Toyota Corolla XEi: Um equilíbrio de desempenho e conforto na versão intermediária; confira anos e preços do sedan

O Toyota Corolla XEi (código Fipe: 002111-3) sempre foi aquela versão que entregava o melhor dos dois mundos: conforto e tecnologia sem exageros, desempenho sem extravagância, e um preço que, por anos, fez sentido para quem queria mais do que o básico, mas sem gastar no topo da linha. Um carro que andava bem, oferecia espaço e vinha recheado de equipamentos sem precisar ser chamado de “luxuoso”.

Anos e preços:

  • Toyota Corolla XEi 2025 – preço aproximado: R$ 150 mil – código Fipe: 002111-3
  • Toyota Corolla XEi 2024 – preço aproximado: R$ 145 mil – código Fipe: 002111-3
  • Toyota Corolla XEi 2023 – preço aproximado: R$ 130 mil – código Fipe: 002111-3
  • Toyota Corolla XEi 2022 – preço aproximado: R$ 125 mil – código Fipe: 002111-3
  • Toyota Corolla XEi 2021 – preço aproximado: R$ 121 mil – código Fipe: 002111-3
  • Toyota Corolla XEi 2020 – preço aproximado: R$ 117 mil – código Fipe: 002111-3
  • Toyota Corolla XEi 2019 – preço aproximado: R$ 103 mil – código Fipe: 002111-3
  • Toyota Corolla XEi 2018 – preço aproximado: R$ 97 mil – código Fipe: 002111-3
  • Toyota Corolla XEi 2017 – preço aproximado: R$ 89 mil – código Fipe: 002111-3
  • Toyota Corolla XEi 2016 – preço aproximado: R$ 84 mil – código Fipe: 002111-3
  • Toyota Corolla XEi 2015 – preço aproximado: R$ 81 mil – código Fipe: 002111-3
  • Toyota Corolla XEi 2014 – preço aproximado: R$ 69 mil – código Fipe: 002111-3
  • Toyota Corolla XEi 2013 – preço aproximado: R$ 66 mil – código Fipe: 002111-3
  • Toyota Corolla XEi 2012 – preço aproximado: R$ 62 mil – código Fipe: 002111-3
  • Toyota Corolla XEi 2011 – preço aproximado: R$ 56 mil – código Fipe: 002111-3
  • Toyota Corolla XEi 2010 – preço aproximado: R$ 51 mil – código Fipe: 002028-1
  • Toyota Corolla XEi 2009 – preço aproximado: R$ 48 mil – código Fipe: 002028-1
  • Toyota Corolla XEi 2008 – preço aproximado: R$ 39 mil – código Fipe: 002028-1
  • Toyota Corolla XEi 2007 – preço aproximado: R$ 35 mil – código Fipe: 002028-1
  • Toyota Corolla XEi 2006 – preço aproximado: R$ 34 mil – código Fipe: 002028-1
  • Toyota Corolla XEi 2005 – preço aproximado: R$ 32 mil – código Fipe: 002028-1
  • Toyota Corolla XEi 2004 – preço aproximado: R$ 31 mil – código Fipe: 002028-1
  • Toyota Corolla XEi 2003 – preço aproximado: R$ 30 mil – código Fipe: 002028-1
  • Toyota Corolla XEi 2002 – preço aproximado: R$ 27 mil – código Fipe: 002028-1

Ao longo de mais de duas décadas, essa versão serviu como o ponto de equilíbrio do Corolla no Brasil. Ficava acima do GLi, que era o mais simples e focado em frotistas, e abaixo das versões mais caras, como a Altis, que sempre trouxe mais sofisticação. Era o Corolla para quem queria tudo o que importava sem pagar por firulas. Um sedã que tinha presença, desempenho competente e confiabilidade de sobra.

Mas o mundo muda, e até os carros mais tradicionais precisam acompanhar essa transformação. O Corolla XEi sobreviveu a diversas gerações, recebeu motores mais potentes, mudou de câmbio automático para CVT e adotou novas tecnologias. No entanto, em 2022, a Toyota decidiu encerrar essa versão, marcando o fim de uma era para um dos modelos mais queridos dos brasileiros.

Toyota Corolla XEi: a versão intermediária do sedan com ótimo custo-benefício

O Toyota Corolla XEi foi uma das versões intermediárias mais populares do sedã no Brasil, equilibrando conforto, desempenho e tecnologia. Disponível entre 1998 e 2022, essa versão oferecia mais equipamentos que o GLi, mas sem o luxo do Altis. Ideal para quem buscava custo-benefício com motor potente e câmbio automático ou CVT.

Toyota Corolla XEi 2025

O Corolla XEi 2025 mantém o motor 2.0 de 177 cv e câmbio CVT de 10 marchas simuladas, oferecendo mais tecnologia, segurança Toyota Safety Sense e refinamento interno.
O Corolla XEi 2025 mantém o motor 2.0 de 177 cv e câmbio CVT de 10 marchas simuladas, oferecendo mais tecnologia, segurança Toyota Safety Sense e refinamento interno.

Em 2025, o Toyota Corolla XEi continua como uma das versões mais equilibradas da linha, oferecendo um conjunto robusto de tecnologia, desempenho e conforto. O modelo mantém o motor 2.0 Dynamic Force de 177 cv, acoplado ao câmbio CVT de 10 marchas simuladas, garantindo eficiência e suavidade na condução.

No quesito tecnologia, a versão XEi segue equipada com o Toyota Safety Sense, que inclui alerta de colisão, frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa. A central multimídia de 10,5 polegadas e o painel digital de 12,3 polegadas garantem uma interface moderna e intuitiva.

O design do Corolla XEi 2025 mantém a identidade refinada da décima segunda geração (E210), com faróis Full LED, rodas de 17 polegadas e um perfil aerodinâmico que favorece o consumo de combustível. O interior conta com acabamento premium, bancos em couro sintético e materiais de toque macio no painel e portas.

Por continuar oferecendo um excelente equilíbrio entre preço e equipamentos, o Corolla XEi 2025 segue sendo uma das versões mais procuradas do sedã, ideal tanto para o dia a dia quanto para longas viagens.

Toyota Corolla XEi 2024

Com motor 2.0 de 177 cv e CVT de 10 marchas, o Corolla XEi 2024 trouxe nova central multimídia de 10,5’’, painel digital atualizado e mais assistências de condução.
Com motor 2.0 de 177 cv e CVT de 10 marchas, o Corolla XEi 2024 trouxe nova central multimídia de 10,5’’, painel digital atualizado e mais assistências de condução.

O Corolla XEi 2024 manteve as melhorias implementadas na linha 2023, consolidando-se como uma das versões mais vendidas da gama. Seu motor 2.0 Dynamic Force de 177 cv continuou sendo um dos destaques, com desempenho ágil e consumo equilibrado, auxiliado pelo câmbio CVT de 10 marchas simuladas.

Em termos de tecnologia, a versão XEi manteve o pacote de segurança Toyota Safety Sense, oferecendo recursos como monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e assistente de permanência em faixa. O sistema multimídia foi atualizado, com tela de 10,5 polegadas e conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

O design do Corolla XEi 2024 seguiu a linha do modelo anterior, com leves atualizações estéticas, incluindo novos desenhos para as rodas de 17 polegadas e opções de cores renovadas. O interior manteve a qualidade já conhecida, com bancos revestidos em couro e ajustes elétricos para o motorista.

Com uma excelente relação entre custo e benefícios, o XEi seguiu como a escolha preferida para motoristas que buscavam um sedã confortável, confiável e bem equipado sem chegar ao preço das versões topo de linha.

Toyota Corolla XEi 2023

O Corolla XEi 2023 recebeu mais tecnologias de segurança e multimídia, mantendo o motor 2.0 de 177 cv, câmbio CVT e conforto para uso urbano e rodoviário.
O Corolla XEi 2023 recebeu mais tecnologias de segurança e multimídia, mantendo o motor 2.0 de 177 cv, câmbio CVT e conforto para uso urbano e rodoviário.

O ano de 2023 trouxe algumas atualizações importantes para o Corolla XEi, principalmente no conjunto de segurança e tecnologia. A Toyota implementou novas assistências de condução, reforçando a proposta do modelo como um dos sedãs médios mais completos do mercado.

O motor 2.0 Dynamic Force de 177 cv e o câmbio CVT de 10 marchas simuladas continuaram sendo os mesmos da versão anterior, garantindo bom desempenho e eficiência no consumo. No entanto, melhorias no isolamento acústico e na calibragem da suspensão tornaram a experiência de condução ainda mais refinada.

O sistema multimídia recebeu uma tela maior de 10,5 polegadas, enquanto o painel de instrumentos digital foi atualizado para um display de 12,3 polegadas, proporcionando mais informações ao motorista. Além disso, o pacote Toyota Safety Sense foi aprimorado, incluindo detecção de pedestres e ciclistas.

Com essas mudanças, o Corolla XEi 2023 consolidou-se como a opção intermediária mais atraente da linha, oferecendo um nível elevado de conforto e tecnologia por um preço competitivo dentro do segmento.

Toyota Corolla XEi 2022

O Corolla XEi 2022 trouxe melhorias na conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, mantendo o motor 2.0 Dynamic Force de 177 cv e câmbio CVT de 10 marchas.
O Corolla XEi 2022 trouxe melhorias na conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, mantendo o motor 2.0 Dynamic Force de 177 cv e câmbio CVT de 10 marchas.

O modelo 2022 do Corolla XEi manteve a fórmula de sucesso da versão anterior, com pequenas atualizações para reforçar sua competitividade. O motor 2.0 Dynamic Force de 177 cv e o câmbio CVT de 10 marchas simuladas continuaram como o grande destaque mecânico do sedã.

A principal novidade no XEi 2022 foi a inclusão de novas funções no sistema de conectividade, como espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, algo muito esperado pelos consumidores. O design permaneceu praticamente inalterado, mantendo sua identidade sofisticada.

O interior manteve os materiais de alta qualidade e o espaço generoso para os ocupantes. A ergonomia dos bancos e os comandos no volante proporcionaram mais conforto, enquanto o porta-malas de 470 litros seguiu como um dos diferenciais para quem precisa de espaço.

Com sua reputação consolidada, o Corolla XEi 2022 foi uma das versões mais vendidas do modelo, sendo bastante procurado tanto no mercado de 0 km quanto no de seminovos.

Toyota Corolla XEi 2021

O XEi 2021 focou em refinamento, melhor isolamento acústico e tecnologia embarcada. O motor 2.0 de 177 cv e o CVT de 10 marchas seguiram garantindo bom desempenho.
O XEi 2021 focou em refinamento, melhor isolamento acústico e tecnologia embarcada. O motor 2.0 de 177 cv e o CVT de 10 marchas seguiram garantindo bom desempenho.

O Corolla XEi 2021 trouxe melhorias discretas, mantendo o conjunto já elogiado da geração E210. O motor 2.0 Dynamic Force de 177 cv e o câmbio CVT de 10 marchas simuladas seguiram garantindo um desempenho equilibrado e eficiência no consumo.

A Toyota focou em aperfeiçoar o isolamento acústico e a suspensão do modelo, tornando-o ainda mais confortável para rodagem urbana e em rodovias. Além disso, os assistentes de condução do Toyota Safety Sense foram refinados para melhorar a resposta em situações de emergência.

No quesito tecnologia, o XEi 2021 recebeu atualizações no sistema multimídia, com uma interface mais moderna e rápida. O acabamento interno seguiu o padrão elevado da linha, com materiais suaves ao toque e bancos revestidos em couro sintético.

O Corolla XEi 2021 seguiu como uma das opções mais equilibradas da linha, sendo procurado por motoristas que buscavam um carro confiável para o dia a dia e viagens longas.

Toyota Corolla XEi 2020

O Corolla XEi 2020 estreou a nova geração E210 com a plataforma TNGA, motor 2.0 Dynamic Force de 177 cv e câmbio CVT de 10 marchas, oferecendo mais tecnologia e conforto.
O Corolla XEi 2020 estreou a nova geração E210 com a plataforma TNGA, motor 2.0 Dynamic Force de 177 cv e câmbio CVT de 10 marchas, oferecendo mais tecnologia e conforto.

O modelo 2020 do Corolla XEi marcou o início da décima segunda geração (E210) no Brasil, trazendo uma grande revolução no design, na plataforma e na tecnologia embarcada. O modelo passou a ser fabricado sobre a nova plataforma TNGA, proporcionando mais rigidez estrutural e segurança.

Uma das principais mudanças foi a adoção do motor 2.0 Dynamic Force de 177 cv, que estreou com injeção direta e indireta para melhorar o desempenho e a eficiência. O câmbio CVT com 10 marchas simuladas substituiu o antigo CVT de 7 marchas, proporcionando respostas mais rápidas.

O design foi completamente renovado, com um visual mais agressivo e moderno. Os faróis Full LED, a grade frontal redesenhada e a traseira mais imponente deram ao Corolla um aspecto mais sofisticado. O interior também foi aprimorado, com painel digital e central multimídia integrada.

O Corolla XEi 2020 representou um grande salto evolutivo dentro da linha e se consolidou rapidamente como uma das versões mais vendidas do modelo.

Toyota Corolla XEi 2019

Último ano da geração E170, o Corolla XEi 2019 manteve o motor 2.0 de 153 cv e câmbio CVT de 7 marchas, com um pacote completo de equipamentos e acabamento refinado.
Último ano da geração E170, o Corolla XEi 2019 manteve o motor 2.0 de 153 cv e câmbio CVT de 7 marchas, com um pacote completo de equipamentos e acabamento refinado.

O Toyota Corolla XEi 2019 foi o último modelo da décima primeira geração (E170) antes da chegada da nova geração. Esse ano marcou o fim de um ciclo que consolidou o modelo como um dos mais vendidos do segmento de sedãs médios no Brasil.

O motor 2.0 Dual VVT-i de 153 cv (etanol) e 143 cv (gasolina) continuou sendo utilizado, junto ao câmbio CVT de 7 marchas simuladas, oferecendo um desempenho equilibrado e uma condução confortável. O consumo se manteve eficiente, tornando-se uma escolha viável para uso urbano e rodoviário.

Na parte visual, o Corolla XEi 2019 manteve o design atualizado em 2017, com faróis afilados, grade cromada e um conjunto estético mais moderno. No interior, o acabamento seguiu refinado, com materiais de boa qualidade e painel ergonômico, garantindo conforto aos ocupantes.

Além disso, a segurança foi um dos destaques do modelo, com sete airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e câmera de ré. Mesmo prestes a ser substituído pela nova geração, o Corolla XEi 2019 seguiu como um dos sedãs médios mais desejados do mercado.

Toyota Corolla XEi 2018

O XEi 2018 trouxe sete airbags de série e controle de estabilidade, mantendo motor 2.0 de 153 cv, CVT de 7 marchas e um interior confortável para longas viagens.
O XEi 2018 trouxe sete airbags de série e controle de estabilidade, mantendo motor 2.0 de 153 cv, CVT de 7 marchas e um interior confortável para longas viagens.

O Corolla XEi 2018 manteve as atualizações da reestilização feita em 2017, consolidando-se como uma das versões mais equilibradas do modelo. Com um conjunto mecânico confiável e um design atualizado, o sedã manteve sua posição de destaque no mercado brasileiro.

O motor 2.0 Dual VVT-i de 153 cv (etanol) permaneceu o mesmo, garantindo um desempenho adequado tanto na cidade quanto na estrada. O câmbio CVT de 7 marchas simuladas proporcionou trocas suaves e eficiência no consumo de combustível, um dos pontos fortes do modelo.

O grande diferencial do Corolla XEi 2018 foi a adoção de sete airbags e controles de tração e estabilidade de série, tornando o sedã mais seguro. Além disso, a suspensão foi recalibrada, proporcionando maior conforto ao rodar.

No interior, o acabamento refinado seguiu como um dos destaques, com bancos em couro, central multimídia com tela sensível ao toque e comandos no volante. Esses fatores contribuíram para a manutenção das boas vendas do modelo.

Toyota Corolla XEi 2017

O Corolla XEi 2017 recebeu um facelift com faróis mais finos, grade redesenhada e melhorias no painel. O motor 2.0 de 153 cv e CVT garantiram suavidade e eficiência.
O Corolla XEi 2017 recebeu um facelift com faróis mais finos, grade redesenhada e melhorias no painel. O motor 2.0 de 153 cv e CVT garantiram suavidade e eficiência.

O Corolla XEi 2017 trouxe um facelift que modernizou o visual do sedã, tornando-o mais agressivo e sofisticado. Essa atualização foi essencial para manter o modelo competitivo no mercado, principalmente diante da concorrência crescente dos SUVs.

O motor 2.0 Dual VVT-i de 153 cv e o câmbio CVT de 7 marchas simuladas continuaram como destaque, garantindo um desempenho eficiente e economia de combustível. A direção elétrica manteve-se precisa e leve, proporcionando uma dirigibilidade agradável.

Na parte visual, o facelift incluiu novos faróis mais finos com assinatura em LED, grade redesenhada e para-choque mais esportivo. As rodas de liga leve também ganharam um novo design, reforçando a proposta mais moderna do modelo.

Além das mudanças externas, o interior recebeu novos materiais de acabamento, com um painel redesenhado e nova central multimídia. A inclusão de sete airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade tornou a versão XEi ainda mais segura.

Toyota Corolla XEi 2016

O XEi 2016 manteve o equilíbrio entre conforto e desempenho, com motor 2.0 de 153 cv e CVT de 7 marchas. O acabamento interno continuou sofisticado e ergonômico.
O XEi 2016 manteve o equilíbrio entre conforto e desempenho, com motor 2.0 de 153 cv e CVT de 7 marchas. O acabamento interno continuou sofisticado e ergonômico.

O Corolla XEi 2016 manteve as características que fizeram do modelo um dos mais vendidos do Brasil, sem grandes mudanças em relação ao ano anterior. O foco da Toyota foi manter a confiabilidade e o conforto que já eram reconhecidos pelos consumidores.

O motor 2.0 Dual VVT-i de 153 cv e o câmbio CVT de 7 marchas simuladas continuaram proporcionando uma experiência de condução suave e econômica. A suspensão bem ajustada garantia um rodar confortável, tanto na cidade quanto na estrada.

No interior, o acabamento manteve-se sofisticado, com bancos em couro de série, painel moderno e uma central multimídia atualizada. O porta-malas de 470 litros seguiu sendo um dos diferenciais para quem buscava espaço e praticidade.

A segurança foi reforçada com freios ABS, airbags laterais e de cortina, além do assistente de partida em rampa. Mesmo sem mudanças significativas, o Corolla XEi 2016 manteve seu alto nível de vendas no segmento de sedãs médios.

Toyota Corolla XEi 2015

A nova geração do Corolla XEi 2015 trouxe design renovado, motor 2.0 de 153 cv e o moderno câmbio CVT, tornando-o mais eficiente e confortável no uso diário.
A nova geração do Corolla XEi 2015 trouxe design renovado, motor 2.0 de 153 cv e o moderno câmbio CVT, tornando-o mais eficiente e confortável no uso diário.

O Corolla XEi 2015 foi um dos primeiros anos da décima primeira geração (E170), que chegou ao Brasil em 2014 com um visual totalmente renovado. Essa geração marcou uma grande mudança no design do modelo, tornando-o mais sofisticado e imponente.

O motor 2.0 Dual VVT-i de 153 cv foi mantido, mas a grande novidade foi a adoção do câmbio CVT de 7 marchas simuladas, substituindo o antigo automático de 4 marchas. Essa mudança trouxe mais suavidade nas trocas e melhor eficiência no consumo.

O visual foi completamente reformulado, com faróis mais afilados, grade cromada e um perfil aerodinâmico aprimorado. No interior, o painel ganhou um design mais ergonômico e materiais de acabamento superiores, oferecendo mais conforto aos ocupantes.

A versão XEi se destacou por oferecer um excelente equilíbrio entre custo e benefícios, tornando-se a escolha de muitos consumidores que buscavam um sedã moderno e confiável.

Toyota Corolla XEi 2014

Último ano da geração E140, o Corolla XEi 2014 manteve motor 2.0 de 142 cv e câmbio automático de 4 marchas. Seu acabamento e confiabilidade ainda eram destaque.
Último ano da geração E140, o Corolla XEi 2014 manteve motor 2.0 de 142 cv e câmbio automático de 4 marchas. Seu acabamento e confiabilidade ainda eram destaque.

O Corolla XEi 2014 foi o último modelo da décima geração (E140/E150), antes da chegada da geração E170. Mesmo sendo um modelo prestes a ser substituído, ainda era uma opção sólida para quem buscava um sedã confiável.

O motor 2.0 de 142 cv manteve-se como o destaque dessa versão, acoplado ao câmbio automático de 4 marchas, que já demonstrava sinais de defasagem em relação aos concorrentes. No entanto, a robustez mecânica continuava sendo um ponto positivo.

O design do Corolla XEi 2014 era discreto, mas elegante, com faróis projetores e detalhes cromados na grade. No interior, o acabamento mantinha um bom padrão, com bancos revestidos em couro e painel bem organizado.

Apesar da concorrência com modelos mais modernos, o Corolla XEi 2014 seguiu sendo um dos sedãs mais confiáveis do mercado, graças à sua mecânica robusta e manutenção acessível.

Toyota Corolla XEi 2013

O XEi 2013 teve pequenas atualizações, mantendo motor 2.0 de 142 cv e câmbio automático de 4 marchas. Confiabilidade e conforto seguiram como pontos fortes do modelo.
O XEi 2013 teve pequenas atualizações, mantendo motor 2.0 de 142 cv e câmbio automático de 4 marchas. Confiabilidade e conforto seguiram como pontos fortes do modelo.

O Corolla XEi 2013 fez parte da décima geração (E140/E150) e manteve as características já conhecidas do modelo. Esse ano marcou um período de estabilidade para o Corolla, sem grandes mudanças mecânicas ou visuais.

O motor 2.0 de 142 cv e o câmbio automático de 4 marchas continuaram sendo utilizados, garantindo um desempenho confiável e uma dirigibilidade confortável. O consumo era razoável, e a manutenção seguiu sendo um dos pontos positivos do modelo.

No design, pequenas mudanças foram aplicadas, como novos detalhes na grade e novas opções de cores. O interior manteve a boa ergonomia e o espaço interno generoso, característicos do Corolla.

Mesmo sem grandes inovações, o Corolla XEi 2013 permaneceu entre os sedãs médios mais vendidos do Brasil, graças à sua reputação de carro confiável e durável.

Toyota Corolla XEi 2012

O Corolla XEi 2012 trouxe melhorias no acabamento interno e na suspensão, mantendo motor 2.0 de 142 cv, câmbio automático de 4 marchas e segurança reforçada.
O Corolla XEi 2012 trouxe melhorias no acabamento interno e na suspensão, mantendo motor 2.0 de 142 cv, câmbio automático de 4 marchas e segurança reforçada.

O Toyota Corolla XEi 2012 manteve as qualidades já conhecidas da décima geração (E140/E150), oferecendo um equilíbrio entre conforto, confiabilidade e desempenho. Embora não tenha trazido mudanças significativas, esse modelo seguiu como um dos sedãs médios mais vendidos no Brasil.

O motor 2.0 de 142 cv seguiu sendo o principal destaque da versão XEi, trabalhando em conjunto com o câmbio automático de 4 marchas, que já começava a mostrar sinais de defasagem frente aos concorrentes que adotavam transmissões mais modernas. Mesmo assim, a durabilidade do conjunto mecânico era um dos principais atrativos para os consumidores.

No quesito tecnologia, o Corolla XEi 2012 contava com bancos revestidos em couro, ar-condicionado digital, central multimídia integrada e volante multifuncional. A segurança também foi um ponto positivo, com airbags frontais, laterais e de cortina, além de freios ABS de série.

O design externo permaneceu discreto e elegante, com novas opções de cores e rodas redesenhadas. Apesar de não ser um carro com apelo esportivo, a versão XEi manteve seu espaço como uma opção sólida para quem buscava um sedã confiável e confortável para o dia a dia.

Toyota Corolla XEi 2011

Com visual atualizado, o Corolla XEi 2011 manteve motor 2.0 de 142 cv e câmbio automático de 4 marchas. Conforto, durabilidade e bom espaço interno foram destaques.
Com visual atualizado, o Corolla XEi 2011 manteve motor 2.0 de 142 cv e câmbio automático de 4 marchas. Conforto, durabilidade e bom espaço interno foram destaques.

O Corolla XEi 2011 trouxe pequenas atualizações visuais, acompanhando a reestilização da décima geração (E140/E150) feita em 2010. As mudanças foram sutis, mas garantiram um visual mais moderno e alinhado com as tendências do mercado.

O motor 2.0 de 142 cv seguiu como a principal opção da versão XEi, garantindo um desempenho adequado para um sedã médio. O câmbio automático de 4 marchas ainda era utilizado, e embora não fosse o mais moderno da categoria, oferecia conforto e robustez mecânica.

A versão XEi manteve os principais itens de conforto, como bancos em couro, central multimídia, ar-condicionado digital e comandos no volante. Além disso, o porta-malas espaçoso e a qualidade do acabamento interno eram pontos de destaque.

Apesar da concorrência crescente no segmento, o Corolla XEi 2011 continuou sendo um dos líderes de vendas, especialmente pelo seu histórico de confiabilidade e custo de manutenção relativamente baixo.

Toyota Corolla XEi 2010

Reestilizado, o XEi 2010 ganhou faróis mais afilados e novo acabamento interno. Motor 2.0 de 142 cv e câmbio automático de 4 marchas seguiram garantindo boa dirigibilidade.
Reestilizado, o XEi 2010 ganhou faróis mais afilados e novo acabamento interno. Motor 2.0 de 142 cv e câmbio automático de 4 marchas seguiram garantindo boa dirigibilidade.

O Toyota Corolla XEi 2010 foi um dos primeiros anos da reestilização da décima geração (E140/E150), trazendo um visual mais atualizado e algumas melhorias mecânicas e tecnológicas.

O design recebeu mudanças sutis, como faróis mais alongados, grade frontal redesenhada e para-choque com novo desenho, dando um toque mais moderno ao sedã. Internamente, o painel foi atualizado com novos materiais e detalhes cromados.

O motor 2.0 de 142 cv foi mantido, junto ao câmbio automático de 4 marchas. Apesar da transmissão já estar ultrapassada em relação aos concorrentes, a confiabilidade mecânica e a suavidade ao rodar continuaram sendo pontos positivos.

A versão XEi seguiu como uma das mais procuradas, oferecendo bancos em couro, ar-condicionado digital, volante multifuncional e sensores de estacionamento. A segurança também foi reforçada, com airbags laterais e de cortina.

Toyota Corolla XEi 2009

O XEi 2009 estreou a nova geração E140, com visual moderno, motor 2.0 de 142 cv e câmbio automático de 4 marchas. Interior mais espaçoso e equipamentos atualizados.
O XEi 2009 estreou a nova geração E140, com visual moderno, motor 2.0 de 142 cv e câmbio automático de 4 marchas. Interior mais espaçoso e equipamentos atualizados.

O Corolla XEi 2009 marcou o início da décima geração (E140/E150) no Brasil, trazendo uma revolução no design e um conjunto mecânico aprimorado. Essa nova geração era maior, mais espaçosa e mais sofisticada do que sua antecessora.

O modelo adotou um novo motor 2.0 de 142 cv, que oferecia um desempenho mais adequado para o porte do sedã. O câmbio automático de 4 marchas foi mantido, mas com ajustes para proporcionar trocas mais suaves e maior eficiência no consumo de combustível.

O design do Corolla XEi 2009 foi completamente reformulado, com um visual mais moderno e aerodinâmico. Internamente, o painel ganhou novos materiais de acabamento, um sistema multimídia mais avançado e um espaço interno aprimorado para os ocupantes.

A segurança também foi um ponto forte dessa geração, com a inclusão de freios ABS de série, airbags laterais e de cortina. Com essas melhorias, o Corolla XEi 2009 consolidou-se como um dos sedãs médios mais desejados da época.

Toyota Corolla XEi 2008

Último ano da geração E120, o XEi 2008 manteve motor 1.8 de 136 cv e câmbio automático de 4 marchas. Seu design clássico e confiabilidade mecânica eram destaques.
Último ano da geração E120, o XEi 2008 manteve motor 1.8 de 136 cv e câmbio automático de 4 marchas. Seu design clássico e confiabilidade mecânica eram destaques.

O Corolla XEi 2008 foi o último ano da nona geração (E120/E130) no Brasil. Esse modelo manteve a fórmula de sucesso que havia sido estabelecida em 2002, com confiabilidade mecânica e um conjunto equilibrado.

O motor 1.8 16V VVT-i de 136 cv ainda era utilizado, garantindo um desempenho adequado e um consumo relativamente econômico para um sedã médio. O câmbio automático de 4 marchas manteve-se como a principal opção para quem buscava conforto ao dirigir.

O design já mostrava sinais de defasagem frente aos concorrentes mais modernos, mas ainda era apreciado pelo público que priorizava discrição e elegância. O acabamento interno manteve a qualidade, com bancos em couro e um painel bem organizado.

Mesmo sendo um modelo prestes a ser substituído, o Corolla XEi 2008 continuou sendo um dos sedãs mais confiáveis e valorizados no mercado de seminovos.

Toyota Corolla XEi 2007

O Corolla XEi 2007 seguiu sem mudanças, com motor 1.8 de 136 cv e câmbio automático de 4 marchas. O conforto e a durabilidade mantiveram sua popularidade no mercado.
O Corolla XEi 2007 seguiu sem mudanças, com motor 1.8 de 136 cv e câmbio automático de 4 marchas. O conforto e a durabilidade mantiveram sua popularidade no mercado.

O Corolla XEi 2007 manteve-se praticamente inalterado em relação ao ano anterior, com pequenas melhorias no acabamento e nos equipamentos. Essa versão seguiu sendo uma das mais vendidas da nona geração (E120/E130).

O motor 1.8 16V de 136 cv permaneceu o mesmo, aliado ao câmbio automático de 4 marchas. Esse conjunto mecânico era conhecido pela durabilidade e pelo baixo custo de manutenção, o que ajudava a manter o bom valor de revenda do modelo.

O Corolla XEi 2007 oferecia um pacote completo de conforto, com bancos em couro, ar-condicionado digital, volante multifuncional e airbags frontais. A ergonomia dos bancos e a posição de dirigir continuaram sendo pontos positivos do modelo.

Com um público fiel e uma reputação consolidada, o Corolla XEi 2007 seguiu como uma das melhores opções para quem buscava um sedã confiável e confortável.

Toyota Corolla XEi 2006

O XEi 2006 oferecia motor 1.8 de 136 cv, câmbio automático de 4 marchas e acabamento de qualidade. A confiabilidade seguiu sendo um dos principais atrativos do modelo.
O XEi 2006 oferecia motor 1.8 de 136 cv, câmbio automático de 4 marchas e acabamento de qualidade. A confiabilidade seguiu sendo um dos principais atrativos do modelo.

O Toyota Corolla XEi 2006 manteve as características da nona geração (E120/E130), consolidando-se como um dos sedãs médios mais vendidos no Brasil. Apesar de não ter passado por grandes mudanças nesse ano, o modelo seguiu atraindo consumidores pela confiabilidade e pelo conforto.

O motor 1.8 16V VVT-i de 136 cv seguiu como a principal opção da versão XEi, garantindo um desempenho equilibrado. O câmbio automático de 4 marchas manteve a suavidade nas trocas, embora já começasse a demonstrar certa defasagem frente aos concorrentes que adotavam transmissões mais modernas.

O acabamento interno seguiu sendo um dos diferenciais do Corolla XEi 2006, com bancos em couro, painel de instrumentos bem organizado e comandos no volante. A ergonomia e o espaço interno eram pontos bastante elogiados pelos proprietários.

Na parte de segurança, o modelo continuou oferecendo airbags frontais, freios ABS e uma carroceria bem estruturada, garantindo bons resultados em testes de impacto. Com esses atributos, o Corolla XEi 2006 seguiu como uma das melhores opções dentro do segmento de sedãs médios.

Toyota Corolla XEi 2005

O Corolla XEi 2005 seguiu a mesma linha da versão anterior, com poucas mudanças visuais e mecânicas. Esse modelo já havia se consolidado no Brasil como um dos sedãs médios mais confiáveis e valorizados no mercado de usados.

O motor 1.8 16V de 136 cv manteve-se eficiente e durável, enquanto o câmbio automático de 4 marchas continuou garantindo conforto na condução. A direção hidráulica bem calibrada e a suspensão ajustada proporcionavam uma dirigibilidade suave, ideal tanto para o uso urbano quanto rodoviário.

No interior, a versão XEi manteve bancos revestidos em couro, ar-condicionado digital, sistema de som de boa qualidade e painel bem acabado. O espaço interno era um dos destaques, acomodando bem os passageiros e oferecendo um porta-malas generoso.

Mesmo sem mudanças significativas, o Corolla XEi 2005 seguiu vendendo bem e mantendo sua posição de destaque entre os sedãs médios mais confiáveis do mercado brasileiro.

Toyota Corolla XEi 2004

O Corolla XEi 2004 trouxe algumas pequenas atualizações em equipamentos e acabamento, mantendo a base da nona geração (E120/E130). O modelo já estava consolidado no Brasil e começava a ser amplamente reconhecido pelo seu baixo custo de manutenção e durabilidade.

O motor 1.8 16V VVT-i de 136 cv seguiu oferecendo um desempenho adequado para a categoria, com funcionamento suave e econômico. O câmbio automático de 4 marchas continuava sendo uma das principais opções para quem buscava conforto ao dirigir.

O design permaneceu praticamente inalterado, mas o interior recebeu novos revestimentos e um painel com materiais de melhor qualidade. Além disso, o isolamento acústico foi aprimorado, tornando a cabine mais silenciosa.

A segurança foi um dos pontos fortes do modelo, com airbags frontais, freios ABS e estrutura reforçada. O Corolla XEi 2004 seguiu sendo uma escolha popular entre motoristas que buscavam um carro confiável e com bom valor de revenda.

Toyota Corolla XEi 2003

O Corolla XEi 2003 marcou um dos primeiros anos da nona geração (E120/E130), que trouxe uma revolução no design e na mecânica do sedã médio da Toyota. Essa geração representou um salto em relação ao modelo anterior, tornando o Corolla mais moderno e competitivo no Brasil.

O motor 1.8 16V de 136 cv trouxe melhorias no desempenho e na economia de combustível, enquanto o câmbio automático de 4 marchas manteve a proposta de conforto ao dirigir. A suspensão foi recalibrada, garantindo mais estabilidade e conforto ao rodar.

O design adotou um visual mais arredondado, com faróis maiores, grade mais imponente e um perfil mais elegante. No interior, a versão XEi recebeu um acabamento aprimorado, com bancos em couro, ar-condicionado digital e um painel bem organizado.

Essa geração foi um divisor de águas para o Corolla no Brasil, aumentando significativamente sua popularidade e colocando-o entre os sedãs médios mais vendidos do país.

Toyota Corolla XEi 2002

Primeiro ano do XEi no Brasil, o Corolla 2002 trouxe motor 1.8 de 136 cv, câmbio automático de 4 marchas e acabamento refinado, iniciando sua trajetória de sucesso.
Primeiro ano do XEi no Brasil, o Corolla 2002 trouxe motor 1.8 de 136 cv, câmbio automático de 4 marchas e acabamento refinado, iniciando sua trajetória de sucesso.

O Corolla XEi 2002 foi o primeiro ano da versão XEi no Brasil, marcando a chegada da nona geração (E120/E130). Esse lançamento foi fundamental para consolidar o modelo no segmento de sedãs médios, trazendo um nível de acabamento e confiabilidade que se tornaria um padrão para os anos seguintes.

A grande novidade foi o motor 1.8 16V VVT-i de 136 cv, que introduziu a tecnologia de variação no comando de válvulas, melhorando o desempenho e a eficiência no consumo de combustível. O câmbio automático de 4 marchas e a suspensão bem ajustada garantiam um rodar suave e confortável.

O design foi completamente reformulado em relação à geração anterior, adotando linhas mais arredondadas e um visual mais moderno. O interior também foi renovado, oferecendo mais espaço e um painel com um layout mais sofisticado.

Com a chegada do XEi, o Corolla passou a oferecer um pacote de equipamentos mais completo, incluindo bancos em couro, direção hidráulica, ar-condicionado digital e airbags frontais. Essa versão foi um grande sucesso e ajudou a fortalecer a imagem do Corolla como um dos sedãs médios mais confiáveis do Brasil.

O que significa a sigla XEi no Toyota Corolla?

O Toyota Corolla XEi foi vendido no Brasil em diversas gerações, sendo uma das versões mais populares do sedã.
O Toyota Corolla XEi foi vendido no Brasil em diversas gerações, sendo uma das versões mais populares do sedã.

A versão XEi do Toyota Corolla é uma das mais populares da linha, oferecendo um equilíbrio entre custo e equipamentos. Mas o que significa essa sigla? Embora a Toyota não tenha uma explicação oficial, a nomenclatura segue um padrão utilizado pela marca para diferenciar os níveis de acabamento dos seus veículos.

Pontos principais:

  • Equilíbrio entre desempenho e conforto.
  • Manutenção e custo-benefício atraentes.
  • Adoção de novas tecnologias ao longo dos anos.
  • Versão intermediária ideal para quem busca mais que o básico.

A sigla XEi pode ser interpretada da seguinte forma: o “X” indica uma categoria superior aos modelos de entrada, possivelmente significando “Executive” ou “Extra”. O “E” pode estar relacionado a “Elegance” ou “Equipado”, reforçando que essa versão tem mais recursos. Já o “i” está associado à injeção eletrônica, uma tecnologia presente em motores modernos.

Essa versão do Corolla costuma ficar acima do modelo GLi e abaixo do Altis, sendo considerada intermediária. Ela se destaca por oferecer um pacote de equipamentos mais completo, incluindo central multimídia, ar-condicionado digital, bancos revestidos em couro e algumas assistências à condução, dependendo da geração.

Ao longo dos anos, o Corolla XEi se consolidou como uma das opções mais procuradas pelos consumidores que buscam conforto e tecnologia sem chegar ao preço das versões topo de linha. Seu conjunto mecânico equilibrado e a reputação de confiabilidade da Toyota fazem desse modelo uma escolha atrativa dentro do segmento dos sedãs médios.

A história do Toyota Corolla no Brasil: sucesso, evolução e desafios

O Toyota Corolla chegou ao Brasil em 1992, tornando-se um dos sedãs médios mais vendidos do país. Conhecido por sua confiabilidade, conforto e baixo custo de manutenção, ele conquistou uma legião de fãs ao longo de suas gerações. Desde sua estreia, o modelo passou por diversas evoluções, incorporando novas tecnologias e versões para atender diferentes públicos, de motoristas comuns a executivos.

As gerações do Corolla no Brasil

A primeira geração do Corolla vendida no Brasil foi a sétima (E100), de 1992 a 1997, importada do Japão. Já na oitava geração (E110), de 1998 a 2002, o modelo começou a ser produzido em Indaiatuba (SP), garantindo preços mais acessíveis e maior popularidade. Com a nona geração (E120/E130), de 2002 a 2008, o carro ganhou mais espaço interno e conforto, solidificando sua posição no mercado.

Na décima geração (E140/E150), de 2008 a 2014, o Corolla recebeu um motor 2.0 mais potente e um acabamento interno aprimorado. A décima primeira geração (E170), de 2014 a 2019, trouxe uma grande revolução no design e incluiu o câmbio CVT para maior eficiência. Já a décima segunda geração (E210), de 2019 até o presente (2025), inovou com a introdução do primeiro Corolla híbrido flex do mundo, reforçando a aposta da Toyota na sustentabilidade.

Para que serve o Toyota Corolla?

O Corolla é um sedã projetado para oferecer conforto, durabilidade e economia. Ele é ideal para quem busca um carro confiável para o dia a dia, seja para deslocamentos urbanos ou viagens longas. Seu amplo espaço interno e porta-malas generoso fazem dele uma opção prática para famílias, taxistas e motoristas de aplicativos.

O gosto popular e a aceitação do modelo

O Corolla é um dos modelos mais queridos pelos brasileiros. Sua reputação de carro confiável e de baixa manutenção fez dele um líder de vendas no segmento de sedãs médios. Além disso, a Toyota é reconhecida pelo excelente atendimento pós-venda, fator que contribui para a fidelização dos clientes.

O Corolla é bom para o dia a dia e para viajar?

Sim, o Corolla se destaca tanto no uso urbano quanto em viagens longas. No dia a dia, sua direção confortável, câmbio automático eficiente e economia de combustível fazem dele uma escolha prática. Já na estrada, o isolamento acústico, a estabilidade e o motor bem calibrado garantem viagens tranquilas e seguras.

Um carro executivo acessível

Apesar de não ser um sedã de luxo, o Corolla é bastante utilizado por executivos e profissionais que buscam um carro confortável, discreto e de boa revenda. As versões mais completas, como a Altis e a GR-S, oferecem acabamento premium, tecnologia embarcada e assistência à condução, tornando o modelo uma alternativa acessível dentro do segmento executivo.

As versões mais populares

O Corolla tem diversas versões ao longo dos anos, mas algumas se destacam. A versão GLi é a mais básica, voltada para frotistas e motoristas que priorizam economia. A XEi é a intermediária mais procurada, equilibrando custo e equipamentos. Já as versões Altis e GR-S são as mais completas, com itens de luxo e tecnologias avançadas.

Por que o Corolla é amado?

O Corolla é admirado principalmente por sua durabilidade e confiabilidade. É um carro que dificilmente apresenta defeitos graves, tem manutenção simples e oferece um bom valor de revenda. Além disso, seu desempenho equilibrado entre economia e potência agrada tanto motoristas comuns quanto aqueles que buscam um carro mais robusto.

Os principais problemas do Corolla

Apesar de sua reputação de confiabilidade, o Corolla não está livre de críticas. Alguns donos relatam que o câmbio CVT pode gerar certa sensação de lentidão em acelerações bruscas. Além disso, versões mais antigas podem apresentar desgaste prematuro em buchas de suspensão. Outro ponto frequentemente citado é o preço das versões mais completas, que pode ser considerado alto para um sedã médio.

Fonte: Fipe, Wikipedia, QuatroRodas, Icarros e Webmotors.

O post Toyota Corolla XEi: Um equilíbrio de desempenho e conforto na versão intermediária; confira anos e preços do sedan apareceu primeiro em Carro.Blog.Br.

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