Menos motivos para comemorar? Vendas de Champagne voltam a cair ao redor do mundo

As vendas de Champagne encerraram 2024 com um volume total de 271,4 milhões de garrafas, refletindo uma queda de 9,2% em relação ao ano anterior. Esse desempenho reforça uma tendência negativa que já havia sido observada em 2023, quando as remessas já haviam recuado 8,2% na comparação com 2022. Pela primeira vez desde 2019, o volume comercializado ficou abaixo de 297,3 milhões de garrafas, patamar registrado antes da pandemia de COVID-19. Desde 2010, essa é apenas a quarta ocasião em que as vendas ficaram abaixo da marca de 300 milhões de unidades.

  • Os números são considerados um termômetro do humor dos mercados

Isso ocorre por que o consumo de Champagne está diretamente atrelado a eventos festivos e de comemoração. A retração reflete o impacto da instabilidade financeira e política sobre o comportamento dos consumidores. Em 2023, as vendas no mercado francês caíram 7,2%, totalizando 118,2 milhões de garrafas. De acordo com o Comité Champagne, “o mercado doméstico continua sofrendo com o contexto político e econômico sombrio predominante”.

O cenário foi ainda mais desafiador para as exportações, que registraram uma queda de 10,8% na comparação com o ano anterior, totalizando 153,2 milhões de garrafas. Dessa forma, as vendas internacionais representaram 56,4% do total comercializado, uma leve queda em relação aos 57% registrados em 2023.

A desaceleração nas vendas de Champagne indica uma mudança no padrão de consumo global, possivelmente impulsionada por fatores como inflação persistente, incertezas macroeconômicas e a busca por alternativas mais acessíveis entre os consumidores. O setor vinícola segue monitorando o comportamento do mercado para compreender até que ponto essa tendência pode se tornar estrutural ou se representa apenas um ajuste momentâneo no consumo de uma das bebidas mais emblemáticas do mundo.

PIB dos EUA desacelera e coloca juros do Fed em xeque

O post Menos motivos para comemorar? Vendas de Champagne voltam a cair ao redor do mundo apareceu primeiro em BMC NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.