Cadastro Único ficará indisponível entre 1º e 17 de março para atualização

O Governo Federal anunciou que o Cadastro Único passará por uma atualização entre 1º e 17 de março. Durante esse período, o sistema ficará fora do ar em todo o país.

Enquanto o sistema estiver indisponível, não será possível fazer consultas, novos cadastros ou atualizações. O objetivo da mudança é garantir mais segurança e eficiência.

Confira mais detalhes sobre a atualização do Cadastro Único e quais as orientações para evitar prejuízos ou imprevistos com os benefícios.

Atualização do CadÚnico em março

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a atualização do Cadastro Único permitirá mais agilidade na gestão dos dados e ajudará no combate a fraudes no sistema.

As famílias que precisam da Folha Resumo devem procurar atendimento até 28 de fevereiro nos postos descentralizados. Depois, só poderão emitir o documento após a atualização.

Leia mais: CadÚnico desatualizado e BPC bloqueado, o que fazer?

A partir do dia 18 de março, será obrigatória a apresentação do CPF de todos os membros da família para novos cadastros e atualizações no sistema do Cadastro Único.

Governo moderniza Cadastro Único para ampliar segurança e eficiência

O Cadastro Único é a porta de entrada para mais de 40 programas sociais, incluindo Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O sistema atende mais de 40 milhões de famílias, abrangendo cerca de 94 milhões de pessoas. A atualização do sistema permitirá a integração com bases de dados nacionais.

As mudanças possibilitarão a checagem automática das informações. O Cadastro Único será ligado a bancos de dados com informações biométricas, CPFs e vínculos empregatícios.

Além disso, o sistema cruzará dados de benefícios previdenciários e assistenciais. Isso ajudará a detectar inconsistências e evitar fraudes em programas sociais.

Conforme o MDS, o novo modelo será semelhante à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, reunindo informações disponíveis sem necessidade de nova inserção.

Entenda: Como atualizar conta do Cadastro Único pela internet?

Quais os impactos para os beneficiários?

Mesmo com a atualização do CadÚnico, o governo garante que os pagamentos dos benefícios não serão afetados. O Bolsa Família e o BPC continuarão sendo pagos normalmente.

Quem já está cadastrado não precisa fazer nada durante o período de manutenção. O governo orienta que novos cadastros e atualizações sejam feitos somente após 18 de março.

A partir dessa data, será obrigatória a apresentação do CPF de todos os membros da família para qualquer alteração ou novo cadastro no sistema do Cadastro Único.

Famílias que precisarem de documentos, como a Folha Resumo, devem procurar atendimento até 28 de fevereiro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para evitar transtornos.

Quer receber mais notícias como essa gratuitamente em seu e-mail? Preencha este formulário e receba uma seleção de conteúdos meutudo!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.