Estudo revela que veículos elétricos se tornam mais sustentáveis que os a combustão após 41.000 km rodados

A produção de veículos elétricos (EVs) é frequentemente apontada como um fator que reduz sua eficiência ambiental devido ao alto consumo de energia e emissões na fabricação. O uso de metais raros para baterias, além do transporte de peças, eleva a pegada de carbono inicial desses veículos, levando a questionamentos sobre sua real sustentabilidade.

Pontos Principais:

  • Carros elétricos geram mais CO2 na fabricação, mas emitem menos durante o uso.
  • Estudo aponta que EVs superam os carros a combustão após 41.000 km.
  • Fonte de eletricidade usada para recarga influencia a compensação de emissões.
  • Até 2030, esse tempo pode ser reduzido pela metade com avanços tecnológicos.

Por outro lado, veículos a combustão possuem uma distribuição diferente das emissões ao longo de sua vida útil. Enquanto sua fabricação gera menos CO2 do que a dos elétricos, a queima constante de combustíveis fósseis ao longo dos anos faz com que sua pegada ambiental cresça progressivamente. Já os elétricos, apesar da desvantagem inicial, reduzem suas emissões no uso diário, principalmente quando carregados com energia renovável.

Um estudo recente do Canary Media aponta que os EVs se tornam ambientalmente mais vantajosos após rodarem aproximadamente 41.000 km. Esse ponto de equilíbrio ocorre porque, mesmo começando com um nível mais alto de emissões na produção, a ausência de emissões diretas no uso permite que compensem essa diferença em poucos anos.

Impacto ambiental da produção de EVs

A produção de veículos elétricos tem alto impacto ambiental devido à mineração de metais raros e à fabricação das baterias. Apesar disso, suas emissões no uso são significativamente menores.
A produção de veículos elétricos tem alto impacto ambiental devido à mineração de metais raros e à fabricação das baterias. Apesar disso, suas emissões no uso são significativamente menores.

A fabricação de veículos elétricos envolve processos que impactam o meio ambiente, como a mineração de metais raros e o transporte de componentes essenciais para as baterias. Elementos como lítio, níquel e cobalto são fundamentais para a construção dos acumuladores de energia, e sua extração exige grande consumo de água e energia.

Além disso, a fabricação das baterias representa uma parcela significativa das emissões de um EV. Segundo o Low Carbon Vehicle Partnership, quase metade das emissões de um veículo elétrico ao longo de sua vida útil vem da sua produção. Em média, um EV gera 19 toneladas de CO2 ao longo de seu ciclo de vida, sendo que grande parte disso ocorre antes de rodar os primeiros quilômetros.

Já um carro a combustão gera aproximadamente 26 toneladas de CO2 ao longo de sua vida útil. Nesse caso, apenas 20% das emissões ocorrem na fabricação, enquanto o restante é resultado da queima contínua de combustíveis fósseis. Dessa forma, a diferença na distribuição das emissões entre os dois tipos de veículos se torna um fator determinante para a compensação ambiental dos elétricos.

Ponto de equilíbrio das emissões

De acordo com o estudo do Canary Media, o momento em que um EV se torna mais limpo do que um carro a combustão ocorre em média após 41.000 km rodados. Esse valor corresponde a cerca de dois anos de uso para motoristas que percorrem entre 19.000 e 21.000 km por ano.

O tempo necessário para atingir esse ponto de equilíbrio pode variar conforme o tipo de energia utilizada para recarga. Em locais onde a eletricidade provém de fontes renováveis, a compensação ambiental ocorre mais rapidamente. Já em regiões onde a rede elétrica depende fortemente de combustíveis fósseis, a vantagem ambiental dos EVs pode levar mais tempo para se concretizar.

O estudo também aponta que, até 2030, esse período poderá ser reduzido pela metade. A expectativa é que a crescente adoção de fontes renováveis na matriz energética e avanços na fabricação das baterias contribuam para diminuir as emissões de CO2 associadas aos EVs.

Fatores que influenciam a pegada de carbono

A pegada de carbono de um EV ao longo do tempo pode ser afetada por diferentes fatores, como a frequência de uso e a fonte de energia utilizada para a recarga. Motoristas que percorrem grandes distâncias anualmente reduzem suas emissões mais rapidamente, enquanto aqueles que dirigem pouco podem levar mais tempo para compensar o impacto inicial da produção.

Outro fator relevante é o momento do carregamento. Segundo a Bloomberg, em estados como a Califórnia, onde há grande produção de energia solar, carregar um EV durante o dia pode cortar as emissões pela metade em comparação com a recarga noturna. Isso ocorre porque, durante o dia, a rede elétrica conta com uma maior participação de fontes renováveis.

Fabricantes como Ford, Hyundai e Rivian têm investido na produção de veículos elétricos utilizando energia renovável. Esse esforço pode reduzir ainda mais as emissões associadas à fabricação, tornando os EVs ambientalmente mais eficientes desde o início de seu ciclo de vida.

Perspectivas para o futuro

Com a modernização das redes elétricas e o avanço das tecnologias de armazenamento de energia, os veículos elétricos tendem a se tornar uma opção cada vez mais sustentável. O aumento do uso de fontes renováveis na matriz energética global pode diminuir ainda mais o tempo necessário para que os EVs superem os carros a combustão em termos de emissões.

Além disso, o desenvolvimento de baterias mais eficientes e menos dependentes de metais raros pode reduzir o impacto ambiental da produção dos veículos elétricos. Pesquisas em andamento buscam alternativas para diminuir a necessidade de elementos como cobalto e níquel, tornando o processo de fabricação menos poluente.

Com essas mudanças, espera-se que os veículos elétricos se tornem uma solução ambientalmente mais viável em um período cada vez menor. A transição para um modelo de mobilidade mais sustentável dependerá, no entanto, da adoção de políticas que incentivem o uso de energias limpas e o avanço das tecnologias de armazenamento de eletricidade.

Fonte: Zemo, Canarymedia e Noticiasautomotivas.

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