Broncoespasmo: entenda o motivo da crise do Papa que levou a ‘agravamento repentino’ do quadro respiratório


Broncoespasmo: entenda o motivo da crise do Papa que levou a ‘agravamento repentino’ do quadro respiratório
Reprodução/TV Globo
O Papa Francisco teve uma crise isolada de broncoespasmo e apresentou piora no quadro respiratório nesta sexta-feira (28). Ele passou mal após passar por uma sessão de fisioterapia respiratória e teve ainda um episódio de vômito com inalação, o que os médicos chamam de broncoaspiração. Francisco teve o quadro revertido e colocado sob ventilação mecânica não invasiva. De acordo com o boletim, seu prognóstico permanece reservado.
O QUE É BRONCOESPAMO? O broncoespasmo é uma contração involuntária e excessiva dos músculos que envolvem os brônquios. Os brônquios são as vias aéreas que levam o ar aos pulmões. Essa contração pode causar o estreitamento dessas vias, dificultando a passagem de ar e levando a sintomas como falta de ar, chiado no peito, tosse e sensação de aperto no tórax.
O QUE É BRONCOASPIRAÇÃO? A broncoaspiração é a entrada de conteúdo gástrico (como alimentos, líquidos ou vômito) ou secreções da boca e nariz nas vias respiratórias, atingindo os pulmões.
Vômito com inalação
Segundo o boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, divulgado na noite de 28 de fevereiro, Francisco passou a manhã entre sessões de fisioterapia respiratória e oração na capela.
No início da tarde, teve um episódio de vômito com inalação, agravando sua condição respiratória. Ele segue internado há 14 dias no Hospital Gemelli e recebeu a Eucaristia pela manhã.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.