Após alta hospitalar, Preta Gil diz que vai precisar fazer quimioterapia contra o câncer: ‘momento importante que venci. Começa nova etapa da reabilitação’


Preta Gil foi submetida a uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para retirada de tumores no dia 19 de dezembro de 2024. Preta Gil posta mensagem no Instagram após receber alta hospital depois de quase dois meses internada.
Reprodução/Redes Sociais
Depois de quase dois meses internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a cantora Preta Gil teve alta nesta terça-feira (11) e postou nas redes sociais um balanço sobre o que ela chama de “nova etapa da recuperação” do tratamento contra o câncer.
Filha do cantor Gilberto Gil, Preta foi submetida a uma cirurgia para retirada de tumores no dia 19 de dezembro e ficou sob cuidados médicos no hospital desde aquela data, passando todas as festas de fim de ano no hospital.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Após chegar em casa, a cantora afirmou que ainda sente dores e que está se adaptando a vida em sua casa na capital paulista.
“Estou em casa, me adaptando. Não é fácil essa adaptação. Estou aqui estranhando tudo. Minha cama é alta demais e aí: como eu deito? Como eu fico? Como me posiciono? No hospital estava tudo no esquema. Tem dor e ainda não sei como controla dor”, comentou ela.
“No hospital era só tomar um remédio na veia que melhorava [a dor]. Tudo isso requer paciência. A vinda pra casa é uma etapa muito importante. Agora começa uma nova etapa de reabilitação, de preparação pro meu corpo ficar bom pra nova jornada de quimioterapia. Então, não acabou. É só uma fase. É um momento importante que venci”, completou Preta.
Preta Gil falou que ainda continua enfrentando a doença e está usando sonda e dreno, recebendo toda a assistência hospitalar de uma equipe e enfermagem em casa.
Initial plugin text
“Agora vem uma outra etapa. Ainda continuo lutando bravamente. Estou muito feliz de ter vindo pra casa, mesmo ainda com dreno, com a sonda, é importante a gente sair do hospital, viver o dia a dia em casa e ir melhorando aos poucos. Eu e meus médicos achamos que era a hora certa de vir pra casa e continuar o tratamento e a reabilitação aqui. Vim pra casa com enfermeiros, então a luta continua”, explicou.
A saída de Preta Gil foi precedida de uma pequena festa preparada pelos amigos, familiares e equipe médica, onde a cantora narrou que até comeu alguns docinhos, depois de meses de dieta restrita.
O cantor Gilberto Gil comemorou nas redes sociais a alta hospitalar da filha e disse que “é dia do Brasil inteiro comemorar”.
“O Brasil inteiro cuidou e hoje é dia do Brasil inteiro comemorar. Saúde, Pretinha!”, escreveu nas redes sociais ao publicar um vídeo que mostra Preta agradecendo a equipe do hospital (veja abaixo).
Preta Gil recebe alta
Reprodução/Instagram
Segundo boletim médico, a artista deverá continuar seu tratamento em esquema ambulatorial. Ela está sendo acompanhada pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dra. Roberta Saretta, Dra. Fernanda Caparelli e Dr. Frederico Teixeira.
Amigo pessoal da cantora, o influenciador digital Gominho compartilhou nas redes sociais fotos ao lado de Preta com os emojis de uma casa e um coração, em referência ao fato de que ela poderá voltar ao lar.
Procedimento na semana passada
No último dia 6, Preta Gil compartilhou nas redes sociais que passou por um novo procedimento cirúrgico para suturar os pontos que tinham aberto, mas tranquilizou os fãs afirmando que estava “tudo bem”
“Oi amores, vindo aqui dar um oi que eu não dei. Eu sei que vocês ficam preocupados, mas está tudo bem. Ontem eu fiz um procedimento cirúrgico para suturar os pontos que tinham aberto no bumbum, em uma das cirurgias, né? Hoje já estou bem, com dor, mas bem, medicada, maquiada e estou aqui”.
“Eu sobrevivi a FOMO até então, o que é FOMO, Preta? FOMO é um sentimento, Fear Of Missing Out. Quando você vê uma coisa acontecendo, você não está presente e você fica com medo de perder, de não estar pertencendo, de não estar vivendo aquilo e quando eu vejo alguém no Porto da Barra, meu Deus. Quando eu vejo alguém comendo na Preta, em Salvador, quando eu vejo alguém de biquíni em qualquer praia do Nordeste é uma FOMO assim gritante. Mas eu estou resistindo”, finalizou.
Preta Gil relata que fez procedimento cirúrgico e tranquiliza fãs nesta quinta-feira (6)
Reprodução/Instagram
No dia 26 de janeiro, Preta contou nas redes sociais que o processo de reabilitação tem sido difícil. Segundo Preta, ela agora está com uma bolsa de colostomia definitiva.
“Sei que tô sumidinha, mas precisei ficar afastada das redes para me concentrar totalmente na minha reabilitação. Eu não tinha ideia que essa cirurgia fosse ser tão difícil”, disse.
Preta Gil fala sobre internação
Reprodução/Instagram
Segundo a cantora, ela achou que o procedimento seria similar à cirurgia que ela fez no ano passado mas, dessa vez, o processo está sendo mais longo. Apesar disso, Preta disse que está bem, se alimentando e se exercitando.
O que é e para que serve a bolsa de colostomia usada por Preta Gil
“Só melhora. Mas é difícil. É um reaprender a fazer muitas coisas. Eu tô aprendendo a lidar com a bolsa de colostomia, dessa vez definitiva. Eu vou ficar para sempre com essa bolsinha e sou muito grata a ela por isso”.
“Talvez eu fique mais um tempo afastada porque o desafio aqui está sendo grande”, finalizou a cantora, que disse que à medida que estiver melhor, seguirá dando notícias aos fãs.
O que é e pra que serve a bolsa de colostomia
Cirurgia de 21 horas
Em 2023, Preta tratou um tumor no intestino e foi considerada curada. Contudo, em agosto de 2024, após realizar exames de monitoramento, a cantora anunciou que o câncer havia retornado, em diferentes partes do corpo:
Dois tumores nos linfonodos — estruturas que atuam na remoção de impurezas e na defesa do organismo;
Um nódulo no ureter — tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga;
Metástase no peritônio — câncer espalhado pela membrana que protege os órgãos abdominais.
Então, por recomendação de sua equipe médica, Preta esteve nos Estados Unidos para se consultar com uma especialista nos tipos de tumor que ela tem, em busca de alternativas para o tratamento pós-cirúrgico. Ela foi submetida a uma cirurgia para retirada de tumores no dia 19 de dezembro. O procedimento durou 21 horas e Preta está no hospital desde então.
Initial plugin text
Adicionar aos favoritos o Link permanente.