Google pede desculpas por falha do Chromecast em email a clientes

Resumo
  • O Google pediu desculpas aos clientes afetados pela falha que interrompeu o funcionamento dos dispositivos Chromecast.
  • A empresa está trabalhando em uma solução, mas ainda não há uma data prevista para a correção.
  • Porém, um especialista sugeriu que o problema pode estar relacionado ao vencimento de um certificado interno no aparelho e a resolução pode demorar até sete dias.

O Google pediu desculpas aos clientes do Chromecast pela pane do aparelho. Em um email enviado aos usuários afetados, a big tech informou que está trabalhando para corrigir a falha o mais rápido possível. 

Um bug de firmware afetou os dispositivos durante o fim de semana, fazendo com que muitos parassem de funcionar entre domingo (09/03) e segunda-feira (10/03).

A equipe de dispositivos do Google, porém, insiste para que os donos de Chromecast 2 e Chromecast Audio não restaurem os aparelhos para as configurações de fábrica.

Comunicado do Google enviado a alguns clientes:

Estamos entrando em contato devido a uma interrupção que afeta os dispositivos Chromecast (2ª geração) e Chromecast Audio. Pedimos desculpas pelo problema e entendemos sua frustração. Estamos trabalhando para implementar uma correção o mais rápido possível e compartilharemos atualizações e orientações na página da Nest Community. Agradecemos sua paciência enquanto resolvemos esse problema.

Ao Tecnoblog, o Google informou que tem centralizado as atualizações e orientações sobre a falha global do Chromecast na Google Nest Community.

Entenda o caso

Um bug de firmware causou a interrupção dos Chromecasts no fim de semana, afetando em especial os usuários do Chromecast 2, modelo lançado em 2015 que rapidamente se popularizou no Brasil.

O Google ainda não divulgou oficialmente a causa do problema, mas um especialista no Reddit sugeriu que o erro está relacionado ao vencimento de um certificado incorporado ao dispositivo, que especificava que ele não seria mais válido após 9 de março de 2025 — exatamente no dia em que a falha começou a ocorrer.

Embora o Google não tenha confirmado essa hipótese, o usuário afirmou que a correção pode levar até sete dias para ser implementada. Enquanto isso, a empresa se limita a garantir que está ciente do problema e trabalhando na resolução.

Com informações de The Verge

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