Mesmo sem FGTS, trabalhador terá acesso ao consignado privado pela CLT

O governo federal está desenvolvendo uma nova modalidade de crédito consignado privado, com previsão de lançamento em fevereiro de 2025. 

Uma das propostas em discussão é a utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para essa linha de crédito, para reduzir as taxas de juros e ampliar o acesso ao crédito. 

Confira o que se sabe sobre o FGTS no consignado privado, o que está em discussão e qual a previsão de liberação para esse tipo de empréstimo. 

O que se sabe até agora sobre o FGTS no consignado privado

Atualmente, está em debate a possibilidade dos trabalhadores utilizarem até 10% do saldo do FGTS como garantia do empréstimo consignado privado, em caso de demissão. 

Essa medida tem o objetivo de oferecer maior segurança às instituições financeiras e, com isso, possibilitar a oferta de juros mais baixos aos trabalhadores CLT. 

Além dos 10% do saldo do FGTS, também está em debate a possibilidade de utilizar o valor da multa rescisória de 40% em caso de demissão sem justa causa, como garantia para o empréstimo consignado. 

A nova modalidade de empréstimo consignado privado terá seu modelo de solicitação de crédito através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS).

Consignado privado será liberado mesmo sem garantia do FGTS

Mesmo com a discussão sobre a utilização do FGTS como garantia, o governo pretende lançar o consignado privado para trabalhadores CLT sem depender dessa definição. 

Dessa forma, a previsão é de que mesmo os empregados que não possuam saldo no FGTS possam contratar o empréstimo consignado, desde que atendam aos critérios estabelecidos, como a margem consignável, que atualmente é de até 35% de margem*. 

*As regras podem sofrer alterações até que uma MP seja publicada.

meutudo vai ter empréstimo consignado privado em 2025

Em breve, você que é trabalhador CLT poderá contratar o empréstimo consignado privado aqui na meutudo.

Essa é uma ótima opção para trabalhadores CLT que precisam de um empréstimo com condições mais acessíveis.

Nessa nova modalidade de crédito, as parcelas serão descontadas diretamente da folha de pagamento e isso deixará as taxas de juros mais vantajosas para você. 

Além disso, a contratação será iniciada de maneira prática e rápida através da CTPS Digital e finalizada no aplicativo meutudo.

A meutudo, em parceria com a Parati Financeira, irá oferecer o consignado privado no novo modelo. 

Se você tem interesse, basta acessar nossa página e clicar em “Quero receber atualizações”. Você receberá a notificação em primeira mão assim que a modalidade estiver disponível.
Gostou do nosso conteúdo? Se quiser continuar se informando,  cadastre-se gratuitamente no formulário  para receber as atualizações diretamente em seu e-mail, e acompanhe nossas redes sociais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.