CEO da Azul faz coro à Latam em reclamação sobre colisões com aves

O CEO da Azul, John Rodgerson, demonstrou solidariedade às reclamações feitas pelo presidente da Latam, Jerome Cadier, a respeito das colisões dos aviões das empresas aéreas com aves e os custos que eles provocam nas companhias. Em conversa com jornalistas nesta 2ª feira (24.fev.2025), o executivo sugeriu que os operadores dos aeroportos deveriam dividir com as aéreas os custos com esse tipo de ocorrência.

Na visão do executivo, as operadoras de aeronaves ficam reféns nesse tipo de incidente, pois a responsabilidade em garantir as condições para decolagem e aterrissagem –momentos em que normalmente ocorrem as colisões com aves– são dos controladores dos aeroportos. Rodgerson disse que observa muitos aeroportos com acumulação de lixões, que atraem uma quantidade acima do normal de aves nas pistas.

“Segurança é o 1º valor de toda companhia aérea, então estamos juntos nessa causa”, disse o CEO. “Quem banca esse custo somos nós e os passageiros, os operadores dos aeroportos não bancam esse custo. Uma frustração que nossa indústria tem é que a gente tem que lidar com coisas que estão fora do nosso controle. Nós queremos mais investimentos para os aeroportos, mais investimento para tirar lixo de perto dos aeroportos para deixar eles mais seguros”.

Na 6ª feira (21.fev), o presidente da Latam afirmou que muitas das colisões entre aviões e aves são evitáveis e que os incidentes podem ser reduzidos com melhor manejo da fauna pelos municípios e aeroportos. A declaração foi dada um dia depois de um pássaro colidir com um avião da companhia aérea e danificar sua parte frontal.

Segundo Cadier, a Latam registrou 562 colisões entre aves e aeronaves em 2024. Os incidentes afetaram 30.000 passageiros por cancelamentos e atrasos de voos. O CEO afirma que os custos dos reparos são “incorporados ao preço da passagem”.

Já no domingo (23.fev), um avião da GOL que saiu do aeroporto de Brasília com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, precisou voltar à origem por causa de um “bird strike” –termo técnico para colisão com pássaro.

O relatório preliminar do acidente da Jeju Air que matou 179 pessoas em janeiro deste ano apontou que a perda de controle do avião pode ter sido causada por uma colisão com patos. Partes de pato-de-baikal, uma espécie migratória, foram encontradas nos motores da aeronave da companhia sul-coreana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.