Google vai usar machine learning para descobrir se usuário é menor de idade

O Google revelou nesta quarta-feira (12) que iniciará os testes de uma tecnologia para identificar se um usuário tem menos de 18 anos. A big tech utilizará machine learning para fazer a estimativa da idade. Com isso o Google visará fornecer o conteúdo apropriado para os usuários sem que ele precise confirmar a idade — algo que pode ser burlado.

Essa funcionalidade será testada primeiramente no YouTube e depois aplicada em outros produtos da empresa. Entretanto, o Google não comentou se pretende levar essa ferramenta para serviços de terceiros. Como diversos sites e serviços permitem seu acesso com a conta do Google, é possível que a estimativa de idade possa ser integrada a essas vinculações.

Como funcionará o recurso de estimativa de idade do Google?

Um porta-voz do YouTube explicou ao site Engadget que o machine learning analisará os conteúdos pesquisados pelos usuários e idade da conta. Se uma conta pesquisa e assiste a muitos vídeos na categoria infantil e tem dois anos de criação, provavelmente se trata de um usuário com menos de 18 anos.

Agora se uma conta já tem mais de 18 anos desde a sua criação, o recurso identificará como alguém maior de idade.

O que acontece quando um usuário menor de idade é identificado?

Ao perceber que a conta é de um usuário adolescente ou criança, o Google passará a aplicar as proteções padrões para contas desse tipo. Além disso, conteúdos para essa faixa etária serão recomendados. O filtro SafeSearch, que bloqueia o conteúdo explícito no resultado das buscas, também é ativado para essas contas.

Quando esse recurso será lançado pelo Google?

O YouTube informou ao Engadget que iniciará os testes da ferramenta de machine learning a partir do fim deste ano. Não foi revelado em quais países o Google testará a ferramenta.

A big tech tem uma política acessível de testes de novas ferramentas, não ficando restrita a iniciar esses processos no seu país-natal. A ferramenta antirroubo do Android, por exemplo, foi testada primeiro no Brasil. O plano do YouTube é lançar oficialmente a ferramenta em 2026.

A ferramenta do Google pode levantar um questionamento sobre a privacidade de usuários menores de idade. Afinal, é uma empresa que tem uma grande receita vinda de anúncios. Ao identificar um usuário com menos de 18 anos, o Google pode aprimorar o redirecionamento de anúncios para eles.

Isso também pode ser um problema se a big tech integra o sistema na vinculação de contas Google com serviços de terceiros.

Com informações de Android Headlines e Engadget

Google vai usar machine learning para descobrir se usuário é menor de idade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.