PlatôBR: À espera de interlocutor de Trump, Itamaraty tenta unificar discurso do Brasil

Em compasso de espera, a diplomacia mundial ainda não tem oficialmente nem com quem negociar no governo americano.

Apesar das medidas anunciadas pelo presidente Donald Trump, o advogado Jamieson Greer, indicado para ocupar a vaga de representante comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), teve seu nome aprovado por um comitê do Senado nesta quarta-feira, 12, mas ainda precisa do aval do plenário para ser formalizado.

Não há previsão de nenhuma mudança de postura do governo americano. Ao contrário, o escolhido para o cargo é veterano na guerra comercial da primeira gestão Trump e já sinalizou, em fala a parlamentares americanos, que vai revisar acordos, por exemplo, com a China.

+ Trump diz que EUA vão anunciar tarifas recíprocas entre ‘hoje e amanhã de manhã’
+ Trump conversa com Zelenski e Putin sobre futuro da Ucrânia

Greer defende aumento da produção interna e acesso a mercados externos nos quais os produtos americanos não podem competir até agora.

Em declarações recentes, o advogado defendeu os Estados Unidos como “um país de produtor”, com a justificativa de que “somente com uma base de manufatura e uma economia de inovação robustas o país terá poder de fogo para impedir conflitos e proteger os americanos”.

O indicado foi chefe de gabinete do representante comercial no primeiro mandato de Donald Trump, Robert Lighthizer, e acompanhou de perto as taxações impostas na época.

Leia a reportagem completa no PlatôBR.

O post PlatôBR: À espera de interlocutor de Trump, Itamaraty tenta unificar discurso do Brasil apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.