Buscar uma IA que resolva todos os problemas é ‘absurdo’, diz pesquisador

Os esforços para criar uma inteligência artificial (IA) que possa resolver todos os problemas do mundo de uma só vez são “absurdos”, disse um de seus principais pesquisadores, o americano Michael Jordan, nesta quinta-feira (6), antes de uma cúpula sobre o assunto.

Jordan, professor de ciência da computação na Universidade da Califórnia, em Berkeley, estava respondendo a alegações de figuras da indústria como Sam Altman, CEO da OpenAI, e Dario Amodei, da Anthropic, que acreditam que a inteligência artificial geral (AGI) está a apenas alguns anos de distância.

A AGI é o cobiçado “Santo Graal” da pesquisa em IA que supostamente superará os humanos em todos os campos.

“Essa super AGI que pode responder a qualquer pergunta, sabe tudo… isso é um absurdo”, disse Jordan, especialista em aprendizado de máquina e estatística, em uma conferência de IA na prestigiosa Escola de Engenharia Politécnica, na França.

Jordan criticou o fato de as empresas estarem gastando “bilhões” para atingir o que ele disse ser, por enquanto, uma meta ilusória.

Os modelos de IA atuais podem “prever muito, muito bem” graças ao seu acesso a grandes quantidades de dados gerados por humanos, inclusive da internet, disse Jordan.

Mas a IA “não pode saber tudo, porque o que estou pensando agora é o contexto do que farei em seguida, hoje. Ela não pode saber disso”, ele acrescentou.

“E se você não sabe, não pode me dar bons conselhos”, concluiu.

Os grandes modelos de linguagem (LLM) que alimentam chatbots de IA, como o ChatGPT, são como “um bando de pequenos especialistas” capazes de responder a perguntas altamente específicas, mas “não são entidades inteligentes”.

Jordan caracterizou os desenvolvimentos atuais em IA como “um novo campo emergente da engenharia, como a engenharia civil”, mas trabalhando com “decisões humanas, dados e fluxos em rede”.

“Não creio que tenha havido uma era na história da humanidade em que um novo campo de tecnologia tenha surgido com tanto entusiasmo e histeria”, acrescentou.

O debate sobre se a AGI é realista e se pode ser uma ameaça à humanidade se seus criadores perderem o controle é uma das principais controvérsias entre cientistas e desenvolvedores.

O post Buscar uma IA que resolva todos os problemas é ‘absurdo’, diz pesquisador apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.