Guia de Usados: ficha técnica do Honda Civic LXR 2.0 2015 automático flex; confira preço, consumo, desempenho e fotos do sedan

O Honda Civic LXR 2.0 2015 continua sendo uma escolha popular entre os sedãs médios no mercado de seminovos, atraindo motoristas que buscam confiabilidade, conforto e um bom desempenho. Equipado com um motor 2.0 flex de até 155 cv e câmbio automático de cinco marchas, ele oferece um rodar suave e eficiente para o uso diário, com espaço interno adequado para famílias e um porta-malas generoso de 449 litros. A direção elétrica progressiva e a suspensão independente nas quatro rodas garantem uma condução estável, tornando-o uma opção versátil tanto para a cidade quanto para viagens mais longas. Além disso, a reputação de durabilidade da Honda e o bom mercado de peças contribuem para sua excelente aceitação entre os usados.

Pontos Principais:

  • O Honda Civic LXR 2.0 2015 é confiável e adequado para uso diário e viagens.
  • O câmbio automático de cinco marchas é robusto, mas menos moderno.
  • A suspensão pode transmitir impactos em pisos irregulares.
  • Verificar histórico de manutenção, câmbio e suspensão antes da compra.

Apesar das qualidades, há alguns pontos de atenção ao escolher um Civic LXR 2015 usado. Seu câmbio automático de cinco marchas, embora confiável, pode parecer defasado em comparação com transmissões mais modernas CVT oferecidas por concorrentes. O consumo de combustível também não é o mais eficiente da categoria, principalmente em trechos urbanos. Além disso, a suspensão traseira pode transmitir mais impactos do que o esperado em ruas irregulares. Antes da compra, é fundamental verificar o histórico de manutenção, especialmente o funcionamento do câmbio, o desgaste da suspensão e possíveis vazamentos no motor. Conferir o estado da central multimídia e dos componentes elétricos também evita surpresas futuras.

O Honda Civic LXR 2.0 2015 usado vale a compra pelo equilíbrio entre conforto e confiabilidade. O câmbio de cinco marchas e o consumo podem ser pontos negativos para alguns motoristas.
O Honda Civic LXR 2.0 2015 usado vale a compra pelo equilíbrio entre conforto e confiabilidade. O câmbio de cinco marchas e o consumo podem ser pontos negativos para alguns motoristas.

Para garantir um bom negócio, priorize unidades com revisões feitas em concessionária ou com registros detalhados de manutenção. Um test-drive é essencial para avaliar o conforto da suspensão e a resposta da transmissão. Carros que passaram por enchentes ou colisões devem ser evitados, pois podem apresentar problemas ocultos. Verificar o alinhamento da carroceria, o desgaste dos pneus e a presença de ruídos incomuns ajuda a identificar possíveis sinais de uso excessivo. Seguindo essas precauções, o Civic LXR 2015 pode ser uma compra segura e satisfatória, combinando confiabilidade e conforto em um dos sedãs médios mais bem avaliados do mercado de usados.

Desempenho, motor e potência

O motor 2.0 flex gera 150 cv e 19,5 kgfm de torque. Faz 0 a 100 km/h em 10,9 s e atinge 190 km/h. O desempenho é equilibrado, oferecendo potência e eficiência.
O motor 2.0 flex gera 150 cv e 19,5 kgfm de torque. Faz 0 a 100 km/h em 10,9 s e atinge 190 km/h. O desempenho é equilibrado, oferecendo potência e eficiência.

O modelo conta com um motor dianteiro de aspiração natural, com 4 cilindros em linha e disposição transversal. O sistema de alimentação é por injeção multiponto, e o comando de válvulas é único no cabeçote, com tuchos mecânicos e variação no comando de admissão. A cilindrada total do motor é de 1.997 cm³, com cilindrada unitária de 499 cm³.

A potência máxima é de 150 cv com álcool e gasolina, atingida a 6.300 rpm. Já o torque máximo é de 19,5 kgfm com álcool e 19,3 kgfm com gasolina, a 4.800 rpm. A razão de compressão do motor é de 10,6:1, e a potência específica fica em 77,6 cv/litro. O motor utiliza acionamento do comando por corrente, garantindo maior durabilidade e menor necessidade de manutenção.

O desempenho inclui uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, e a velocidade máxima alcança 190 km/h. A tração é dianteira, e a transmissão é automática de 5 marchas, com conversor de torque. Esse conjunto proporciona uma condução equilibrada, voltada para eficiência no consumo e conforto na dirigibilidade.

Consumo e autonomia

O tanque tem 57 litros. O consumo urbano é de 6,4 km/l (A) e 9,7 km/l (G), enquanto na estrada chega a 9,4 km/l (A) e 13,8 km/l (G), garantindo até 787 km de autonomia.
O tanque tem 57 litros. O consumo urbano é de 6,4 km/l (A) e 9,7 km/l (G), enquanto na estrada chega a 9,4 km/l (A) e 13,8 km/l (G), garantindo até 787 km de autonomia.

O consumo do modelo varia de acordo com o tipo de combustível utilizado. Em ambiente urbano, os números são de 6,4 km/l com álcool e 9,7 km/l com gasolina. Já na estrada, a eficiência melhora para 9,4 km/l com álcool e 13,8 km/l com gasolina, tornando-o uma opção interessante para viagens mais longas.

A autonomia do veículo também segue a lógica do consumo. No uso urbano, a autonomia estimada é de 365 km com álcool e 553 km com gasolina. Em rodovias, os números sobem para 536 km com álcool e 787 km quando abastecido com gasolina, devido ao melhor rendimento do motor em velocidades constantes.

O tanque de combustível tem capacidade para 57 litros, permitindo uma boa autonomia para trajetos mais longos sem a necessidade de reabastecimentos frequentes. O desempenho do motor, aliado ao consumo moderado, resulta em um equilíbrio entre potência e economia de combustível.

Interior

A tração é dianteira e o câmbio é automático de 5 marchas. A direção elétrica garante leveza em baixas velocidades e firmeza em altas, tornando a condução confortável.
A tração é dianteira e o câmbio é automático de 5 marchas. A direção elétrica garante leveza em baixas velocidades e firmeza em altas, tornando a condução confortável.

O interior do modelo segue um padrão voltado para conforto e funcionalidade. Com capacidade para cinco ocupantes, os bancos são revestidos em couro e oferecem ajuste de altura para o motorista. O espaço interno é adequado para a categoria, com um bom aproveitamento do layout e disposição dos comandos ao alcance das mãos.

O espaço acomoda bem cinco ocupantes. Os bancos são de couro, há ajuste elétrico dos retrovisores e ar-condicionado automático, garantindo conforto e segurança.
O espaço acomoda bem cinco ocupantes. Os bancos são de couro, há ajuste elétrico dos retrovisores e ar-condicionado automático, garantindo conforto e segurança.

A carga útil é de 414 kg, um número dentro da média para sedãs desse porte. O porta-malas possui capacidade para 449 litros, o que garante um bom espaço para bagagens, sendo adequado tanto para o dia a dia quanto para viagens. Além disso, o banco traseiro é bipartido e rebatível, permitindo ampliar o espaço quando necessário.

O porta-malas tem 449 litros e a carga útil é de 414 kg. O espaço interno é amplo, e o banco traseiro bipartido permite ampliar a capacidade de armazenamento.
O porta-malas tem 449 litros e a carga útil é de 414 kg. O espaço interno é amplo, e o banco traseiro bipartido permite ampliar a capacidade de armazenamento.

Entre os itens de conforto, estão presentes ar-condicionado automático, direção assistida elétrica, volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade e controle automático de velocidade. Os vidros possuem acionamento elétrico nas quatro portas, e os retrovisores também contam com ajuste elétrico. O sistema de entretenimento inclui rádio, CD player, conexão USB e Bluetooth, além de computador de bordo e indicador de temperatura externa.

Medidas

O modelo possui dimensões equilibradas para um sedã médio. Seu comprimento total é de 4.525 mm, enquanto a largura é de 1.755 mm. A altura do veículo é de 1.450 mm, e a distância entre-eixos chega a 2.668 mm, o que contribui para um espaço interno adequado.

O sistema de suspensão é independente na dianteira, do tipo McPherson, com elemento elástico de mola helicoidal. Na traseira, também conta com suspensão independente, mas com braços sobrepostos e o mesmo tipo de mola. Isso resulta em um comportamento dinâmico estável, oferecendo conforto sem comprometer a dirigibilidade.

Os freios são a disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira, garantindo uma boa capacidade de frenagem. A direção tem assistência elétrica e um diâmetro de giro de 10,6 metros, o que facilita manobras em espaços reduzidos. Os pneus são 205/50 R17, com altura de flanco de 103 mm, proporcionando um bom equilíbrio entre conforto e aderência.

Aerodinâmica

A aerodinâmica de um veículo influencia diretamente no consumo de combustível, desempenho e estabilidade em altas velocidades. Esse modelo apresenta um coeficiente de arrasto (Cx) de 0,28, um número eficiente para um sedã médio. A área frontal é de 2,16 m², o que contribui para reduzir a resistência ao ar, proporcionando uma condução mais suave e eficiente, principalmente em estradas. Quanto menor a resistência aerodinâmica, menor será o esforço do motor para manter velocidades mais altas, resultando em um menor consumo de combustível.

Além do coeficiente de arrasto, a área frontal corrigida, de 0,605 m², melhora o fluxo de ar sobre a carroceria, reduzindo turbulências e aumentando a estabilidade. O design do veículo foi desenvolvido para equilibrar desempenho e eficiência, com linhas que favorecem o escoamento do ar. Essa característica é especialmente importante em viagens rodoviárias, onde o impacto do vento pode afetar a dirigibilidade e o consumo. A aerodinâmica bem trabalhada também influencia no nível de ruído interno, tornando a cabine mais silenciosa.

Outro fator importante da aerodinâmica é seu impacto na segurança e na resposta do carro em altas velocidades. A estabilidade do modelo é beneficiada pela distribuição de peso e pelo perfil da carroceria, que reduz a sustentação aerodinâmica negativa. Isso significa que, mesmo em curvas ou mudanças bruscas de direção, o carro mantém boa aderência ao solo. Em conjunto com o sistema de suspensão independente e os pneus de perfil baixo, a aerodinâmica eficiente garante um comportamento dinâmico seguro e confortável para o condutor e passageiros.

Preços aproximados do Honda Civic 2015

  • Honda Civic Sedan LXS 1.8/1.8 Flex 16V Mec. 4p 2015 – Preço aproximado: R$ 63 mil
  • Honda Civic Sedan LXS 1.8/1.8 Flex 16V Aut. 4p 2015 – Preço aproximado: R$ 69 mil
  • Honda Civic Sedan LXR 2.0 Flexone 16V Aut. 4p 2015 – Preço aproximado: R$ 73 mil
  • Honda Civic Coupe Si 2.4 16V 206cv Mec. 2p 2015 – Preço aproximado: R$ 148 mil

Ficha Técnica do Honda Civic LXR 2.0 2015

Pontos negativos: O Civic LXR 2.0 2015 usado tem câmbio automático de cinco marchas defasado, consumo alto na cidade, suspensão firme em pisos irregulares e falta de itens tecnológicos mais modernos.
Pontos negativos: O Civic LXR 2.0 2015 usado tem câmbio automático de cinco marchas defasado, consumo alto na cidade, suspensão firme em pisos irregulares e falta de itens tecnológicos mais modernos.

Geral

  • Ano: 2015
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 9

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 499 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 81 mm
  • Razão de compressão: 10,6:1
  • Curso do pistão: 96,9 mm
  • Deslocamento: 1.997 cm³
  • Potência máxima: 155 cv (A) / 150 cv (G) a 6.300 rpm
  • Código do motor: R20Z1
  • Torque máximo: 19,5 kgfm (A) / 19,3 kgfm (G) a 4.800 rpm
  • Peso/potência: 8,35 kg/cv
  • Torque específico: 9,8 kgfm/litro
  • Peso/torque: 66,4 kg/kgfm
  • Potência específica: 77,6 cv/litro
  • Viscosidade do óleo: 0W-20

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automático de 5 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson – mola helicoidal
  • Traseira: Independente, braços sobrepostos – mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Disco sólido

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,6 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/50 R17
  • Traseiros: 205/50 R17

Dimensões

  • Comprimento: 4.525 mm
  • Largura: 1.755 mm
  • Distância entre-eixos: 2.668 mm
  • Altura: 1.450 mm
  • Porta-malas: 449 litros
  • Tanque de combustível: 57 litros
  • Peso: 1.294 kg
  • Carga útil: 414 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: 190 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 10,9 s

Consumo

  • Urbano: 6,4 km/l (A) / 9,7 km/l (G)
  • Rodoviário: 9,4 km/l (A) / 13,8 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 365 km (A)
  • Rodoviária: 536 km (A) / 787 km (G)

Equipamentos do Honda Civic LXR 2.0 2015

Para escolher bem um usado, verificar desgaste da suspensão, funcionamento do câmbio e alinhamento da carroceria. Testar o carro e buscar registros de manutenção evita problemas futuros.
Para escolher bem um usado, verificar desgaste da suspensão, funcionamento do câmbio e alinhamento da carroceria. Testar o carro e buscar registros de manutenção evita problemas futuros.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Controle automático de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Indicador de temperatura externa

Fonte: OLX, Icarros, Webmotors, Uol, Revistacarro e G1.

O post Guia de Usados: ficha técnica do Honda Civic LXR 2.0 2015 automático flex; confira preço, consumo, desempenho e fotos do sedan apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.