Meta vai instalar 50.000 km de cabos submarinos em 5 continentes

A Meta anunciou na 6ª feira (14.fev.2025) o Projeto Waterworth, em que 50.000 km de cabos submarinos vão interligar 5 continentes, na mais longa infraestrutura digital global.

O projeto visa a conectar regiões-chave como os Estados Unidos, Brasil, Índia, Austrália e África do Sul. De acordo com a Meta, os cabos submarinos serão instalados em profundidades de até 7 km.

Atualmente, os cabos submarinos são responsáveis por mais de 95% do tráfego intercontinental de informação. Segundo a Meta, o projeto “permitirá uma maior cooperação econômica, facilitará a inclusão digital e abrirá oportunidades de desenvolvimento tecnológico nessas regiões”.

O Projeto Waterworth representa um investimento de vários bilhões de dólares, que visa fortalecer as “rodovias digitais” do mundo, abrindo 3 novos corredores oceânicos. A conectividade de alta velocidade contribuirá para impulsionar a inovação em IA (inteligência artificial) globalmente.

Meta

Nos últimos 10 anos, a inovação em infraestrutura viu o desenvolvimento de mais de 20 cabos submarinos. O Projeto Waterworth contará com a construção do projeto de cabo de 24 pares de fibras mais longo do mundo. Além disso, deve usar técnicas de enterramento mais avançadas em áreas consideradas de alto risco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.