Mark Cerny diz que a próxima evolução do PSSR virá ao PS5 Pro até 2026



De acordo com o Eurogamer, Mark Cerny comentou que a próxima evolução do PSSR chegará ao PS5 Pro em 2026 e é similar ao FSR 4.

O artigo discute os avanços na tecnologia de upscaling de jogos, com foco na colaboração da Sony com a AMD por meio do Project Amethyst. Mark Cerny, arquiteto-chefe de sistemas do PlayStation, revelou que o FidelityFX Super Resolution 4 (FSR 4) lançado recentemente pela AMD, construído na nova arquitetura RDNA 4, influenciará significativamente a próxima fase do PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR) para o PS5 Pro. O FSR 4, um upscaler baseado em aprendizado de máquina desenvolvido em conjunto com a Sony, oferece qualidade de imagem superior, superando o PSSR atual em nitidez e competindo com o DLSS da NVIDIA.

Cerny explicou que a Sony pretende integrar uma versão da tecnologia de upscaling do FSR 4 em títulos do PS5 Pro até 2026, marcando-a como a “próxima evolução do PSSR”. Esta implementação, que requer o retrabalho do FSR 4 para o hardware distinto do PS5 Pro, é ambiciosa e demorada, com a Sony se concentrando em dar suporte aos desenvolvedores com o PSSR atual em 2025 enquanto prepara a atualização. A colaboração destaca um objetivo compartilhado de avançar o aprendizado de máquina em jogos, embora a Sony adapte algoritmos para priorizar as necessidades do console, como jogos de 60 FPS, diferindo das prioridades do PC.

Os testes iniciais do FSR 4 da Digital Foundry mostram que ele supera o FSR 3.1 e rivaliza com o DLSS 3.7, embora tenha um custo computacional notável. Cerny acredita que o hardware de aprendizado de máquina do PS5 Pro pode lidar com isso sem grandes reformulações. O artigo sugere que essa parceria pode moldar o futuro hardware do PlayStation, potencialmente alinhando o PSSR de perto com as iterações do FSR, beneficiando os visuais dos jogos de console e PC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.