Ministros de Lula batem cabeça sobre aumento no Bolsa Família

Ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateram cabeça nesta 6ª feira (7.fev.2025) sobre um possível aumento no Bolsa Família. A controvérsia começou com a divulgação de uma entrevista do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, em que ele afirma que um reajuste estava “na mesa” do governo. Horas depois, a Casa Civil divulgou uma nota oficial desmentindo a informação.

“A Casa Civil da Presidência da República informa que não existe estudo no governo sobre aumento do valor do benefício do Bolsa Família. Esse tema não está na pauta do governo e não será discutido”, escreveu a assessoria da Casa Civil.

Na entrevista à empresa pública de comunicação da alemã Deutsche Welle, o ministro declarou que um reajuste “está na mesa. A decisão vai ser tomada até o final de março”.  

Segundo a publicação, Dias diz que é preciso esperar até março para enviar um relatório ao presidente Lula. Depois, junto com o mandatário, seria decidido se haverá reajuste ou só um complemento para a alimentação.

“Como nós trabalhamos com a perspectiva de um ano inteiro, vamos ter que reunir todo mundo da Caisan [Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, administrada pela pasta] para tomar uma decisão dialogando com o presidente, porque isso repercute. Será um ajuste? Será um complemento na alimentação?”

Depois de publicada a entrevista, a Casa Civil correu para desmentir a informação e dizer que não haverá reajuste agora e nem no futuro. O governo luta para conseguir convencer o mercado financeiro de seu compromisso com as metas fiscais e mais um aumento de gasto do porte de um aumento no Bolsa Família iria no sentido contrário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.