Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio

A Anthropic apresentou, nesta segunda-feira (24/02), o modelo de inteligência artificial Claude 3.7 Sonnet. A empresa o define como um modelo híbrido, capaz de dar respostas curtas ou usar suas habilidades para “pensar” por um tempo mais longo antes de atender ao pedido.

O modo de pensamento longo do Claude 3.7 Sonnet estará disponível apenas para usuários dos planos pagos, que custam a partir de US$ 18 mensais (cerca de R$ 103, em conversão direta).

O que o Claude 3.7 Sonnet tem de diferente?

A Anthropic explica que o Claude 3.7 Sonnet conta com capacidade para “raciocinar”, isto é, demorar mais tempo em um pedido, dividir o trabalho em vários passos e avaliar as alternativas antes de fornecer uma resposta. O objetivo é conseguir resolver melhor prompts que envolvam matemática, física ou programação.

A abordagem da Anthropic é diferente de outras empresas de IA, como a OpenAI e a DeepSeek. A OpenAI tem o modelo o3 como ferramenta para simular raciocínio, enquanto a DeepSeek usa o R1 para tentar resolver problemas mais complexos. Já a Anthropic colocou o “raciocínio” em uma versão atualizada de seu modelo de linguagem de larga escala.

“Assim como os humanos usam um único cérebro para respostas rápidas e reflexões profundas, acreditamos que o raciocínio deve ser uma capacidade integrada de modelos de vanguarda em vez de um modelo totalmente separado”, diz a companhia no comunicado de lançamento.

Como o Claude 3.7 Sonnet vai funcionar?

Na prática, o uso deve ser parecido com os chatbots de outras empresas. O Claude com o modelo 3.7 Sonnet tem uma opção de pensamento estendido no seu menu. Nos concorrentes, há botões parecidos, mas o usuário tem que selecionar o modelo de IA desejado, o que pode não ser tão óbvio.

Como também acontece em concorrentes com habilidades de raciocínio, o Claude vai detalhar os passos que ele percorreu até chegar a uma resposta.

Também vale dizer que, para quem contrata a API da Anthropic, será possível configurar quanto tempo o Claude 3.7 Sonnet poderá “pensar” antes de dar uma resposta. Mais tempo na tarefa envolve o uso de mais tokens; portanto, quanto mais o modelo “raciocina”, mais caro o prompt fica.

Com informações da Anthropic e TechCrunch

Anthropic lança Claude 3.7 Sonnet, IA que inclui capacidade de raciocínio

Adicionar aos favoritos o Link permanente.