fato possuir o console. O consumidor precisa apenas de um controle (normalmente Bluetooth) compatível com o televisor. Só tem um pequeno problema: os usuários brasileiros podem enfrentar filas de 10 minutos ou mais antes de começar a jogar, o que acaba sendo um aborrecimento para muitos. O Tecnoblog descobriu que o assunto está no radar da Microsoft.

Durante nossa visita à sede da Microsoft, nos Estados Unidos, pudemos conversar com um dos principais nomes da companhia quando o assunto é videogame. Matt Booty reconheceu que “os tempos de fila para iniciar e entrar em um jogo podem ser mais longos do que gostaríamos, e certamente mais longos do que os jogadores gostariam.”

Expansão do Xbox Cloud Gaming

Ele explica que a Microsoft ainda está expandindo a infraestrutura para fornecer o serviço de jogos na nuvem. “Isso faz parte da nossa estratégia fundamental para o futuro”, afirma o vice-presidente de Xbox Game Studios. “Espero que a situação melhore à medida que continuamos ampliando essa capacidade”, diz Booty.

Nem o executivo nem a Microsoft forneceram um panorama de quanto tempo levaria para solucionar as eventuais filas.

Nós também buscamos a Samsung, que não respondeu diretamente sobre esse aspecto dos aparelhos mais recentes. As TVs da marca são comercializadas sob o forte marketing que bate na tecla do “tudo em um”, já que oferecem TV ao vivo, variados streamings, a plataforma Samsung TV Plus e ainda são as “únicas” com Xbox Game Pass. Rivais como LG, TCL e Hisense não oferecem a mesma tecnologia.

Qual o futuro do Xbox?

Aproveito a chance de conversar com Matt Booty para perguntar sobre o futuro do Xbox: será nos consoles ou em outros dispositivos? O executivo dá risada e afirma que não possui uma bola de cristal.

Mesmo tentando nos despistar, ele afirma categoricamente que o Xbox e a Microsoft precisam estar onde os gamers estão. “É essencial continuarmos dando suporte àqueles que sempre estiveram conosco nos consoles, crescermos no PC e entendermos como os jogadores de PC são diferentes dos de console. Também precisamos investir nos jogos na nuvem e levar nossos títulos para o mobile.”

A companhia aposta alto no universo gamer. Não por acaso, anunciou a gigantesca compra da Activision Blizzard em janeiro de 2022. O valor? US$ 68,7 bilhões na época, o que dá R$ 395,2 bilhões. O negócio foi concluído em outubro de 2023, após a aprovação de órgãos reguladores pelo mundo.

Thássius Veloso viajou para os Estados Unidos a convite da Microsoft

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