Juros de empréstimo e financiamento podem diminuir em março; entenda

Por que os juros de empréstimo e financiamento podem diminuir em março?

O Governo Federal pretende lançar uma Medida Provisória (MP) para implementar novas regras ao Consignado privado para trabalhadores de carteira assinada. 

Atualmente, o Empréstimo consignado privado está disponível para trabalhadores formais que atuam em empresas conveniadas a bancos que oferecem este tipo de crédito.

Com a medida, que deve ser lançada antes do Carnaval, o governo pretende ampliar o acesso ao crédito para todos os trabalhadores celetistas do setor privado. 

O novo Consignado privado está previsto para março, com taxas de juros em torno de 2,5% ao mês. Uma regra de transição será aplicada para aqueles que já possuem um empréstimo nas condições antigas.

Entenda: Quem pode contratar o Consignado privado?

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que os trabalhadores poderão substituir os empréstimos com taxas de juros mais altas, pelo novo consignado com taxas menores.

Depois do carnaval vai ser editada a medida provisória, aí nós vamos dar um prazo de 90 dias para quem tem um crédito caro poder trocar por um crédito barato e, depois, nós vamos universalizar o acesso, 90 dias depois”, declarou Haddad. 

Segundo o ministro, o novo Consignado privado trará mais vantagens para o trabalhador do que os tipos de crédito atuais.

A troca de empréstimos acontecerá pela Carteira de Trabalho Digital, onde o trabalhador poderá consultar as ofertas de crédito de diversos bancos e escolher a mais vantajosa. 

Por que trocar juros de empréstimo por contratos do novo consignado CLT?

A troca de juros do antigo Empréstimo CLT pelo novo Consignado privado oferecerá diversos benefícios para os trabalhadores que possuem dívidas com altas taxas de juros.

  • Redução nas taxas de juros: as taxas do novo consignado será equivalente à metade da taxa atual do Crédito Direto ao Consumidor (CDC)
  • Contratação sem burocracia: não será preciso aprovação da empresa com bancos parceiros, o processo será realizado por meio da CTPS Digital
  • Pagamento facilitado: com desconto direto da folha de pagamento do trabalhador

De acordo com Fernando Haddad, essa mudança é uma oportunidade para os trabalhadores reduzirem o custo de suas dívidas:

Esse juro cai pela metade. Nós vamos dar 90 dias, os 90 dias iniciais desse programa, é pra pessoa trocar o empréstimo dele de 5,5% de juros por um de 2,5%“, disse o ministro.

Leia: Consignado privado vale a pena? 

A estimativa é que o novo Consignado privado beneficie mais de 42 milhões de pessoas que possuem trabalho formal no Brasil.

Como o novo crédito CLT funcionará na prática?

O novo Consignado privado funcionará por meio da CTPS Digital (para trabalhadores), com base nos dados do eSocial (para empresas e bancos).

Todas as empresas privadas com funcionários sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) serão obrigadas a registrar os dados de seus empregados corretamente na plataforma. 

O eSocial integrará as instituições financeiras com as empresas e seus trabalhadores, permitindo a contratação e facilitando a concessão de crédito.

Quando o funcionário demonstrar interesse em realizar a contratação do Consignado privado, os bancos poderão preparar propostas e disponibilizá-las para escolha na CTPS Digital do trabalhador.

A nova estrutura permitirá que todas as instituições financeiras ofereçam o Consignado privado e qualquer trabalhador CLT possa contratar, sem precisar da intermediação ou parceria com a empresa.

Como ter acesso aos juros do Consignado CLT?

No momento, a contratação do Consignado para trabalhadores aguarda a aprovação oficial para começar a valer. Espera-se que a Medida Provisória seja lançada após o Carnaval.

A meutudo, em parceria com a Parati Financeira, disponibilizará o Consignado privado assim que a nova modalidade for implementada

Confira: Como funciona a integração entre meutudo e Parati?

O Consignado privado permitirá juros mais baixos, flexibilidade no acesso ao crédito e uma renda extra para milhões de brasileiros.
Não perca nenhum detalhe e acesse as informações do novo consignado em primeira mão, preencha este formulário e receba nossos conteúdos gratuitamente no seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.