Premier League mantém regras de lucratividade para próxima temporada

Na reunião realizada em Londres na 5ª feira (13.fev.2025), os clubes da Premier League decidiram manter as atuais PSR (Regras de Lucratividade e Sustentabilidade) para a próxima temporada. A decisão foi tomada apesar dos planos de implementar novas regulamentações financeiras na temporada 2025-26.

As discussões sobre as propostas para o índice de custo do elenco (SCR) indicam que não estarão concluídas a tempo do início da próxima temporada. As informações foram divulgadas pelo The Athletic.

As regras PSR atuais permitem que os clubes apresentem um prejuízo máximo de 105 milhões de libras em um ciclo de 3 anos. Esta norma tem sido criticada por clubes como Manchester United, Newcastle United e Aston Villa, que consideram a regra um obstáculo para investimentos nas janelas de transferências.

As novas propostas do SCR pretendem limitar os gastos dos clubes a 85% de sua receita em transferências, salários de jogadores e taxas de agentes, em alinhamento com os regulamentos da UEFA, que estabelecem um limite de 70%.

Durante a reunião, também foi discutida a ancoragem, uma parte das novas regras financeiras que limitaria os gastos dos clubes com custos de jogadores a 5 vezes o valor recebido pela última posição da liga em prêmios em dinheiro e receita de TV. A proposta será testada na próxima temporada.

Embora não tenha acontecido uma votação sobre os novos regulamentos financeiros, há consenso sobre a introdução da regra SCR. No entanto, ainda existem questões a serem resolvidas nas propostas. A Premier League busca obter mais poderes para investigar clubes, incluindo acesso às instalações e a capacidade de examinar telefones e computadores de trabalho, desde que as visitas sejam agendadas previamente com o clube.

A reunião não abordou o desafio legal recente do Manchester City contra as regras de transição de partes associadas (APT) da Premier League. Foi anunciado, porém, que a tecnologia de impedimento semiautomático (SAOT) será introduzida nesta temporada, caso seja bem-sucedida na quinta rodada da FA Cup em março. Esta será a 1ª vez que a tecnologia será usada em partidas competitivas do futebol inglês.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.