Chineses descobrem novo vírus similar ao da covid-19

Pesquisadores da China descobriram um novo coronavírus em morcegos que tem a mesma forma de transmissão que o Sars-Cov-2, vírus da covid-19 que parou o mundo em março de 2020. Isso significa que pode ser transmitido de animais para humanos.

O HKU5-CoV-2 foi encontrado em uma espécie de morcego apelidada de “morcego-doméstico-japonês”. De acordo com o mestre em biologia animal e vice-presidente do Conselho Regional de Biologia do Espírito Santo, Daniel Motta, essa espécie –Pipistrellus abramus– é encontrada só na China, na Coreia do Sul e no Japão.

Os resultados obtidos pelos pesquisadores do Laboratório de Guangzhou, liderados pela infectologista Shi Zhengli (conhecida como “mulher-morcego”) foram publicados na 3ª feira (18.fev.2025) na revista Cell. Entre as descobertas, destacam-se:

  • o HKU5-CoV-2 é uma linhagem distinta do coronavírus HKU5, anteriormente conhecido;
  • o vírus foi capaz de se ligar ao receptor ACE2 humano, essencial para a entrada nas células do corpo;
  • o modo de ligação do HKU5-CoV-2 ao ACE2 é diferente dos demais merbecovírus, mas compartilha semelhanças estruturais com outros vírus que infectam humanos;
  • o vírus infectou células humanas e organoides respiratórios e intestinais em testes laboratoriais.

RISCO DE ALTO CONTÁGIO

Este novo vírus é capaz de infectar as células humanas da mesma forma que o Sars-Cov-2, por isso o risco de contágio dele é muito alto, seja de forma direta, ou seja, contato com o morcego infectado, ou indireta, com hospedeiro intermediário, no caso, humanos ou outros animais infectados”, explicou Motta.

A espécie do morcego, segundo Motta, é encontrada tanto em áreas urbanas quanto em rurais.

O gênero Pipistrellus tem mais de 20 espécies com distribuição em todo o globo, mas a espécie em que foi encontrada o novo vírus só ocorre na Ásia. Eles se alimentam de insetos, enquanto estão voando”, disse.

VÍRUS DESCOBERTO PELA “MULHER-MORCEGO”

O novo coronavírus foi descoberto por Shi Zhengli, uma infectologista do Laboratório de Guangzhou que é conhecida como “mulher-morcego” pela extensa pesquisa sobre os coronavírus presentes nesses animais, segundo o South China Morning Post.

A equipe também é composta por pesquisadores da Academia de Ciências de Guangzhou, além da Universidade de Wuhan e do Instituto de Virologia de Wuhan, epicentro da covid-19 na China e de onde acredita-se que o vírus tenha se espalhado para o resto do mundo.

De acordo com o SCMP, o novo coronavírus é do subgênero merbecovírus, o mesmo causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio, identificada na Arábia Saudita em 2012 pelo contágio por meio de camelos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.