Líder da direita francesa cancela discurso após gesto de Bannon

O líder da direita francesa, deputado Jordan Bardella, desistiu de discursar na CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora), realizada em Washington, D.C., nos Estados Unidos.

Segundo comunicado do partido de Bardella, o RN (Reagrupamento Nacional), a decisão foi tomada depois do deputado descrever o comportamento de um dos palestrantes, afirmando que ele fez um gesto associado ao nazismo.

Mesmo sem citar nomes, a fala de Bardella foi associada ao discurso do ex-estrategista político do presidente norte-americano Donald Trump (Republicano), Steve Bannon.

Ontem, neste pódio, enquanto eu não estava presente na sala, um dos palestrantes se permitiu, como provocação, um gesto referindo-se à ideologia nazista”, disse Bardella. As informações são da agência Reuters.

Bardella, 29 anos, é presidente do Reagrupamento Nacional e considerado um possível candidato à presidência da França no futuro. Sua visita aos Estados Unidos fazia parte de uma estratégia para fortalecer os laços do RN com Trump.

BANNON FAZ GESTO NAZISTA

Durante seu discurso na 5ª feira (21.fev.2025) na conferência, Steve Bannon levantou o braço antes de dizer “Amém”, um gesto que foi interpretado como uma saudação nazista.

Bannon negou a acusação, alegando que fez apenas um “aceno” e criticou Bardella por sua decisão de se retirar do evento.

Se ele está tão preocupado com isso e se molha como uma criança pequena, então ele é indigno e nunca liderará a França”, disse Bannon à Reuters.

Em seu discurso, o ex-estrategista político afirmou que o futuro dos Estados Unidos depende do movimento MAGA (Make America Great Again) e sugeriu que Trump deveria concorrer a um terceiro mandato, algo proibido pela Constituição dos EUA. “Queremos Trump em 2028”, declarou.

Ao encerrar sua fala, Bannon disse que “a única maneira de perdermos é se desistirmos” e que “nunca se renderão”. Em seguida, gritou “lute, lute, lute” antes de levantar o braço direito com a palma da mão voltada para baixo.

Assista (39s):

Adicionar aos favoritos o Link permanente.