Trump diz a Zelensky que ele “flerta com 3ª Guerra Mundial”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), elevou o tom em um encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca nesta 6ª eira (28.fev.2025). Trump acusou Zelensky de “brincar” com a possibilidade de uma 3ª Guerra Mundial ao resistir a um acordo para encerrar o conflito com a Rússia.

Durante a reunião, Trump pressionou o líder ucraniano a aceitar um cessar-fogo. Ele argumentou que o presidente russo, Vladimir Putin, estaria disposto a negociar. Desde 2022, os Estados Unidos mantiveram apoio à Ucrânia sob o governo de Joe Biden (Partido Democrata), mas a gestão Trump tem sinalizado uma reaproximação com Moscou.

Zelensky contestou a declaração de Trump de que cidades ucranianas foram “reduzidas a escombros” depois de 3 anos de guerra. O republicano rebateu, acusando o ucraniano de agir de forma “desrespeitosa” com os EUA.

“Você não está em uma boa posição… está apostando com a vida de milhões de pessoas, está apostando com a 3ª Guerra Mundial… e o que está fazendo é muito desrespeitoso com este país, que o apoiou”, disse Trump, enquanto Zelensky cruzava os braços e tentava interrompê-lo.

O ucraniano respondeu, afirmando que Trump adota uma postura mais branda em relação a Putin, o que irritou o presidente norte-americano.

“Seu povo é muito corajoso, mas ou vocês fazem um acordo ou estamos fora. E, se estivermos fora, vocês terão que lutar sozinhos”, declarou Trump.

Depois da reunião no Salão Oval, o republicano usou a rede social Truth Social para dizer que Zelensky não “estaria pronto para a paz”.

Leia a íntegra em português: 

“Declaração do Presidente Donald J. Trump

Tivemos uma reunião muito significativa hoje na Casa Branca. Aprendemos muito, coisas que só podem ser compreendidas em meio a tanta pressão. É impressionante como as emoções revelam a verdade.

Concluí que o presidente Zelensky não está pronto para a paz enquanto os Estados Unidos estiverem envolvidos, porque acredita que nossa participação lhe dá uma grande vantagem nas negociações. Eu não quero vantagem, quero PAZ.

Ele desrespeitou os Estados Unidos em seu respeitado Salão Oval. Zelensky poderá voltar quando estiver pronto para a paz.”

O ucraniano chegou a Washington nesta 6ª feira (28.fev) para a assinatura de um acordo sobre os recursos minerais ucranianos. Trump quer que parte desses insumos seja cedida aos EUA como compensação pelos pacotes de ajuda enviados a Kiev desde 2022.

Os recursos que os EUA procuram na Ucrânia incluem componentes essenciais para baterias, produção de titânio e metais de terras raras que são utilizados em eletrônica, turbinas eólicas, armas e outros produtos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.