“Se taxar o aço brasileiro, nós vamos reagir”, diz Lula sobre promessa de Trump de aumento de tarifas

O presidente Lula afirmou, nesta sexta-feira (14), que o Brasil vai reagir comercialmente caso o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpra a promessa de aumentar as tarifas de importação.

Em entrevista a Rádio Clube do Pará, Lula também destacou que taxaria produtos que vêm do Estados Unidos. “Eu ouvi dizer que vai taxar o aço brasileiro. Se taxar o aço brasileiro, nós vamos reagir comercialmente ou vamos denunciar a Organização [Mundial] do Comércio [OMC] ou vamos taxar os produtos que a gente importa deles”, disse.

O presidente garantiu que vai aplicar o princípio da reciprocidade para atos contra o país.

“Sinceramente, não vejo nenhuma razão para o Brasil procurar contencioso com quem não precisa. Agora, se tiver alguma atitude com o Brasil, haverá reciprocidade. Não tem dúvida, haverá reciprocidade do Brasil em qualquer atitude que tiver contra o Brasil”, reforçou Lula.

Trump anunciou uma taxação de 25% sobre as importações de aço e alumínio, cancelando isenções e cotas isentas de impostos para os principais fornecedores, entre eles o Brasil.

Lula lembrou que os Estados Unidos têm superávit comercial com o Brasil, ou seja, vendem mais bens e serviços do que compram.

“O Brasil não tem contencioso internacional, nós queremos paz e tranquilidade. Olha, se o Trump tiver esse comportamento com o Brasil, eu terei esse comportamento com os Estados Unidos”, reafirmou.

Fonte: Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.