Editorial: Mural 15 anos

2025 parece querer começar como uma ressaca das decisões (não) tomadas em 2024. Mas nós aqui na Agência Mural resolvemos mais uma vez resistir e mostrar que há novos e melhores caminhos a seguir. E vamos apostar neles com nosso trabalho, esperando que você que nos lê, nos ouve, nos assiste, nos segue, nos curte e nos compartilha venha conosco. E se não, que discorde, que dialogue, que nos conte por quê.

Ano passado, apostamos em concentrar nossa cobertura especial nas eleições municipais – afinal, são 39 cidades sob nosso guarda-chuva na Grande São Paulo. Fizemos isso do nosso jeito: destacando as possibilidades de participação política – e não apenas partidária– das juventudes periféricas na vida cidadã dos bairros, distritos e regiões que cobrimos.

Em 2025, temos apontado para nós e para nosso futuro o grande farol da maior conferência internacional sobre as mudanças climáticas, a COP 30, prevista para acontecer em Belém, no final de novembro. Um assunto que parece pertencer apenas a quem senta nas mesas de negociações a portas fechadas, com muita imprensa do lado de fora, que assina contratos que valem ou não, e nada muda.

LEIA TAMBÉM

Por que fazemos jornalismo sobre as periferiasPor que fazemos jornalismo sobre as periferias

Nós vamos reivindicar, a partir da cobertura na nossa editoria “Sobre-Viver”, os lugares, as palavras e as visões dos moradores e moradoras das periferias urbanas nesta discussão.

Queremos apontar que as mudanças vêm carregadas de mais injustiças que se sobrepõem às desigualdades que vivemos. Vamos informar ainda com mais dedicação, traduzindo esse debate para o cotidiano. E que também há soluções locais sendo criadas e que podem ser escaladas, há caminhos para se criar políticas de mitigação e adaptação que não estão suficientemente iluminadas. Que há tomadores de decisões que precisam sentir a pressão informada das populações.

Mural atua com uma rede de correspondentes que vive nas periferias @Magno Borges/Agência Mural

Além disso, publicaremos mais reportagens especiais, assim como fizemos com a publicação multimídia sobre como é viver em um deserto de notícias. Fique de olho nos nossos canais!

Essa reflexão sobre levar informação e usá-la para melhorar o dia a dia nas periferias urbanas, principalmente na Grande São Paulo, nos levou a querer radicalizar nosso esforço de ser local no jornalismo que fazemos. Vamos ser ainda mais “Mural Local”.

Com o apoio da tecnologia e de parceiros, como a Agência Tatu, vamos transformar dados públicos em notícias para que os moradores possam ter ainda mais acesso às informações sobre o próprio território. Para poderem se proteger das mudanças do clima. Para agir, decidir, votar melhor, e transformar suas realidades.

Como disse nosso parceiro Thiago Borges, do Periferia em Movimento, em um texto sobre as tendências para o jornalismo em 2025: queremos nos territorializar ainda mais. O Mural Local vai vir para ficar.

Nosso jornalismo local é isso. Este compromisso com você: sobre, para e pelas periferias. Até que esta maioria seja reconhecida –e não precisemos mais existir assim. Quer saber mais sobre isso? Assista a este vídeo!

Agência Mural

O post Editorial: Mural 15 anos apareceu primeiro em Agência Mural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.