true
“ZELAR PELA PRESERVAÇÃO”Para Leander Meireles, também do 9º ano, o evento teve um impacto significativo na forma como ele enxerga a preservação ambiental. “É algo muito legal poder presenciar essa atividade, pois vivemos em uma realidade em que a poluição está aumentando. A forma como a escola traz essa conscientização aos alunos sobre a importância de preservar nossas florestas é muito bacana, especialmente de forma prática. Esse conhecimento eu levo para minha casa, e já temos um jardim com várias plantas. Até meu irmão de 7 anos já compreendeu a importância de zelar pela preservação”, comentou o estudante.De acordo com Luiz Otávio, professor de Química e responsável pelo componente de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, atividades práticas são essenciais para consolidar o aprendizado. “Eu vejo que eles ficam muito motivados com esse tipo de ação, porque passam a refletir sobre a consciência ambiental na prática. Então, a partir do momento em que a gente sai da sala de aula, do quadro e parte para a ação interna, como no evento de hoje, isso fortalece o aprendizado”, explicou.ANÁLISE DE ÁGUAAlém do plantio de mudas, os alunos participaram de uma atividade voltada à análise do pH da água, comparando amostras de diferentes fontes e marcas comerciais. A iniciativa buscou despertar um olhar mais crítico sobre a qualidade da água consumida diariamente.O estudante Péricles Carvalho, da 2ª série do Ensino Médio, destacou a importância do aprendizado adquirido. “O que realmente me chamou a atenção neste trabalho foi que muitas pessoas pensam que, só porque a água vem de um certo lugar, de certa procedência, ela é melhor do que outra. Isso depende, porque a água muda o pH dela dependendo da superfície que ela toca. Então, muitas pessoas são enganadas por não saberem disso, e, como eu aprendi, já posso ensinar e passar essas informações para outras pessoas”, afirmou.
true
AMPLIAÇÃO DO APRENDIZADOPara Rosiana Garcia, gestora da escola, projetos pedagógicos que envolvem ações práticas ampliam o aprendizado dos estudantes. “É uma grande oportunidade para eles, para que possam se desenvolver pedagogicamente, para que possam crescer e aprender mais os conteúdos. Estando envolvidos nesses projetos, com ações na prática, com certeza eles vão aprender muito mais rápido, vão aprender mais e poderão usar essas aprendizagens na sua vida”, destacou.A iniciativa integra a Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, desenvolvida pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc). Desde o início do ano letivo de 2024, todos os estudantes da rede estadual passaram a contar com o componente curricular de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, que visa fortalecer a consciência ecológica e preparar os jovens para desafios ambientais futuros.
true