Governo anuncia vacina nacional e de dose única contra a dengue

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciaram nesta 3ª feira (25.fev.2025) um acordo para a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. O anúncio se deu em evento no Palácio do Planalto.

A previsão é que, a partir de 2026, sejam ofertadas 60 milhões de doses anuais, com possibilidade de ampliação do quantitativo conforme demanda e capacidade produtiva.

“A gente espera, em 2 anos, poder vacinar toda a população elegível [de 2 a 59 anos], disse a ministra da Saúde.

A partir de parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, a produção se dará pelo PDIL (Programa de Desenvolvimento e Inovação Local) do Ministério da Saúde, que já foi aprovado e está em fase final de desenvolvimento tecnológico. O programa representa avanço no combate à dengue no Brasil, uma vez que a combinação das capacidades de produção das instituições permitirá a ampliação da vacinação. 

A iniciativa integra uma estratégia de fortalecimento da indústria brasileira, para dar autonomia e buscar novas soluções para o SUS (Sistema Único de Saúde).

Por meio do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, o projeto conta com apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no financiamento da pesquisa clínica e da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na análise do pedido de registro, que alcança a população de 2 a 59 anos.

O investimento, segundo Nísia, é de R$ 1,26 bilhão. Também estão previstos R$ 68 milhões em estudos clínicos para ampliar a faixa etária a ser imunizada e incluir idosos, além de avaliar a coadministração da dose contra a dengue com a vacina contra o chikungunya, também desenvolvida pelo Instituto Butantan.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.