Yamaha YZ250 2024 e a mecânica dos motores dois tempos: desempenho, manutenção e desafios

A Yamaha YZ250 é um modelo que se mantém relevante no segmento off-road, preservando a configuração do motor dois tempos em meio à predominância das motocicletas quatro tempos. Produzida pela Yamaha, a moto continua a ser uma das principais opções para pilotos que buscam uma entrega de potência rápida e um chassi projetado para alto desempenho em terrenos irregulares.

O modelo segue o conceito tradicional da categoria, combinando leveza e resposta imediata do acelerador. A moto apresenta uma construção que favorece a agilidade, mantendo-se como uma escolha entre praticantes de motocross e trilhas. A manutenção periódica e o conhecimento técnico sobre sua mecânica são fatores relevantes para quem busca utilizar o modelo com eficiência.

Especificações técnicas e características estruturais

A Yamaha YZ250 preserva a tradição dos motores dois tempos no motocross. O modelo mantém um público fiel devido à sua entrega de potência rápida e estrutura leve para competições.
A Yamaha YZ250 preserva a tradição dos motores dois tempos no motocross. O modelo mantém um público fiel devido à sua entrega de potência rápida e estrutura leve para competições.

A YZ250 é equipada com um motor monocilíndrico de 249cc, refrigerado a líquido, que opera no ciclo dois tempos. O sistema de transmissão conta com um câmbio de cinco marchas, oferecendo uma faixa de potência que exige controle do acelerador para melhor aproveitamento da força disponível. O tanque de combustível tem capacidade para 7,9 litros, proporcionando autonomia variável conforme a intensidade da pilotagem.

A estrutura da motocicleta é composta por um quadro de alumínio, material utilizado para reduzir o peso e aumentar a resistência mecânica. A moto pesa cerca de 103 kg a seco, o que favorece a movimentação e controle em saltos e curvas fechadas. O sistema de freios utiliza discos hidráulicos na dianteira e na traseira, contribuindo para a desaceleração necessária nas competições e terrenos desafiadores.

A suspensão dianteira é composta por um garfo invertido KYB ajustável, permitindo ajustes conforme a necessidade do piloto. A suspensão traseira também é ajustável e utiliza um sistema de monoamortecimento, projetado para absorver impactos de terrenos irregulares. Esses componentes influenciam diretamente na capacidade de tração e estabilidade da motocicleta.

Desempenho e aplicação em competições

A suspensão KYB ajustável melhora o desempenho em terrenos irregulares. O sistema de freios hidráulicos em discos dianteiro e traseiro garante a desaceleração necessária para controle e segurança.
A suspensão KYB ajustável melhora o desempenho em terrenos irregulares. O sistema de freios hidráulicos em discos dianteiro e traseiro garante a desaceleração necessária para controle e segurança.

A resposta imediata do motor dois tempos da YZ250 se traduz em aceleração rápida, característica que pode ser vantajosa em saídas de curvas e saltos. O modelo exige técnica de pilotagem específica, pois a entrega de potência ocorre de maneira diferente em comparação com motos de quatro tempos, que tendem a distribuir a força de forma mais linear.

O desempenho em competições é influenciado pelo peso reduzido da motocicleta, tornando-a ágil nas mudanças de direção. No entanto, a configuração do motor demanda um maior nível de controle do piloto, especialmente em terrenos mais técnicos. O consumo de combustível pode ser maior em relação às quatro tempos da mesma categoria, o que deve ser considerado em eventos de longa duração.

A necessidade de manutenção é outro fator que diferencia a YZ250 de modelos quatro tempos. Componentes como pistão e anéis precisam ser revisados com maior frequência, considerando o desgaste inerente ao funcionamento de motores dois tempos. A facilidade de manutenção, por outro lado, pode ser um fator atrativo para pilotos que buscam intervenções mecânicas mais simples.

Mercado e posicionamento da Yamaha YZ250

A manutenção do motor dois tempos requer revisões mais frequentes, especialmente em componentes como pistão e anéis. A simplicidade mecânica facilita reparos e ajustes periódicos no modelo.
A manutenção do motor dois tempos requer revisões mais frequentes, especialmente em componentes como pistão e anéis. A simplicidade mecânica facilita reparos e ajustes periódicos no modelo.

A YZ250 se mantém como uma das poucas motocicletas dois tempos de alta cilindrada ainda em produção, o que a coloca em uma posição distinta no mercado de motocross e trilhas. O modelo preserva um público fiel, composto por pilotos que preferem as características específicas desse tipo de motor, mesmo com a ascensão das motocicletas quatro tempos.

No Brasil, o modelo tem um preço público sugerido de R$ 63.990,00 à vista, sem frete. O preço de venda, considerando o valor máximo de frete de R$ 800,00, é de R$ 64.790,00 à vista. O custo de aquisição e manutenção deve ser avaliado por potenciais compradores, considerando o uso específico e a necessidade de reposição de peças com maior frequência.

A Yamaha mantém o desenvolvimento da YZ250 em sua linha de produção, mantendo atualizações graduais na estrutura e componentes, mas sem alterar significativamente o conceito original do modelo. A moto continua sendo uma opção para aqueles que buscam um desempenho baseado na tradição dos motores dois tempos, sem abrir mão dos avanços técnicos no chassi e na suspensão.

Ficha técnica Yamaha YZ 250 2025

Motor

  • Tipo: 2 tempos, refrigeração líquida, válvula flexível com YPVS, monocilíndrico
  • Cilindros: 1
  • Cilindrada: 249 cc
  • Diâmetro X curso: 66,4 x 72 mm
  • Taxa de compressão: 8,9 ~ 10,6:1
  • Alimentação: Carburador Keihin PWK38S/1
  • Tipo de combustível: Gasolina e óleo 2T

Suspensão

  • Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido totalmente ajustável
  • Suspensão traseira: Tipo monocross com link ajustável
  • Curso da suspensão dianteira: 300 mm (roda)
  • Curso da suspensão traseira: 315 mm (roda)

Câmbio

  • Sistema de transmissão: Sincronizada, 5 velocidades
  • Transmissão final: Corrente
  • Embreagem: Multidisco úmida

Freios

  • Freio dianteiro: Disco hidráulico
  • Ø do freio dianteiro: 270 mm
  • Freio traseiro: Disco hidráulico
  • Ø do freio traseiro: 245 mm (Ø externo)

Dimensões

  • Comprimento x Largura x Altura: 2185 x 825 x 1285 mm
  • Altura mínima do solo: 360 mm
  • Distância entre eixos: 1480 mm
  • Altura do assento: 970 mm
  • Peso Líquido: 103 kg
  • Tipo de chassi: Berço Semi-Duplo em alumínio
  • Pneu dianteiro: 80/100 – 21 51M
  • Pneu traseiro: 110/90 – 19 62M
  • Capacidade do tanque (reserva): 8,0 L

Fonte: Yamaha.

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