Mercedes CLA elétrico 2026: mais eficiente, rápido e com até 792 km de autonomia

O Mercedes-Benz CLA 2026 foi revelado trazendo mudanças significativas, mantendo a carroceria cupê e oferecendo tanto versões elétricas quanto híbridas. O modelo agora utiliza a plataforma MMA, desenvolvida para maximizar a eficiência energética e a tecnologia embarcada. Com novas opções de motorização e um interior reformulado, o CLA se posiciona como uma alternativa mais avançada dentro da linha da marca.

Pontos Principais:

  • Mercedes CLA 2026 estreia plataforma MMA com foco na eletrificação.
  • Versões elétricas têm autonomia de até 792 km no ciclo WLTP.
  • Carregamento rápido de 325 kW adiciona 325 km em 10 minutos.
  • Interior traz telas integradas e inteligência artificial no MB.OS.
  • Design mantém perfil cupê, com coeficiente aerodinâmico de 0,21.

Além das atualizações mecânicas, o novo CLA apresenta dimensões ampliadas, oferecendo mais espaço para os ocupantes dianteiros, enquanto o espaço traseiro foi reduzido. A aerodinâmica aprimorada e o novo conjunto de baterias permitem maior eficiência energética, com destaque para a autonomia da versão elétrica. O modelo também estreia um novo sistema de infoentretenimento baseado no MB.OS, que incorpora inteligência artificial e suporte a atualizações remotas.

O Mercedes-Benz CLA 2026 evoluiu mantendo o perfil cupê, mas agora em plataforma MMA, projetada para eletrificação. O modelo cresce em dimensões e aposta em aerodinâmica para maior eficiência.
O Mercedes-Benz CLA 2026 evoluiu mantendo o perfil cupê, mas agora em plataforma MMA, projetada para eletrificação. O modelo cresce em dimensões e aposta em aerodinâmica para maior eficiência.

A oferta de motorização inclui um modelo totalmente elétrico e uma versão híbrida leve. O modelo elétrico chega em duas variantes, CLA 250+ e CLA 350 4Matic, enquanto o híbrido combina um motor a combustão 1.5 turbo com um sistema elétrico auxiliar. A Mercedes-Benz também confirmou que a gama será expandida no futuro, com novas versões e uma bateria alternativa de menor capacidade.

Dimensões e design

A nova plataforma MMA permite ao CLA 2026 oferecer versões híbridas e elétricas, com tração traseira ou integral. O modelo elétrico tem motores potentes e transmissão de duas marchas para otimização.
A nova plataforma MMA permite ao CLA 2026 oferecer versões híbridas e elétricas, com tração traseira ou integral. O modelo elétrico tem motores potentes e transmissão de duas marchas para otimização.

O novo CLA cresceu em relação à geração anterior, ficando 3,3 cm mais longo, com um total de 4.721 mm. A largura aumentou em 25 mm, chegando a 1.854 mm, enquanto a altura subiu 28 mm, alcançando 1.468 mm. A distância entre-eixos também foi ampliada em 61 mm, totalizando 2.789 mm.

Apesar do aumento no tamanho externo, o espaço interno apresenta mudanças pontuais. Os ocupantes da dianteira ganham mais espaço, enquanto os passageiros traseiros perdem alguns centímetros de espaço para as pernas e ombros. O porta-malas também foi reduzido para 405 litros, mas a versão elétrica conta com um porta-malas frontal de 71 litros.

O design do CLA mantém elementos característicos da linha, mas apresenta modificações aerodinâmicas para reduzir o coeficiente de arrasto para 0,21. O modelo possui maçanetas embutidas, novas lanternas e um conjunto óptico que incorpora uma barra de LED. A versão elétrica se diferencia da híbrida pela grade dianteira fechada, que conta com 142 estrelas iluminadas ao redor do emblema central.

Motorização e desempenho

O CLA elétrico possui bateria de 85 kWh e carregamento rápido de 325 kW, permitindo adicionar 325 km em 10 minutos. A autonomia chega a 792 km no ciclo WLTP, destacando-se na categoria.
O CLA elétrico possui bateria de 85 kWh e carregamento rápido de 325 kW, permitindo adicionar 325 km em 10 minutos. A autonomia chega a 792 km no ciclo WLTP, destacando-se na categoria.

O Mercedes-Benz CLA 2026 está disponível em versões elétricas e híbridas. O modelo elétrico utiliza a plataforma MMA, com arquitetura de 800V e uma bateria de níquel-manganês-cobalto com 85 kWh de capacidade utilizável.

Na versão CLA 250+, o motor traseiro gera 268 cv e 247 lb-ft de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. Já a variante CLA 350 4Matic utiliza dois motores elétricos, totalizando 349 cv e 380 lb-ft de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Ambos os modelos têm velocidade máxima limitada a 210 km/h.

A versão híbrida combina um motor 1.5 turbo a um sistema elétrico de 48V, garantindo eficiência e melhor desempenho. A tração pode ser dianteira ou integral, dependendo da configuração escolhida.
A versão híbrida combina um motor 1.5 turbo a um sistema elétrico de 48V, garantindo eficiência e melhor desempenho. A tração pode ser dianteira ou integral, dependendo da configuração escolhida.

A versão híbrida combina um motor a combustão 1.5 turbo de quatro cilindros com um motor elétrico de 27 cv, apoiado por uma bateria de 1.3 kWh. O conjunto trabalha em conjunto com uma transmissão automatizada de oito marchas e permite rodar em modo elétrico em velocidades de até 60 km/h.

Autonomia e carregamento

A eficiência energética foi uma prioridade no desenvolvimento do CLA elétrico. O modelo conta com um coeficiente aerodinâmico reduzido e soluções como motor traseiro com transmissão de duas marchas, motor dianteiro desconectável e bomba de calor para otimizar o consumo energético.

No ciclo WLTP, o CLA 250+ pode alcançar até 792 km de autonomia, enquanto a versão CLA 350 4Matic tem alcance de até 771 km. No padrão EPA, os números devem ser menores, girando em torno de 600 km para a versão mais eficiente.

O sistema de carregamento rápido suporta até 325 kW, permitindo adicionar 325 km de autonomia em apenas 10 minutos. No carregamento AC, o modelo suporta até 11 kW, e a versão vendida nos EUA será equipada com conectores NACS e J1772, além de um adaptador para CCS. O CLA também será o primeiro modelo da marca compatível com carregamento bidirecional, permitindo alimentar uma casa ou fornecer energia à rede elétrica.

Interior e tecnologia

No interior, o CLA 2026 adota o conceito Superscreen, com telas integradas e inteligência artificial. O sistema MB.OS otimiza comandos de voz, navegação e personalização do infoentretenimento.
No interior, o CLA 2026 adota o conceito Superscreen, com telas integradas e inteligência artificial. O sistema MB.OS otimiza comandos de voz, navegação e personalização do infoentretenimento.

O interior do novo CLA estreia um painel redesenhado, seguindo o conceito Superscreen. A cabine pode contar com até três telas, incluindo um painel de instrumentos de 10,25 polegadas, uma central multimídia de 14 polegadas e uma tela adicional para o passageiro.

O sistema MB.OS faz sua estreia no CLA, trazendo novos recursos de inteligência artificial e suporte a atualizações remotas. A interface foi redesenhada para maior praticidade, com atalhos e suporte a comandos de voz avançados. A navegação utiliza mapas do Google e permite otimizar as rotas considerando a disponibilidade de estações de carregamento.

Os controles físicos foram reduzidos, com a maioria das funções acessíveis pela central multimídia ou comandos de voz. O volante possui botões táteis e os controles de assento foram redesenhados. Há um novo sistema de reconhecimento facial para evitar distrações do motorista ao exibir conteúdos na tela do passageiro.

Equipamentos e versões

A Mercedes-Benz oferece o CLA 2026 com uma ampla lista de equipamentos de série e opcionais, incluindo diferentes acabamentos e pacotes de tecnologia.

  • Faróis e lanternas de LED com assinatura exclusiva.
  • Head-up display opcional com projeção de 12,2 polegadas.
  • Carregador sem fio e conectividade avançada.
  • Bancos esportivos com diversas opções de revestimento.
  • Som Burmester com 16 alto-falantes e Dolby Atmos.
  • Suspensão traseira multi-link derivada de modelos maiores.
  • Pacote AMG Line com ajustes visuais e esportivos.
  • Conjunto de assistentes de condução e condução semiautônoma.

O CLA 2026 também conta com novas opções de personalização, incluindo revestimentos em couro de diferentes tonalidades, detalhes em alumínio, madeira ou material reciclado.

Futuro da linha CLA

A Mercedes aprimorou a eficiência do CLA elétrico com aerodinâmica avançada, motor dianteiro desconectável e bomba de calor. O coeficiente de arrasto de 0,21 melhora desempenho e consumo de energia.
A Mercedes aprimorou a eficiência do CLA elétrico com aerodinâmica avançada, motor dianteiro desconectável e bomba de calor. O coeficiente de arrasto de 0,21 melhora desempenho e consumo de energia.

O Mercedes-Benz CLA 2026 marca o início de uma nova estratégia da marca para eletrificação de sua linha. O modelo será seguido por uma versão Shooting Brake e pelos novos GLA e GLB, que compartilharão a plataforma MMA.

Uma versão AMG do CLA elétrico está em desenvolvimento, prometendo mais potência e ajustes dinâmicos voltados para performance. A Mercedes-Benz também confirmou uma versão com bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 58 kWh, prevista para chegar ao mercado no final de 2026.

O CLA elétrico chegará ao mercado no segundo semestre de 2025, com a versão híbrida prevista para seis meses depois. A expectativa é que o modelo tenha preço inicial na faixa de US$ 50 mil nos Estados Unidos.

O novo CLA chega ao mercado no final de 2025, com o híbrido disponível seis meses depois. A Mercedes planeja expandir a linha com novas baterias, versões esportivas AMG e um modelo Shooting Brake.
O novo CLA chega ao mercado no final de 2025, com o híbrido disponível seis meses depois. A Mercedes planeja expandir a linha com novas baterias, versões esportivas AMG e um modelo Shooting Brake.

Fonte: Motor1 e Jalopnik.

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