50% dos brasileiros acham que preços vão subir no mercado

Pesquisa PoderData realizada de 15 a 17 de março mostra que 86% dos eleitores dizem estar pessimistas quanto à queda de preços no mercado nas próximas semanas. A taxa é a soma dos eleitores que dizem que os valores das compras e das contas devem “aumentar” (50%) ou “ficar iguais” (36%) num futuro breve.

Só 8% declaram enxergar uma possível diminuição nos preços. Outros 6% não souberam responder. Os percentuais oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, em 2 meses. A maioria dos brasileiros, portanto, entende que a inflação seguirá alta.

Esta é a 2ª vez que o PoderData faz esta pergunta aos entrevistados. Os resultados da pesquisa sobre as perspectivas dos preços indicam que, além de considerar os custos altos, os eleitores seguem desconfiados da capacidade do governo para controlar a inflação no curto prazo.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 15 a 17 de março de 2025, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 198 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

ESTRATIFICAÇÃO

O PoderData estratifica os dados por recortes demográficos (sexo, idade, região, escolaridade e renda):

LULISTAS X BOLSONARISTAS

 A maioria dos eleitores que dizem ter votado tanto no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declaram que os preços devem “aumentar” nas próximas semanas: 48% e 52%, respectivamente. Entre os lulistas, 8% afirmam que as despesas devem “diminuir”. Entre os bolsonaristas, a taxa é de 7%. Os que dizem não ver alteração num futuro breve são 37% e 33%, respectivamente.

PODERDATA

O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.


Leia outras reportagens desta rodada:

  • PoderData: Lula não estanca sangria e desaprovação vai a 53%
  • Lula é pior que Bolsonaro para 44% dos eleitores, diz PoderData
  • Avaliação positiva de Lula entre mulheres recua para 21% em 2 meses

AGREGADOR DE PESQUISAS

O Poder360 mantém acervo com milhares de levantamentos com metodologias conhecidas e sobre os quais foi possível verificar a origem das informações. Há estudos realizados desde as eleições municipais de 2000. Trata-se do maior e mais longevo levantamento de pesquisas eleitorais disponível na internet brasileira.

O banco de dados é interativo e permite acompanhar a evolução de cada candidato. Acesse o Agregador de Pesquisas clicando aqui.

As informações de pesquisa começaram a ser compiladas pelo jornalista Fernando Rodrigues, diretor de Redação do Poder360, em seu site, no ano 2000. Para acessar a página antiga com os levantamentos, clique aqui.

METODOLOGIA

A pesquisa PoderData foi realizada de 15 a 17 de março de 2025. Foram entrevistadas 2.500 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 198 municípios nas 27 unidades da Federação. Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

As entrevistas foram realizadas por telefone (para linhas fixas e de celulares), por meio do sistema URA (Unidade de Resposta Audível), em que o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde por meio do teclado do aparelho. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.

Para facilitar a leitura, os resultados da pesquisa foram arredondados. Por causa desse processo, é possível que o somatório de algum dos resultados seja diferente de 100. Diferenças entre as frequências totais e os percentuais em tabelas de cruzamento de variáveis podem aparecer por conta de ocorrências de não resposta. Este estudo foi realizado com recursos próprios do PoderData, empresa de pesquisas que faz parte do grupo de mídia Poder360 Jornalismo.


Esta reportagem foi produzida pelo estagiário Evanir Nascimento sob a supervisão do editor Jonathan Karter.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.