E-consignado: nova plataforma de empréstimos e o que muda

A introdução de novas tecnologias e plataformas financeiras têm transformado a maneira como as pessoas lidam com empréstimos e financiamentos. 

Uma dessas inovações é o E-consignado, um conjunto de serviços que já existe e promete facilitar a concessão de empréstimos consignados para trabalhadores do setor privado. 

Mas, o que exatamente é o E-consignado? Como ele funciona e o que muda com a expansão dessa plataforma? Continue a leitura para saber todos os detalhes!

O que é o E-consignado?

O E-consignado é um conjunto de serviços da Dataprev que permite às instituições financeiras realizar, de forma online, todas as operações de empréstimo consignado para beneficiários e pensionistas do INSS.

Em breve, essa plataforma vai estar integrada para facilitar o processo de contratação e concessão de crédito consignado para trabalhadores do setor privado. 

Diferente do modelo tradicional, onde o empréstimo é vinculado a um banco específico com o qual a empresa tem convênio, o E-consignado permite que o trabalhador escolha entre diversas instituições financeiras, com base nas melhores taxas de juros e condições oferecidas.

Entenda sobre: Meu Consignado

Para que serve o E-consignado?

O principal objetivo do E-consignado é tornar o crédito consignado mais acessível e eficiente para beneficiários do INSS e, em breve, trabalhadores da iniciativa privada. 

Hoje, esse tipo de crédito é bastante popular principalmente entre aposentados e pensionistas, devido à segurança que ele oferece à instituição: as parcelas são descontadas diretamente do benefício previdenciário.

Com o E-consignado, essa modalidade vai se expandir para incluir mais trabalhadores do setor privado, oferecendo-lhes uma alternativa de crédito mais barata e segura

Para as instituições financeiras, é um novo mercado que se abre, com a possibilidade de oferecer empréstimos para um público ainda maior.

Saiba mais: Guia do GRRF FGTS Digital o que é, como calcular e emitir

Está gostando do conteúdo? Inscreva-se aqui no formulário e receba mais conteúdos como este por e-mail.

Quem tem direito ao consignado privado?

Agora, você pode estar se perguntando: “Quem pode acessar o consignado privado?” Essa é uma pergunta importante, já que nem todos os trabalhadores têm direito a esse crédito. 

No formato atual, apenas trabalhadores com carteira assinada em empresas que possuem convênio com uma instituição financeira têm direito ao consignado privado.

No novo consignado privado, acessado via Carteira de Trabalho Digital, inicialmente, apenas trabalhadores com vínculo empregatício formal terão direito ao crédito.

Isso significa que autônomos, freelancers e trabalhadores informais, por enquanto, não poderão usufruir dessa modalidade de crédito.

Futuramente, o governo planeja expandir esse tipo de crédito e suas vantagens para microempreendedores individuais (MEIs) e trabalhadores domésticos.

Abaixo vamos esclarecer como o novo consignado privado vai funcionar.

Confira: Consignado privado na carteira de trabalho foi lançado? Entenda previsões

Como o E-consignado vai funcionar?

As principais características de funcionamento do e-consignado são:

  • Todos os bancos poderão participar, não apenas os que têm convênio pré-acordado com a empresa do trabalhador
  • O sistema será integrado ao eSocial, permitindo a automatização dos descontos das parcelas dos contratos 
  • O objetivo é reduzir a intermediação entre bancos e trabalhadores, o que deve baratear o custo final para o consumidor

As instituições poderão enviar propostas diretamente para os trabalhadores que, por sua vez, poderão escolher, por meio da CTPS Digital, a que tem melhor condição, conforme os seus objetivos

FGTS Digital

O FGTS Digital é uma plataforma que integra diversos sistemas para facilitar a gestão e o recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. 

A CTPS Digital também é integrada ao eSocial, e vai permitir que as instituições financeiras enviem propostas de consignado diretamente aos trabalhadores, facilitando o processo de contratação do consignado privado.

Entenda: Como acessar o FGTS digital

E a margem consignável?

A margem consignável para o novo formato do consignado privado está prevista para ser de até 35% da renda do trabalhador.

A margem consignável é a porcentagem limite que pode ser descontada do salário do contratante para o pagamento das parcelas do Empréstimo consignado.

Leia mais: Últimas notícias do FGTS

Como acessar o E-consignado?

O trabalhador não pode acessar o site E-consignado. Como mencionamos anteriormente, esse acesso é feito somente pelas instituições financeiras que realizam online as operações de empréstimos consignados. Ele já é utilizado para operações de consignado de beneficiários do INSS.

O novo consignado privado já está disponível?

O consignado privado em sua nova versão ainda não está disponível, pois o governo continua estudando e aperfeiçoando a proposta.

No entanto, há uma alternativa que oferece taxa justa para os trabalhadores celetistas, e é um tipo de empréstimo para negativado: a Antecipação saque-aniversário

Confira também: Empréstimo na hora via Pix

Com ela, quem possui saldo nas contas ativas ou inativas do FGTS e está com a modalidade Saque-Aniversário habilitada pode antecipar o acesso ao saldo do Fundo.

Aqui na meutudo, você pode antecipar até 12 parcelas do FGTS, contratando a partir de R$ 50,00. 

As parcelas da Antecipação saque-aniversário são descontadas automaticamente do Fundo de Garantia uma vez por ano, ou seja, o empréstimo não interfere no seu orçamento mensal.

Consulte seu saldo no aplicativo FGTS, faça uma simulação da Antecipação saque-aniversário e confira quanto pode liberar com a gente.

Simule a sua antecipação aqui




Contratação sujeita a análise. Os valores na contratação podem mudar. Os valores apresentados são sem IOF.

* Pagamentos em 10 minutos para contratos sem pendências.

* Valores válidos para primeira contratação.


Plataforma segura

Você pode receber até

R$ 0,00

Antecipar agora

Taxa de 1,29% até 1,79% – Você recebe mais dinheiro!

Contratação sujeita a análise. Os valores na contratação podem mudar. Os valores apresentados são sem IOF.

* Pagamentos em 10 minutos para contratos sem pendências.

* Valores válidos para primeira contratação.

**Ao clicar em “Antecipar agora”, você também aceita receber gratuitamente conteúdos sobre o assunto.


Plataforma segura

Isto foi útil?

Obrigado por avaliar!

Vale ressaltar que é preciso ter saldo FGTS suficiente para cobrir a Antecipação e os demais encargos da contratação.

O dinheiro é depositado na sua conta de preferência via Pix em 10 minutos ou, no máximo, em 24 horas úteis para você usar como quiser!

Continue acompanhando nossos conteúdos. Inscreva-se aqui no formulário e saiba quando uma nova calculadora gratuita for disponibilizada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.