Merz começa a negociar coalizão com a centro-esquerda na Alemanha

A CDU (União Democrática Cristã), sigla vencedora das eleições na Alemanha, iniciou nesta 6ª feira (28.fev.2025) negociações com o SPD (Partido Social-Democrata, centro-esquerda) para formar um governo de coalizão com a maioria dos assentos no Parlamento. As informações são da Deutsche Welle.

No pleito no domingo (23.fev), o partido liderado por Friedrich Merz conquistou 28,6% dos votos e terá 208 cadeiras no Bundestag. O SPD, do atual chanceler Olaf Scholz, ficou em 3º lugar com 16,4% e 120 parlamentares. Para assumir o cargo de chanceler –equivalente ao de primeiro-ministro– Merz precisará formar uma coalizão, um processo que pode levar meses.

Merz expressou a intenção de formar um governo antes da Páscoa, em abril, ressaltando a urgência de estabelecer uma nova administração. Contudo, a formação de uma coalizão com o SPD ainda não é considerada fácil.  Espera-se que seja estabelecido nesta 6ª feira (28.fev) um cronograma para as negociações formais. Ainda não está claro quando começarão. 

Lars Klingbeil, co-líder do SPD, destacou que a participação de seu partido no governo continua em aberto, citando “desacordos fundamentais” em áreas como imigração, política fiscal e gastos públicos.

Um dos principais pontos de desacordo é a política fiscal da Alemanha. O SPD defende a suspensão da “regra de freio da dívida” para aumentar o orçamento federal. Em contrapartida, a CDU deseja manter a regra, propondo um fundo especial para despesas de defesa.

Caso as negociações não avancem, os conservadores entrarão em um impasse. Merz já declarou que não irá formar governo com a AfD (Alternativa para a Alemanha), partido de direita que recebeu 20,7% dos votos e terá 152 representantes no Parlamento. Alice Weidel, líder da sigla, mostrou-se aberta a negociações e afirmou que a exclusão do seu partido seria uma “fraude eleitoral”.

“Olhando para a distribuição de assentos do Bundestag (parlamento alemão), estamos em posição de formar uma coalizão preto-vermelho [referente às cores de CDU e SPD] –e é exatamente isso que pretendemos fazer”, disse Friedrich Merz. A união entre os 2 partidos foi a marca dos governos de Angela Merkel, de 2005 a 2021. É conhecida como “grande coalizão”.

Desde o fim da 2ª Guerra Mundial, só a CDU e o SPD governaram a Alemanha, incluindo o período da Alemanha Ocidental. Se Merz assumir o poder, ele se tornará o 6º premiê do partido conservador. Os sociais-democratas tiveram 4 chanceleres no período.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.