Ford Focus Titanium Plus 2.0 2019 usado: quais os pontos positivos e negativos? Confira ficha técnica, preço e fotos do hatch

O Ford Focus Titanium Plus 2.0 AT 2019 consolidou-se como uma das opções mais sofisticadas entre os hatches médios antes da saída do modelo do mercado brasileiro. Com motor 2.0 flex de injeção direta e câmbio automático de seis marchas, entrega desempenho sólido e conforto ao rodar, tornando-se uma escolha equilibrada tanto para o uso urbano quanto para viagens. Sua direção elétrica progressiva e a suspensão bem ajustada garantem dirigibilidade precisa, enquanto a lista de equipamentos inclui central multimídia SYNC 3, ar-condicionado digital, bancos de couro e assistentes de condução.

Pontos Principais:

  • Motor 2.0 flex com injeção direta e câmbio automático de seis marchas.
  • Itens de segurança incluem seis airbags e controle de estabilidade.
  • Acabamento interno de qualidade e central multimídia SYNC 3.
  • Manutenção pode apresentar custos elevados devido à disponibilidade de peças.

Apesar das qualidades, há fatores a considerar antes da compra. O acabamento interno é um dos destaques do modelo, mas a oferta de peças pode ser um desafio, já que a Ford encerrou a produção do Focus no Brasil. Além disso, o porta-malas de 316 litros pode ser limitado para algumas famílias, e a transmissão automática, apesar de confiável, pode apresentar trancos em algumas unidades. A suspensão traseira independente, um diferencial na categoria, melhora a estabilidade, mas tem custo elevado de manutenção caso precise de reparos.

O Focus Titanium Plus 2019 vale pela segurança, tecnologia e desempenho, mas exige cuidado com a manutenção. A revisão completa antes da compra evita problemas e garante uma boa escolha.
O Focus Titanium Plus 2019 vale pela segurança, tecnologia e desempenho, mas exige cuidado com a manutenção. A revisão completa antes da compra evita problemas e garante uma boa escolha.

Para quem busca um Focus Titanium Plus 2.0 usado, a inspeção detalhada é essencial. É recomendável verificar o histórico de revisões, testar a transmissão para evitar surpresas e checar o funcionamento da central multimídia e do teto solar, que podem apresentar falhas. Além disso, optar por um veículo com procedência garantida e manutenção regularizada pode fazer a diferença entre um investimento seguro e gastos inesperados.

Desempenho, motor e potência

Equipado com motor 2.0 flex de 178 cv (A) e 175 cv (G), acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 s e atinge 206 km/h. O torque chega a 22,5 kgfm (A) e 21,5 kgfm (G) a 4.500 rpm.
Equipado com motor 2.0 flex de 178 cv (A) e 175 cv (G), acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 s e atinge 206 km/h. O torque chega a 22,5 kgfm (A) e 21,5 kgfm (G) a 4.500 rpm.

O desempenho deste modelo é impulsionado por um motor dianteiro de 1.999 cm³ de aspiração natural e injeção direta, com quatro cilindros em linha e comando duplo de válvulas no cabeçote. A potência máxima varia entre 175 cv com gasolina e 178 cv com etanol, a 6.500 rpm, enquanto o torque alcança 21,5 kgfm (G) e 22,5 kgfm (A) a 4.500 rpm. Com uma taxa de compressão de 12:1 e variação do comando de válvulas na admissão e escape, ele oferece respostas rápidas e um desempenho estável.

A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 9,2 segundos, um tempo competitivo para a categoria. A velocidade máxima chega a 206 km/h, permitindo uma condução ágil tanto na cidade quanto na estrada. A rotação máxima do motor atinge 7.000 rpm, garantindo força disponível em regimes mais altos de giro. O sistema de acionamento do comando utiliza corrente, proporcionando maior durabilidade e reduzindo custos de manutenção.

A tração é dianteira, e a transmissão automatizada de seis marchas do tipo Powershift conta com embreagem dupla a seco. Essa configuração melhora a eficiência na troca de marchas, garantindo um bom equilíbrio entre desempenho e consumo de combustível. A plataforma utilizada é a C-Car, que proporciona estabilidade e robustez ao conjunto.

Consumo e autonomia

Consumo urbano: 6,7 km/l (A) e 9,7 km/l (G). Rodoviário: 9,2 km/l (A) e 13 km/l (G). Autonomia: até 715 km. Tanque de 55 litros garante boas distâncias sem abastecer.
Consumo urbano: 6,7 km/l (A) e 9,7 km/l (G). Rodoviário: 9,2 km/l (A) e 13 km/l (G). Autonomia: até 715 km. Tanque de 55 litros garante boas distâncias sem abastecer.

O consumo de combustível varia conforme o tipo de abastecimento e o ambiente de condução. No ciclo urbano, os números registrados são de 6,7 km/l com etanol e 9,7 km/l com gasolina. Já em estradas, o desempenho melhora para 9,2 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina, demonstrando maior eficiência em viagens de longa distância.

A autonomia também acompanha essa variação de consumo. No ambiente urbano, o tanque de 55 litros proporciona alcance de aproximadamente 369 km com etanol e 534 km com gasolina. No cenário rodoviário, os números sobem para 506 km com etanol e impressionantes 715 km com gasolina, tornando-o uma opção viável para quem percorre grandes distâncias frequentemente.

A relação entre desempenho e consumo é equilibrada, considerando a potência e o porte do veículo. A presença de um câmbio automatizado contribui para um consumo mais eficiente, especialmente em condições de tráfego constante, onde trocas suaves de marcha evitam desperdício de combustível.

Interior

Possui tração dianteira e câmbio automatizado de 6 marchas Powershift com embreagem dupla a seco. A direção elétrica garante leveza nas manobras e boa estabilidade em alta velocidade.
Possui tração dianteira e câmbio automatizado de 6 marchas Powershift com embreagem dupla a seco. A direção elétrica garante leveza nas manobras e boa estabilidade em alta velocidade.

O interior combina sofisticação e conforto, contando com bancos revestidos em couro e ajustes elétricos para o motorista, incluindo apoio lombar. O espaço interno acomoda até cinco ocupantes, com cintos de segurança ajustáveis em altura e encostos de cabeça para todos os passageiros. O banco traseiro bipartido e rebatível amplia a versatilidade do espaço de carga quando necessário.

O porta-malas tem capacidade para 316 litros, adequado para viagens curtas ou transporte do dia a dia. Para aumentar a praticidade, há luz interna no porta-malas e no porta-luvas, além de comandos internos para a abertura da tampa de abastecimento e do compartimento traseiro. A climatização é garantida pelo ar-condicionado automático de duas zonas, oferecendo conforto térmico diferenciado para motorista e passageiros.

Os itens de tecnologia incluem um sistema de som premium Sony, navegador GPS, volante multifuncional e conectividade via USB e Bluetooth. A presença de um computador de bordo e do espelhamento da tela do celular também aprimora a experiência do usuário. O retrovisor interno fotocrômico e os ajustes elétricos dos retrovisores externos proporcionam mais segurança em trajetos noturnos e condições de baixa visibilidade.

Medidas

As dimensões equilibradas garantem boa dirigibilidade e estabilidade. O comprimento total é de 4.360 mm, a largura chega a 1.823 mm e a distância entre-eixos é de 2.648 mm. A altura é de 1.469 mm, enquanto a carga útil atinge 501 kg, oferecendo boa capacidade de transporte.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com molas helicoidais, enquanto a traseira adota um sistema independente multibraço, também com molas helicoidais. Esse conjunto proporciona um rodar confortável e uma boa absorção de impactos em terrenos irregulares.

Os freios são compostos por discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, oferecendo eficiência na frenagem. A direção possui assistência elétrica, garantindo leveza nas manobras e precisão em velocidades mais altas. O diâmetro de giro é de 11 metros, permitindo boa agilidade em espaços urbanos.

Os pneus possuem medidas 215/50 R17 tanto na dianteira quanto na traseira, proporcionando um bom equilíbrio entre conforto e aderência. O estepe é de tamanho reduzido, medindo 125/80 R16, sendo indicado apenas para situações de emergência.

Preço aproximado

Ficha Técnica do Ford Focus Titanium Plus 2.0 AT 2019

O Ford Focus Titanium Plus 2.0 2019 tem porta-malas pequeno, manutenção cara, peças difíceis de encontrar, consumo elevado com etanol e possível desgaste no câmbio automático.
O Ford Focus Titanium Plus 2.0 2019 tem porta-malas pequeno, manutenção cara, peças difíceis de encontrar, consumo elevado com etanol e possível desgaste no câmbio automático.

Geral

  • Ano: 2019
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Importado
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Médio
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 3
  • Plataforma: C-Car

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção direta
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
  • Tuchos: Mecânicos
  • Cilindrada unitária: 500 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 4
  • Diâmetro do cilindro: 87,5 mm
  • Razão de compressão: 12:1
  • Curso do pistão: 83,1 mm
  • Deslocamento: 1999 cm³
  • Potência máxima: 178 cv (álcool) / 175 cv (gasolina) a 6500 rpm
  • Código do motor: Duratec
  • Torque máximo: 22,5 kgfm (álcool) / 21,5 kgfm (gasolina) a 4500 rpm
  • Peso/potência: 7,86 kg/cv
  • Torque específico: 11,3 kgfm/litro
  • Peso/torque: 62,2 kg/kgfm
  • Potência específica: 89,0 cv/litro
  • Rotação máxima: 7000 rpm
  • Viscosidade do óleo: 5W-20

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Automatizado de 6 marchas
  • Código do câmbio: Powershift
  • Acoplamento: Embreagem dupla a seco

Dimensões

  • Comprimento: 4360 mm
  • Largura: 1823 mm
  • Distância entre-eixos: 2648 mm
  • Altura: 1469 mm
  • Porta-malas: 316 litros
  • Tanque de combustível: 55 litros
  • Peso: 1399 kg
  • Carga útil: 501 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: 206 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 9,2 s

Consumo

  • Urbano: 6,7 km/l (álcool) / 9,7 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 9,2 km/l (álcool) / 13 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 369 km (álcool) / 534 km (gasolina)
  • Rodoviária: 506 km (álcool) / 715 km (gasolina)

Equipamentos do Ford Focus Titanium Plus 2.0 AT 2019

Para escolher um Focus Titanium Plus 2.0 usado, é essencial conferir histórico de revisões, alinhamento da carroceria, funcionamento da transmissão e eletrônicos. Evitar unidades sem procedência.
Para escolher um Focus Titanium Plus 2.0 usado, é essencial conferir histórico de revisões, alinhamento da carroceria, funcionamento da transmissão e eletrônicos. Evitar unidades sem procedência.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Airbags de cortina
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Alarme antifurto volumétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de xenônio
  • Faróis com refletores duplos
  • Faróis com regulagem de altura
  • Faróis de neblina
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Luz traseira de neblina
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Alerta de colisão frontal
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento dianteiro
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Frenagem automática de emergência
  • Chamada de assistência de emergência
  • Vetorização de torque

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 2
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Apoio de braço central no banco traseiro
  • Câmbio automático
  • Assistente de estacionamento semiautomático
  • Ajuste do volante em altura
  • Ajuste do volante em profundidade
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Bancos revestidos em couro
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Ajuste de apoio lombar para o motorista
  • Controle automático de velocidade
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Faróis com acendimento automático
  • Limpador de para-brisa automático
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Retrovisores rebatíveis eletricamente
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Rodas de liga leve
  • Teto solar elétrico
  • Troca de marchas no volante
  • Banco traseiro bipartido
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Rádio
  • CD player
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Sistema de som premium Sony
  • Leitor de cartão de memória

Fonte: Ford, Icarros, Webmotors, Olx e Motor1.

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