Metrô de São Paulo inicia projeto para construção de nova linha

O Metrô de São Paulo recebeu autorização do governo estadual para iniciar os estudos da Linha 20-Rosa, um novo trajeto que promete melhorar a mobilidade na região metropolitana.

A nova linha terá 33 quilômetros de extensão e 24 estações, ligando Santo André e São Bernardo do Campo à zona oeste da capital, passando por bairros como Lapa, Pinheiros e Moema.

Com previsão de atender 1,3 milhão de passageiros por dia, o projeto irá contar com duas fases de construção e investimentos de R$ 137,8 milhões na etapa inicial de estudos.

Confira onde serão as estações, quando as obras começam e como a linha será integrada ao transporte público.

Onde serão as estações da Linha 20-Rosa

A Linha 20-Rosa contará com 24 estações distribuídas entre São Paulo, Santo André e São Bernardo do Campo. Confira a lista em São Paulo:

  • Santa Marina, Lapa
  • Vila Romana
  • Cerro Corá
  • Girassol
  • Teodoro Sampaio
  • Fradique Coutinho
  • Tabapuã
  • Jesuíno Cardoso
  • Hélio Pellegrino
  • Moema
  • Rubem Berta
  • Indianópolis
  • Saúde
  • Abraão de Morais
  • Cursino
  • Arlindo Vieira
  • Livieiro

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Além disso, a linha irá beneficiar outras regiões, como:

  • São Bernardo do Campo: Taboão-Paulicéia, Rudge Ramos e Afonsina.
  • Santo André: Príncipe de Gales, Portugal e Santo André.

A expectativa é que a nova linha melhore o transporte na região, se conectando a outras importantes linhas do Metrô e da CPTM.

Previsão de construção e entrega da Linha 20-Rosa

O projeto da Linha 20-Rosa será realizado em duas fases. Na primeira fase, será liberado o trecho entre Santa Marina e Saúde, previsto para 2030, atendendo 746,7 mil passageiros por dia.

Na segunda fase, será liberado o trecho que expande o metrô até Santo André, com conclusão estimada para 2040, aumentando o fluxo para 1,3 milhão de passageiros diários.

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Os estudos devem ser concluídos em 20 meses e irão definir aspectos técnicos, cronograma das obras e impactos ambientais.

Investimento e Infraestrutura da nova linha

A fase inicial do projeto irá contar com R$ 137,8 milhões para a elaboração de estudos e definições estruturais. O projeto inclui:

  • Construção de túneis e pátios de manutenção
  • Sistemas elétricos e de telecomunicação modernos
  • Escadas rolantes e elevadores para acessibilidade
  • Integração com outras linhas do transporte público

A linha terá conexões com os seguintes trechos:

  • Metrô: Linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás, 6-Laranja, 19-Celeste e 22-Marrom
  • CPTM: Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa

A nova linha promete reduzir o tempo de deslocamento entre a Grande São Paulo e a capital, desafogando as principais vias da região.

A integração com outras linhas do Metrô e da CPTM irá facilitar o acesso a diversas áreas da cidade, ampliando a conexão do transporte público.

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O governo de São Paulo já conseguiu a Licença Ambiental necessária e realizou audiências públicas para debater o projeto com a população.

Com a finalização dos estudos, será possível definir o modelo de financiamento e o cronograma definitivo das obras.
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