Economista afirma que mudanças no Pix darão mais segurança ao permitir transações sem aplicativos dos bancos

O economista Alexandre Nascimento, comemorou mudanças na utilização do Pix, que deverão ocorrer ao longo de 2025. Entre elas, é que, a partir de agora, a população poderá fazer pagamentos por aproximação pelo celular. Essa medida visa dar mais segurança nas transações.

  • Brasileiros relatam problemas em pagamentos via PIX e Banco Central afirma que instabilidade foi “momentânea”

“Isso vai permitir que você cadastre a sua conta da sua instituição bancária, do seu banco digital, na sua carteira digital do celular, e com esse cadastramento, permita que você, aproximando o seu celular de uma maquineta de recebimento, ou até mesmo de um outro celular que tenha a tecnologia de fazer justamente essa transferência de dados”, detalha.

Ele fala que a mudança vai permitir que a população consiga realizar pagamentos sem a necessidade de abrir aplicativo do seu banco.

Segundo o Banco Central, não há previsão de taxas para transferências entre contas de pessoa física no ano de 2025. No entanto, algumas instituições financeiras já aplicam taxas em casos específicos, como transações comerciais via Pix.

O Banco Central continua a trabalhar na expansão do Pix, com novas funcionalidades previstas para os próximos anos, como o Pix Internacional e o Pix Garantido.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.