Paraíba é o 2º estado do Nordeste em que mais pessoas já conseguiram limpar nome em 2025

A Paraíba é o 2º estado do Nordeste em que mais pessoas já conseguiram limpar nome em 2025. No cenário nacional, o estado fica em 7º lugar com 65,1% de recuperação de crédito. Do total de dívidas dos consumidores vencidas em setembro de 2024, 60,6% foram regularizadas em até 60 dias da negativação, ou seja, até novembro.

Paraíba é o 2º estado do Nordeste em que mais pessoas já conseguiram limpar nome em 2025
Paraíba é o 2º estado do Nordeste em que mais pessoas já conseguiram limpar nome em 2025

Ainda segundo o indicador, no detalhamento por Unidades Federativas (UFs), foi o Ceará que se destacou com 70,3% das contas no vermelho regularizadas no período. Já o Distrito Federal registrou a menor porcentagem (37,5%).  Débitos com valores acima de R$ 10 mil foram priorizados.

Os dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, também mostraram que as contas cujo valores eram acima de R$ 10 mil foram as mais priorizadas no período (75,6%).

  • Serasa e Correios realizam feirão presencial de negociação de dívidas em João Pessoa; veja como participar

“As dívidas de maior valor, como financiamentos de veículos e imóveis, costumam ser as mais onerosas e podem resultar na perda dos bens por falta de pagamento. Dessa forma, os consumidores costumam dar prioridade ao pagamento desses compromissos”, explica a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack.

Camila Abdelmalack elucida, ainda, que a comparação entre setembro de 2024 com igual período de 2023 indica “uma elevação modesta na recuperação das dívidas, o que reforça a dificuldade das pessoas em acertar suas contas diante o contexto de alta taxa de juros e aceleração da inflação alta taxa de juros e da inflação”.

O ranking por setor das dívidas revelou que “Bancos e Cartões” foi o foco dos consumidores: do total de contas vencidas nesse segmento em setembro, 70,1% foram pagas ou renegociadas em até 60 dias após o mês de referência (novembro). “Securitizadoras” foi o que menos recebeu pagamentos (5,9%).

Quanto tempo leva para limpar o nome?

Após a quitação total do valor devido ou do pagamento da primeira parcela do acordo feito com os credores, o nome do consumidor deve ser removido dos registros de inadimplência em até cinco dias úteis, conforme determina a legislação brasileira.

Se você está se perguntando quanto tempo demora para limpar o nome no SPC Brasil, o prazo também segue a mesma regra de até cinco dias úteis após a regularização do débito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.