Com onda de calor, venda de ar-condicionado usado salta 165%, mostra OLX

Com temperaturas recordes sendo registradas nas últimas semanas, a venda de ar-condicionado usado subiu 165% na primeira quinzena de fevereiro ante igual período do mês anterior, conforme levantamento do OLX. Na mesma comparação, as vendas de ventiladores subiram 124%, enquanto as de freezer cresceram 104%.

+Preço do café salta 60% em 12 meses; veja lista de alimentos com as maiores altas

Segundo os dados da plataforma, de todas as vendas na primeira quinzena de fevereiro, 21% foi do Rio de Janeiro, sendo o estado com o maior percentual. Logo em seguida a OLX mostra altas de vendas em São Paulo, com 12%, e Amazonas, com 9%.

O estado fluminense também liderou a variação de vendas nos primeiros quinze dias do mês, com 709% a mais do que no mesmo período em janeiro. Na sequência estão Minas Gerais, com alta de 297%, e Paraná, com crescimento de 261% são os estados com mais variação no período.

A procura pelos itens registrou aumento de 1036% no estado do Rio de Janeiro nos primeiros quinze dias de fevereiro. Foi a maior variação entre os estados brasileiros, seguida por Rio Grande do Sul, com 330%, e Minas Gerais, com 228%, a mais na procura pelos itens usados para amenizar as altas temperaturas.

A diferença de preço do ar-condicionado usado e novo é de 74% em média. A plataforma ainda aponta que o valor médio do ar-condicionado usado é de R$ 1.137,37. Quanto ao ventilador, a diferença de preços entre usados e novos é de 58%, e em relação ao freezer, a escolha pelo aparelho de segunda mão gera em média 27% de economia na compra.

“Os produtos encontrados no mercado de usados para aliviar o calor rendem economias significativas aos compradores, já que é possível encontrar um aparelho semi-novo, em ótimas condições, por valores mais baixos que os novos. E as pessoas que desapegam desses aparelhos também se beneficiam, pois é uma ótima oportunidade de gerar renda extra”, diz Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.

Cidade de São Paulo registra temperatura recorde de 2025

A cidade de São Paulo registrou no dia 17 de fevereiro a maior temperatura deste ano, segundo a Defesa Civil Estadual: 34,9°C. Até então, o recorde era de 34,5°C, registrado em 21 de janeiro.

A medição desta segunda-feira foi feita na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Interlagos, na zona sul. Na estação do Inmet localizado no Mirante de Santana, na zona norte, a máxima de hoje foi de 33,7°C, inferior ao recorde do ano nesse posto de medição, conforme a Defesa Civil estadual.

O calor deve continuar nos próximos dias, com possibilidade de temperaturas ainda mais altas, segundo a meteorologia.

O post Com onda de calor, venda de ar-condicionado usado salta 165%, mostra OLX apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.