Maioria dos brasileiros está feliz com telecom; 10% passam raiva

A Anatel publicou nesta quinta-feira (13) os resultados da sua última pesquisa de satisfação dos clientes com as telecoms do país. A Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, que está em sua 10ª edição, mostra que a maioria dos brasileiros estão felizes com os serviços de suas operadoras. Porém, 10% deles estão insatisfeitos ou insatisfeitos com as provedoras.

Quais são as telecom mais bem avaliadas em internet fixa?

As três maiores notas de satisfação dos clientes com internet fixa são de operadoras regionais: BrSuper (Minas Gerais, nota 8,65), Tely (Nordeste, nota 8,15) e Unifique (Sul, nota 8,13). Essas três também são as únicas que tiveram uma nota superior a 8 no quesito.

As telecoms brasileiras com operação nacional (Claro, Oi, Tim e Vivo) tiveram as seguintes notas de satisfação em internet fixa:

  • Claro — 7,05
  • Oi — 7,33
  • Tim — 6,69
  • Vivo — 7,84

Sobre a Oi, ainda que presente na pesquisa, ela vendeu sua operação de internet fixa para a V.Tal em novembro de 2023. Na segunda-feira (10), a V.Tal informou que a Oi Fibra será tornará Nio. Ainda em recuperação judicial (a segunda da sua história), a Oi segue fornecendo telefonia fixa e TV via satélite.

Quais são os serviços mais bem avaliados pelos clientes?

Dos cinco serviços avaliados pela Anatel (internet fixa, celular pós-pago, pré-pago, telefonia fixa e TV por assinatura), o maior índice de satisfação está no celular pré-pago, como nota de 7,88 na média das prestadoras — Algar, Claro, Tim e Vivo são as únicas pesquisas que fornecem esse serviço. Na soma de insatisfação de todos os produtos, temos 10% dos clientes infelizes com os serviços prestados.

Na sequência temos celular pós-pago, telefonia fixa, TV por assinatura e internet fixa. Vale lembrar que nem todas as telecoms pesquisadas fornecem esses serviços. Unifique, por exemplo, possui planos de telefonia fixa e TV a cabo, enquanto a Valenet não fornece este último produto.

A pesquisa da Anatel também avalia a qualidade de indicadores do serviço: informação ao consumidor, funcionamento, cobrança/recarga, atendimento telefônico, atendimento digital e atendimento presencial. Em todos os cinco serviços, o atendimento telefônico recebeu a menor nota.

Melhoria na qualidade dos serviços?

Os dez anos de pesquisas de satisfação da Anatel mostram que houve um crescimento da avaliação positiva dos consumidores. Isso sugere que as telecoms melhoraram os seus serviços nesse período.

Na tabela da evolução da média da satisfação, vemos que quais serviços ganharam e quais perderam posições nos dez anos de pesquisa. O celular pré-pago foi o serviço mais bem avaliado na primeira pesquisa e termina o decênio na mesma posição.

Já a internet fixa segue o serviço com a menor nota de satisfação dos cinco avaliados. A telefonia fixa, que teve a segunda melhor nota em 2015, termina o decênio na quarta posição.

Com informações de Anatel

Maioria dos brasileiros está feliz com telecom; 10% passam raiva

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