Usar Apple Watch no tornozelo pode não ter vantagem

Tradicionalmente, um relógio de pulso foi feito para ser usado no pulso — como sugere o nome. Entretanto, alguns usuários do Apple Watch estão viralizando por amarrar o smartwatch no tornozelo. Cada um tem seus motivos para transformar o produto em um relógio de tornozelo, mas isso pode não ter vantagem nenhuma.

O próprio site de suporte da Apple sobre o relógio inteligente afirma que o produto foi feito para mensurar dados biométricos a partir do pulso. A página da big tech afirma que o uso do Apple Watch em outros lugares pode comprometer os resultados das medidas.

Por que as pessoas estão usando o Apple Watch no tornozelo?

O The New York Times publicou recentemente uma entrevista com usuários do Apple Watch que colocam o relógio no tornozelo. Uma das entrevistadas, Ana Espinal, disse que passou a adotar a nova localização porque o seu pulso é fino demais. Isso dificultava a medição dos batimentos cardíacos.

Espinal então pesquisou soluções na internet. Nessa busca ela encontrou pessoas que passavam pelo mesmo problema e encontraram uma solução: colocar o relógio no tornozelo. E aqui vai algo engraçado: Espinal comprou uma tornozeleira para amarrar o Apple Watch no tornozelo — ela também poderia comprar uma pulseira menor para o relógio.

@zoehughley Replying to @tammys3hens yes, I have an ankle band for Apple Watch! #walkingpad #walk #applewatch #steps ♬ original sound – Zoe Hughley

Outras pessoas entrevistas citam uma possível falha do Apple Watch em contar passos. A tiktoker Zoe Hughley passou a usar o relógio no tornozelo por conta do trabalho. A empresa na qual ela trabalha instalou uma esteira nas mesas para trabalhar em pé. Com isso o funcionário caminha enquanto digita.

Por mais que bom para manter o funcionário ativo, a mão parada impede que o Apple Watch conte os passos. Shaniece Gale colocou o relógio no tornozelo por um motivo similar. Após ser mãe, empurrar o carrinho de bebê não contava os passos.

A Apple não respondeu o contato do The New York Times sobre o assunto. O que é confirmado pela big tech (e ocorre em qualquer marca de smartwatch e smartband) é que tatuagens no pulso prejudicam a medição de batimentos cardíacos. A tinta da tatuagem bloqueia parte da luz emitida pelo relógio para calcular a pulsação.

Como a Apple afirma em seu site que o Apple Watch foi desenvolvido para realizar medições no pulso, parte das “vantagens” de usar o relógio no tornozelo podem ser apenas placebo. Por exemplo, a medição de batimentos cardíacos pode ocorrer sem problemas, mas isso não significa que os dados estarão corretos.

Outros motivos que podem levar uma pessoa a usar o Apple Watch no pulso são irritações causadas pelo relógio no pulso e o trabalho. Alguns profissionais da área da saúde nos EUA não podem usar acessórios no pulso, então só resta usar o Apple Watch lá embaixo.

O Tecnoblog pesquisou no TikTok se há vídeos de brasileiros usando o Apple Watch no tornozelo. A pesquisa não retornou nenhum vídeo do tipo no país, mas se você for uma dessas pessoas, conte para nós o que te levou a transformar o dispositivo em um relógio de tornozelo.

Com informações de The New York Times e MacRumors

Usar Apple Watch no tornozelo pode não ter vantagem

Adicionar aos favoritos o Link permanente.