Cotação do bitcoin fica abaixo de US$ 80.000 pela primeira vez desde novembro

O bitcoin sofreu uma desvalorização nesta sexta-feira (28) e a cotação ficou abaixo de 80.000 dólares (466.000 reais) pela primeira vez desde novembro, quando a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos provocou a disparada do valor da criptomoeda mais popular.

Às 2H50 GMT (23H50 de Brasília, quinta-feira), a moeda digital perdia 5,5% nas negociações matinais dos mercados asiáticos, a 79.627 dólares.

O bitcoin perdeu mais de 25% de valor em seis semanas, após atingir o recorde histórico de 109.000 dólares (635.000 reais) em 20 de janeiro, coincidindo com a posse de Trump.

O presidente republicano prometeu durante a campanha flexibilizar as regulamentações das criptomoedas e até sugeriu a criação de uma reserva estratégica de bitcoins nos Estados Unidos.

Com sua vitória nas eleições de novembro, o valor do bitcoin e a cotação das criptomoedas em seu conjunto registram alta expressiva.

Porém, o risco de uma guerra comercial em todas as direções com a presidência de Trump reduziu a empolgação dos investidores, que tendem a se desfazer de seus ativos mais especulativos e arriscados, como o bitcoin.

A queda mais recente da moeda digital aconteceu depois que Trump anunciou tarifas adicionais de 10% contra produtos chineses e a implementação das tarifas de 25% para Canadá e México que estavam suspensas.

“Levando em consideração o contexto macroeconômico, não é surpreendente ver que estamos nesta situação, especialmente porque os investidores ainda aguardam medidas concretas da administração Trump a favor dos criptoativos”, comentou Stefan von Haenisch, da empresa de reservas de criptomoedas Bitgo, em uma entrevista à agência Bloomberg.

O post Cotação do bitcoin fica abaixo de US$ 80.000 pela primeira vez desde novembro apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.