Comunicado para todos os brasileiros que fazem compras online

Comunicado para todos brasileiros que fazem compras online

O comércio eletrônico continua a ser uma parte significativa da vida cotidiana dos brasileiros, com quase metade da população realizando de uma a três compras mensais pela internet no último ano. Este aumento no volume de transações, contudo, não veio acompanhado por uma sensação de segurança. Segundo pesquisa do Serasa Experian, 48% dos brasileiros já desistiram de uma compra por não confiar no site ou aplicativo em questão.

A pesquisa revelou ainda que 34% das pessoas compraram online quatro ou mais vezes por mês. Estes dados ressaltam a popularização das compras online, mas evidenciam também uma preocupação crescente com a segurança, diminuindo de 51% para 43% aqueles que acreditam em medidas eficazes de proteção por parte das empresas.

Quais são os principais medos na hora de comprar um produto online?

Os brasileiros têm receios bem definidos quando o assunto é segurança em transações online. Entre os medos mais comuns estão:

  • Comprar em um site falso: 41% dos consumidores temem não receber o produto adquirido.
  • Uso indevido dos dados: Outros 41% têm medo de que alguém faça compras com seus dados pessoais.
  • Vazamento de informações financeiras: 37% estão preocupados com este tipo de violação.
  • Invasão de conta: Aponta 33% das preocupações dos usuários.
  • Vazamento de dados cadastrais: Este é um medo para 23% dos consumidores.
Comunicado para todos brasileiros que fazem compras online
Mulher fazendo compras online // Créditos: depositphotos.com / VaDrobotBO

Como a biometria está transformando a segurança online?

Uma solução que vem surgindo como favorita entre os consumidores é o uso de biometria física para autenticar compras. Para 69% dos brasileiros, este método oferece uma camada adicional de segurança, sendo visto como essencial para identificação no ambiente digital. A confiança neste tipo de autenticação vem crescendo, saltando de 59% para 67% em 2024.

Como os consumidores podem se proteger de fraudes online?

Com as tentativas de fraude atingindo mais de um milhão de casos somente em novembro de 2024, é crucial que os consumidores tomem medidas para se proteger. A seguir, algumas dicas práticas:

  1. Verifique a credibilidade do site: Prefira lojas conhecidas e cheque as avaliações em plataformas de reclamação.
  2. Confirme os dados da empresa: Consulte o CNPJ no site da Receita Federal para garantir que a loja é legalmente constituída.
  3. Desconfie de ofertas muito abaixo do mercado: Golpistas costumam atrair vítimas com preços irreais.
  4. Use cartões virtuais: Eles têm validade limitada e são mais seguros.
  5. Evite links suspeitos: Acesse sites de compras diretamente, digitando o endereço no navegador.

Direitos do consumidor em compras online

É importante que os consumidores conheçam seus direitos ao realizar compras pela internet:

  • Direito ao arrependimento: Possibilidade de desistência em até 7 dias sem justificativa.
  • Informações claras: O fornecedor deve fornecer dados completos, incluindo CNPJ e contatos.
  • Proteção de dados: As empresas devem seguir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  • Entrega no prazo: Caso uma entrega não ocorra no prazo estipulado, o consumidor tem direito a exigir solução ou reembolso.

Com a ameaça crescente de fraudes em transações digitais, como PIX e boletos falsos, os consumidores devem redobrar sua atenção, gerando boletos sempre em sites oficiais e conferindo os dados antes de efetuar o pagamento. Em caso de problemas, acionando entidades de defesa do consumidor ou a Justiça se necessário.

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