Motoristas CLT poderão contar com novo consignado privado em breve

O acesso ao crédito para motoristas regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) pode ser um desafio, pois as opções tradicionais muitas vezes são limitadas e exigem condições rigorosas.

Com o novo Consignado privado, motoristas poderão ter uma alternativa mais acessível, com taxas de juros reduzidas e prazos de pagamento mais flexíveis, sem depender de convênios entre empresas e instituições financeiras.

A seguir, entenda como funcionará o Consignado privado para motorista CLT e quando estará disponível.

Motoristas CLT terão acesso facilitado a novo crédito

Caso seja implementado, o novo Consignado privado pode beneficiar os motoristas CLT ao permitir o acesso a crédito com condições mais favoráveis. 

Para isso, o motorista precisará ter vínculo empregatício ativo, margem consignável e receber remuneração no mês de referência.

Atualmente, o Consignado privado só está disponível para trabalhadores CLT que atuam em empresas que possuem convênios com bancos que oferecem esse tipo de crédito, o que limita o acesso para muitos profissionais, incluindo motoristas.

Com a criação desse novo modelo, o processo tende a ser mais simples e acessível, permitindo que todos os motoristas CLT que atendem aos requisitos possam contratar o crédito diretamente, sem depender de intermediários ou convênios.

Consignado privado para trabalhador CLT chega esse ano

Segundo o governo, o novo Consignado privado poderá ser lançado em 2025, com previsão para o dia 12 de março.

Caso o lançamento ocorra como esperado, a partir dessa data, motoristas CLT poderão acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS) para simular valores, prazos e taxas.

Além disso, será possível comparar ofertas de diferentes instituições financeiras, selecionar a proposta mais vantajosa e concluir a contratação diretamente com a instituição escolhida.

Contudo, essa data de lançamento pode ser alterada, uma vez que a Medida Provisória ainda precisa ser aprovada no Congresso Nacional.

Saiba mais: Tudo sobre Empréstimo na Carteira de Trabalho Digital (CTPS)

Como será descontado esse empréstimo para motoristas CLT

A expectativa é que o desconto do novo Consignado privado seja limitado a até 35% do salário líquido do trabalhador, com o valor sendo descontado diretamente na folha de pagamento.

Essa margem visa proteger a saúde financeira do empregado, garantindo que ele não se comprometa excessivamente com parcelas do empréstimo e consiga manter o equilíbrio em suas outras despesas essenciais.

Além disso, essa regra oferece segurança para as instituições financeiras, permitindo a oferta de taxas de juros mais baixas, pois o risco de inadimplência é reduzido.

Na prática, isso significa que, se um motorista tem um salário líquido de R$ 2.500,00, ele poderá comprometer até R$ 875,00 por mês com as parcelas do empréstimo, respeitando o limite de 35% de sua renda.

Confira também: Como calcular a margem consignável do seu salário CLT?

Motoristas CLT podem contratar com a meutudo

Se você é motorista CLT e quer contratar o novo Consignado privado assim que estiver disponível, aqui na meutudo, a gente vai oferecer essa modalidade, em parceria com a Parati Financeira.

Para ficar por dentro dessa novidade, acesse a nossa página do Consignado privado e clique em “Quero receber atualizações”.

Assim, você receberá uma notificação em primeira mão e garantirá acesso antecipado a esse crédito eficiente, seguro e 100% digital.

Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando, cadastre-se gratuitamente no formulário para receber as atualizações diretamente em seu e-mail.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.